0 Vale Encantado - Blog da Ana - 1000 dias

Vale Encantado - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Vale Encantado

Brasil, Minas Gerais, Aiuruoca

Hoje não conseguimos acordar muito cedo tamanho o frio que fez durante a noite. Já havíamos combinado com o Lázaro, responsável pela AMA Matutu, que precisaríamos de um guia para a Cachoeira do Fundo. O vale tem o formato de ferradura e esta cachoeira fica a 4 km da entrada do parque, no fundo do vale, não é a toa que tem este nome.

Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG


Chegamos ao Casarão e enquanto esperávamos a Juana, nossa guia, chegar, ficamos assuntando sobre a vila, o parque e a região. A loja de artesanatos estava aberta e o Ro, muito prestativo, me ajudou a encontrar o famigerado sling que a Dani havia me “encomendado”. Eita coisa difícil de achar, sô! Mas sabia que em uma dessas comunidades alternativas por onde estaríamos passando eu iria encontrar! A Juana chegou e começamos a caminhada, vale adentro. Ela mora aqui no Matutu há 20 anos, na Comunidade do Santo Daime. Chegou quando era criança com seus pais e hoje já tem um filho de 5 anos. Ela nos contou sobre a história do Matutu, o início da comunidade, a sua história e de seus vários irmãos, enquanto caminhávamos tranquilamente em direção à cachoeira.

Trilha no Vale do Matutu - MG

Trilha no Vale do Matutu - MG


Foi uma caminhada gostosa que começa passando pelo Povoado do Matutu que fica dentro do Parque. Vamos passando ao lado dos sítios, que me fazem pensar que estou em um vale encantado, tudo muito caprichado, riacho passando no meio dos terrenos e uma energia muito harmoniosa.

Bela Castanheira no Vale do Matutu - MG

Bela Castanheira no Vale do Matutu - MG


A trilha foi toda acompanhada por um personagem famoso aqui do Matutu: Simba, o Rei da Floresta! O Simba é o pastor alemão do Cândido e do Paulo, da Pousada do Matutu, mas ele adora turistas e sempre se une a eles (hoje no caso, nós), para percorrer e desbravar o vale. Um companheiro e tanto, Simba é também um ótimo guia, conhece todas as trilhas!

O Simbad adora cachoeiras! (Vale do Matutu - MG)

O Simbad adora cachoeiras! (Vale do Matutu - MG)


Passamos pela Cachoeira do Meio e continuamos até chegar à Cachoeira do Fundo, com mais de 120m de altura! Ela desce um paredão de pedra e quase não forma poços. Mas Juana e Simba nos levaram até um pequeno poço perfeito para um mergulhinho rápido. A água devia estar em torno de 13°C, mas mesmo assim a nossa guia foi a primeira a dar o exemplo! Entrou e se esbaldou nas águas gélidas “do fundo”. O Rodrigo e eu entramos na sequencia, só para relembrar a sensação de queimação que uma água gelada pode dar.

Nossa guia, a Juana, foi a primeira a ter coragem de enfrentar a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

Nossa guia, a Juana, foi a primeira a ter coragem de enfrentar a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG


A Ana também enfrentou a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG

A Ana também enfrentou a água fria da Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu - MG


Na volta passamos pela belíssima Cachoeira do Arco-Íris, esta menos visitada, pois a trilha é mais recente. O poço já estava na sombra, mas é muito maior que o anterior, ótimo lugar para dar umas “braçadas” no verão. O Ro ainda teve o azar de cair de bunda no rio, atravessando-o sentado em um tronco que servia de ponte. O tronco, já meio podre, não agüentou e nos deu a uma bela vídeocassetada, pena que eu fiquei mais preocupada com o Ro do que com a foto, por isso não tenho nenhuma para mostrar para vocês. Comemos uma comidinha mineira deliciosa no restaurante da Iraci, com direito a suco de limão com capim santo e uma banana flambada de sobremesa. Hummm, delícia! Na volta ainda emendamos uma caminhada rápida até o Poço das Fadas, agora apenas com a companhia do Simba.

Ana com o Simbad na Cachoeira das Fadas no Vale do Matutu - MG

Ana com o Simbad na Cachoeira das Fadas no Vale do Matutu - MG


Dia lindo e quente, enquanto o sol está sobre as montanhas. Assim que ele se põe, imediatamente a temperatura cai de 19°C para uns 10°C! Nos despedimos de Simba e rumamos para a pousada em busca de um banho quentinho e a sopinha do jantar. Eis a surpresa! O cachorro maluco correu atrás da Fiona os 3 km do Casarão até a nossa pousada! Ele chegou uns 15 minutos depois de nós, todo esbaforido coitado! Havíamos ouvido falar que ele gostava dos turistas, mas não a ponto de ir tão longe da casa dele para devolvê-los à pousada. Se existe um cachorro com alma livre é este... deve ser por isso que os outros caninos implicam tanto com ele. Hahahaha, inveja pura! O Simba resolveu dormir aqui na nossa pousada, acho que foi por que ele entendeu que amanhã vamos subir o Pico do Papagaio. Bem, eu tenho certeza que ele sobe, vamos ver se eu vou agüentar!

Descendo o Vale do Matutu - MG

Descendo o Vale do Matutu - MG


Bela araucária no Vale do Matutu - MG

Bela araucária no Vale do Matutu - MG

Brasil, Minas Gerais, Aiuruoca, cachoeira, Trekking, Vale do Matutu, Comunidade Alternativa, Cachoeira do Fundo

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Chegando no Casarão no Vale do Matutu - MG

Vale do Matutu

Post seguinte Pousada Mandala no Vale do Matutu - MG

Pico do Papagaio

Blog do Rodrigo O Simbad também foi nosso guia no Vale do Matutu - MG

Amigo Novo

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet