0 De Rio Seco para Tobago - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Rio Seco para Tobago

Trinidad e Tobago, Port of Spain, Rio Seco, Crown Point

Cachoeira do Rio Seco, no Parque Nacional de Matura, em Trinidad

Hoje tivemos uma bela amostra de um dos principais problemas da ilha de Trinidad: o trânsito! O país vem experimentando um rápido crescimento econômico nos últimos anos, um dos mais vigorosos do mundo. Em 13 anos, cerca de 200%! O lado ruim desse crescimento foi que a infraestrutura da ilha não acompanhou o crescimento do número de automóveis. Afinal, num local onde o transporte público é tão deficiente, todos os que passaram a ter condições, compraram seu próprio carro também. Resultado: grandes engarrafamentos em pontos de estrangulamento.

Um dos lookouts de Port of Spain, capital de Trinidad

Tínhamos combinado com o Emile dele nos pegar às 06:30 no Monique's. Mas, já a esta hora, a estrada de Maraval, por onde ele vinha e que dá acesso à Port of Spain para quem mora no norte da ilha, estava completamente engarrafada. Ele acabou chegando um pouco depois das sete e lá seguimos nós para o leste da ilha.

Port of Spain, capital de Trinidad, vista do alto de um morro. Lá no fundo está a Venezuela!

Pelo menos aí estávamos contra o fluxo. Paramos um tempo num lookout para admirar Port Spain e a baía em que se encontra lá de cima. Deu até para ver a Venezuela, lá longe, no horizonte. Depois, diretamente para o leste. Um bom pedaço do caminho foi numa autoestrada e, em seguida, por tranquilas estradas pelo bucólico interior. Em pouco mais de uma hora chegamos à praia de Salybia, em plena costa do Atlântico. É uma das praias preferidas das tartarugas de couro para sua desova. Mas elas tem hábitos noturnos, então não deu para ver nenhuma. Ali deixamos o carro estacionado e iniciamos a caminhada para o Parque Nacional de Matura, onde está a cachoeira de Rio Seco.

Praia na costa atlântica de Trinidad, local de desova de tartarugas.

Nos finais de semana com sol, esse pode ser o programa de centenas de pessoas. Mas hoje, uma terça-feira chuvosa, éramos apenas nós e a natureza. A trilha é bem tranquila, meia hora por uma estradinha até a entrada do parque e mais meia hora por uma trilha no meio da mata até a cachoeira. Mata muito parecida com a nossa Mata Atlântica, o que eles chamam aqui de Evergreen Forest. Muito verde mesmo.

Parque Nacional de Matura, em Trinidad, onde está a Cachoeira de Rio Seco

A cachoeira é uma delícia, formando um belo lago na sua base. Água verde, translúcida. O Emile nos diz que, em dias de sol, chega a ficar azul. Mas hoje, nada de sol: tempo de nublado a chuvoso. Eu e a Ana nos divertimos por lá por algum tempo, escalamos a cachoeira, exploramos a parte de cima e, claro, pulamos para baixo. Depois, na hora do piquenique, a chuva veio de vez. Resolvemos caminhar de volta à entrada do parque onde há um abrigo e ali fazer nosso lanche. Aproveitamos para gravar um vídeo da sessão "Soy Loco" com o simpático e eloquaz Emile.

Junto com o Emile no início da trilha para a Cachoeira de Rio Seco, em Trinidad

Cachoeira do Rio Seco, no Parque Nacional de Matura, em Trinidad

Depois, de volta ao hotel, onde chegamos um pouco depois das três, hora em que, teoricamente, deveríamos estar fazendo nosso check-in no Ferry Terminal. Nossas coisas já estavam empacotadas e foi só o tempo de uma rápida chuveirada, para tirar aquele cheiro pouco agradável de roupa molhada. Um pouco depois das quatro nos despedíamos do Emile, já na entrada do Terminal.

Saltando no poço da Cachoeira do Rio Seco, no Parque Nacional de Matura, em Trinidad

O ferry para Tobago é um dos mais modernos e poderosos que já vi. A garagem de carros parace um estacionamento de shopping e o salão de passageiros é muito confortável. A potência dos motores também impressiona. Parecem duas cachoeiras atrás do barco. Toda essa força nos leva em duas horas e meia até Scarborough, a maior cidade de Tobago, com 20 mil habitantes. Aí, foi só pegar um táxi para Crown Point, no extremo oeste da ilha, bem ao lado do pequeno aeroporto internacional de Tobago. É o local com a maior infraestrutura para turistas, dezenas de pousadas e praias idílicas, bem cara de Caribe. Mas nós chegamos de noite e ainda não deu tempo de ver nada. Amanhã devemos passear por aqui e depois, seguir para o outro lado da ilha, onde estão os melhores pontos de mergulho.

Port of Spain, em Trinidad, fica para trás na nossa viagem para Tobago

Trinidad e Tobago, Port of Spain, Rio Seco, Crown Point, Trinidad, Tobago

Post anterior Região montanhosa ao redor do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad