0 El Yúnque e os vagalumes do mar - Blog da Ana - 1000 dias

El Yúnque e os vagalumes do mar - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

El Yúnque e os vagalumes do mar

Porto Rico, Fajardo

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico


A natureza é algo impressionante mesmo e nós humanos temos a sorte de poder conhecer e desfrutar todas as suas formas. Uma delas que nós brasileiros já estamos muito acostumados é a mata verdejante que cobre boa parte do nosso país. Pois é, esta é uma das maiores atrações de Porto Rico, o Parque Nacional El Yúnque, que guarda uma das maiores florestas tropicais no Caribe.

Torre no monte Britton em El Yunque - Porto Rico

Torre no monte Britton em El Yunque - Porto Rico


Chegamos cedo para conhecer o parque, a própria guarda da entrada já nos avisa que não precisamos passar pelo centro de informação turística, podemos ir direto para as trilhas. Ufa... pelo menos um parque que não tem um filminho e guias cuidando de cada passo que damos. O Rodrigo está a mil e eu a 15km/h... sabem como eu sou de manhã, demorei a dormir ontem, trabalhando e escrevendo, enquanto ele dormia tranqüilo. Um dia no El Yúnque é o suficiente para conhecer suas trilhas já bem exploradas e demarcadas pela administração turística do parque. São mais de 25 km de trilhas entre centenas de espécies de árvores e dezenas de espécies de pássaros. Começamos a trilha pela parte mais alta do parque. Os mirantes do Monte Britton e Los Picachos possuem uma linda vista das praias e montanhas, são super tranquilos e acessíveis. Com a maior parte da trilha asfaltada (???), possuem um caminho facilmente explorável por crianças, idosos e até aqueles turistas não tão esportistas, comumente encontrados aqui por estas bandas. Além das duas trilhas acima citadas, ainda fomos para a trilha da mina, esta com pontes e completamente asfaltada até a cachoeira, única liberada para banho no parque. Depois de enfrentarmos uma fila na trilha da mina para chegarmos nela e outra para sairmos, é uma delícia, refrescante!

Banho na Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico

Banho na Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico


Eu sempre tento ver o lado bom das coisas e aqui vejo que toda esta infra-turística tem claramente dois grandes benefícios: primeiro o fato de tornar acessível uma beleza natural dessas para todas as pessoas, gordos e magros, velhos e crianças, preguiçosos e esportistas. Outro benefício é ver como a trilha fica bem cuidada e principalmente o quanto um asfalto esdrúxulo desses pode segurar a erosão do morro. Enfim, este acaba sendo o preço que se paga por ter um turismo tão bem estruturado, mas se é pela conservação do meio-ambiente, vale à pena.

Ahhhh, a natureza, praias de águas transparentes, paisagens submarinas, o pôr-do-sol, cavernas, florestas tropicais e vagalumes do mar. Vagalumes do mar? Sim! Hoje à noite fomos conhecer a baia luminescente, outro santuário super protegido em Porto Rico. O país possui três baías com este fenômeno, se é que podemos chamar assim, elas ficam em La Parguera, Vieques e aqui em Fajardo. Estivemos na Parguera, mas não fomos até a baia luminescente, já que lá a poluição dos barcos a diesel já diminuiu muito a quantidade de organismos na água. Em um passeio de caiaque pelo único canal que liga a lagoa ao mar, passamos pelo mangue durante a noite, apenas a luz da lua e os vagalumes iluminavam o nosso caminho para chegarmos a esta lagoa tão especial. Ela possui as condições ideais para o desenvolvimento e multiplicação deste tipo de plâncton bioluminescente: águas rasas, rica em tanino por ser rodeada pelo mangue e com a temperatura em torno de 30°C. É um espetáculo da natureza! O banho foi proibido nas suas águas, pois o óleo natural da nossa pele ou mesmo repelentes e cremes podem matar os bichinhos. Passamos as mãos e os remos do caiaque e voltamos a ser crianças, brincando de super heróis com super poderes, produzindo luz a cada movimento. Foi mágico.

Embalados por este momento mágico, depois de retornarmos da baía fluorescente, paramos para comer os pastelillos de carne e frango em um dos barzinhos em frente da marina. Uma banda com três senhores tocam músicas românticas animando os casais mais velhos para uma dança apaixonada. Difícil foi fazer o Rodrigo levantar para dançar uma música comigo, coladinho, como nas festinhas de oitava série! O menino super envergonhado e a menina o puxando para dançar, ele não deve ter sido fácil nessa idade! Hahaha!

Boteco com música ao vivo em Fajardo - Porto Rico

Boteco com música ao vivo em Fajardo - Porto Rico


Amanhã é o nosso último dia em Porto Rico, vamos conhecer as Ilhas Virgens Espanholas, ou pelo menos uma delas, a ilha de Culebra.

Porto Rico, Fajardo, trilha, El Yunque, cachoeira, Parque, Montanha

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Praça Delícia, em Ponce - Porto Rico

De Ponce a Fajardo

Post seguinte Playa del Sur, em Luquillo - Porto Rico

Las virgenes...

Blog do Rodrigo Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

Show de la Naturaleza

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 29/09/2011 | 15:54 por LUIZ LEAL MARTINS

    VI QUASE TODAS FOTOS DAS VIAGENS DE VCS, QUE MARAVILHA QUE SORTE VCS TEM. ESSE EO TRABALHO DE VCS OU É AVENTURA MESMO.???? ABRAÇO AQUI DE GOIANIA.

    Resposta:
    Olá Luiz! Desculpe a demora na resposta, a passagem pelo Equador está sendo intensa, ficamos dias off em Galápagos. Essa aventura é a viagem dos nossos sonhos que está virando realidade e também trabalho, só falta ganharmos $!!! hahaha! Nosso objetivo, além de conhecer e aproveitar é compartilhar com vcs, essa troca é que nos move! Beijos!

  • 03/05/2010 | 16:54 por Juliana Neitzke

    As fotos estão ótimas! É muito bacana ver os ângulos, lugares e olhares de vocês em cada click. O Rodrigo está lindo, especialmente na foto "Vista do parque El Yunque, em Porto Riconas", até mais jovem. Será essa a receita para juventude? Hehe. Beijos pra vocês ;)

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet