0 De Volta à Casa de Zé Rubens - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Volta à Casa de Zé Rubens - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

De Volta à Casa de Zé Rubens

Brasil, Bahia, Caraíva

A Pousada da Praia, antiga casa de Zé Rubens, em Caraíva - BA

A Pousada da Praia, antiga casa de Zé Rubens, em Caraíva - BA


Tenho viajado bastante desde os tempos universitários. Pelo Brasil e pelo mundo. As vezes só, as vezes acompanhado. De cada viagem gusrdo ótimas lembranças e momentos marcantes. São todas especiais, mas algumas são "especialmente especiais". Uma dessas foi uma viagem para o sul da Bahia há pouco mais de 21 anos atrás.

A barra do rio Caraíva - BA

A barra do rio Caraíva - BA


No ano anterior, em 88, eu tinha entrado na Unicamp. Logo no meu primeiro ano na universidade, uma greve que durou meses esculhambou todo o calendário universitário. Terminamos o ano de 88 em janeiro de 89. As férias foram deslocadas. Assim, em quanto o resto do Brasil trabalhava ou estudava em março de 89, os estudantes da Unicamp vagabundeavam por aí, férias merecidas depois de um ano atribulado.

Canoas no rio Caraíva - BA

Canoas no rio Caraíva - BA


Além de mim, nesta época, estudavam na Unicamp o primo Haroldo e a irmã Lalau. Todos sem ter o que fazer nu mês de março. Eis que um amigo do meu pai, gentilmente, oferece as chaves de sua casa numa dsconhecida vila chamada Caraíva, no sul da Bahia. Bom, desconhecida para mim, mas já há alguns anos no circuito dos mais descolados. Gente como a Lalau, que adorou a idéia! Juntou-se a nós minha valente mãe e assim, partimos de Ribeirão para BH no confortável carro dela. Na capital mineira, apanhamos o Haroldo e, saindo bem cedinho, numa batida só, viemos até Caraíva. Difícil foi, no escuro, encontrar a estradinha de terra que sai da BR-101 e segue para a vila, mais de 40 km de terra e areia, cheio de bifurcações. O espírito aventureriro reinava naquele carro e enfrentamos a poeira e o escuro. Erramos algumas vezes, atolamos na areia mas acabamos chegando.

Embarque para cruzar o rio Caraíva - BA

Embarque para cruzar o rio Caraíva - BA


Fomos recebidos pelo Juraci e D. Maria, que tomavam conta da casa de Zé Rubens. A primeira noite, memorável, ainda foi do lado de lá do rio. Quase um acampamento. No dia seguinte, de canoa, atravessamos o rio e chegamos à casa de Zé Rubens. Uma semana de muitas histórias, muitas caminhadas, muito buraco (o jogo de cartas). Não havia luz na cidade e a caixa d'água da casa era abastecida na base de baldes, eu e o Haroldo nos esforçando para que a mamãe tivesse o privilégio de usar o banheiro. Os outros três, bem, havia a cacimba logo ao lado, banho delicioso com jarras de água e havia o enorme mar logo à frente. O ponto alto de todos os dias era o almoço, feito pela Duca, uma gaúcha radicada na cidade há dez anos, que preparava deliciosas, maravilhosas refeições naturais. Saúde pura! Realmente, foi uma viagem e temporada inesquecível...

O rio de Caraíva - BA

O rio de Caraíva - BA


Vinte e um anos depois, eu chego com a Ana do outro lado do rio novamente. O ponto de embarque mudou-se rio acima. Mas ainda é bem rústico, pessoas e malas na canoa. Isso ajuda a manter o charme da cidade, que continua sem carros. Agora já há luz, mas toda a fiação é subterrânea. Ruas de areia, várias pousadinhas. Falando em pousadas, ainda no porto do lado de lá, concerso bastante com o "Suco", que toma conta do estacionamento. Ele é morador das antigas e conhece todo mundo. Ele recomenda a Pousada da Praia para nós. Depois, enquanto a canoa não chega, conversamos sobre o passado, sobre os antidos personagens que eu conhecia. Ele se lembra de todos, e me atualiza das notícias. Para minha alegria, a Duca ainda está lá. Mas, a melhor notícia vem depois. Falando de Zé Rubens, que vendeu sua casa já há dez anos, o Suco começa a sorrir. E não é que a tal Pousada da Praia é justamente a casa de Zé Rubens?!?

Cruzando o rio Caraíva - BA

Cruzando o rio Caraíva - BA


Pois é, vinte e um anos depois, retorno à casa de Zé Rubens. Agora há um segundo andar. Não é preciso abastecer a caixa d'água com baldes! No jardim, os coqueiros que vi pequenos cresceram! O quintal de areia agora é gramado. Mas a alma da casa é a mesma. Lemranças se avivam! Os jogos de buraco à luz de velas. A sofrida gelatina, nosso manjar noturno. Impossível deter a lágrima de emoção. Um verdadeiro presente dos deuses!

O rio de Caraíva - BA

O rio de Caraíva - BA


Outro presente veio um pouco mais tarde. Um almoço tardio na Duca, uma comida maravilhosa que sempre nos fazer acreditar novamente que é possível sobreviver sem carne, ovos ou queijo. Nossa, a Duca, agora há mais de 30 anos na cidade, é mesm um patrimônio de Caraíva.
Para minha surpresa, tinha esquecido o quão bonita a cidade é, o rio, o mar, os coqueiros. Não faz mal. Voltei para corrigir isso. E em grande estilo, com a Ana, na casa de Zé Rubens, alimentado pela Duca.

A Pousada da Praia, antiga casa de Zé Rubens, em Caraíva - BA

A Pousada da Praia, antiga casa de Zé Rubens, em Caraíva - BA

Brasil, Bahia, Caraíva, Praia, Rio

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Entrada do P.N do Monte Pascoal, próximo à Itamaraju - BA

Aqui Começou o Brasil

Post seguinte Meio de transporte em Caraíva - BA

O Ciclo Mágico de Caraíva

Blog da Ana Canoas no rio Caraíva - BA

A Velha Caraíva

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 27/10/2014 | 18:56 por lu

    Cara, demais esses passeios, essas fotos!
    muito lindas!

    Resposta:
    Obrigado, Lu

    E viva a bela Caraíva!!!

    Abs

  • 26/10/2010 | 16:57 por Ana Flávia

    São quatro e meia da tarde, eu aqui mergulhada no meio de emails, relatórios, quando resolvi dar uma pausa e ler o blog....de repente me deparo com uma história bacana, cheia de emoção e que com certeza deixou minha tarde mais leve!!

    Abraços

    Resposta:
    Muito jóia ouvir isso, Ana Flávia
    É um estímulo para que continuemos a escrever sobre o que temos visto e passado por aqui.
    Abs

  • 26/10/2010 | 14:34 por Dona Helen

    Filho,Quanta emoção!A minha!Lendo suas palavras,
    revivi tudo.Que vontade de estar junto!Você esqueceu
    de contar que a Duca dava shows de Lambada e as-
    sava pães maravilhosos para nós.E o rapaz que conseguia preparar pizzas?E a água de coco que
    Bebíamos aos litros?A poisada da Práia pareceu-me
    Convidativa.Convidei o Joca para irmos lá.Que bom
    que o ouvido esta melhorando.Saudades e bjs.Mama

    Resposta:
    Oi Ixa!!!
    Emoção tive eu ao voltar à casa do Zé Rubens e relembrar nossos dias por lá. A Pousada da Praia é muito boa, tomamos café da manhã (iogurte com granola) quase que com o pé na areia, um espetáculo. Vcs realmente deveriam se programar para ir lá.
    A Duca continua fazendo pães maravilhosos. Acorda às 4:30 todos os dias para fazer. Ela se lembrou muito de vc e disse que está te esperando em Caraíva
    O rapaz da pizza era o Pedrão. Esse já saiu de Caraíva
    O ouvido da Ana está quase 100%.
    Logo logo vamos postar mais sobre Caraíva e uma foto da Duca
    Bjs de Trancoso

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet