0 Canyoning em Ubajara - Blog da Ana - 1000 dias

Canyoning em Ubajara - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Canyoning em Ubajara

Brasil, Ceará, Ubajara (P.N de Ubajara)


“Provavelmente um dos lugares mais bonitos do município de Ubajara.” Foi assim que nos foi apresentada a Cachoeira do Frade pelo Herbert, dono do Sítio do Alemão, pousada onde ficamos hospedados na zona rural da cidade.

No mirante do Sítio do Alemão, em Ubajara - CE

No mirante do Sítio do Alemão, em Ubajara - CE


O sítio fica em um terreno à beira de um paredão rochoso da Serra do Ibiapaba e possui um mirante espetacular. O café da manhã, antes de visitarmos o parque, foi servido em uma varanda em meio à mata atlântica, pés de café, mamão, manga e centenas de espécies de insetos dos mais diferentes aspectos.

Pés de café e de banana no Sítio do Alemão, em Ubajara - CE

Pés de café e de banana no Sítio do Alemão, em Ubajara - CE


O dito acima estava em um cartaz em nosso chalé e Herbert nos indicou firmemente que deveríamos conhecer esta cachoeira.

Com o Herbert, no Sítio do Alemão, em Ubajara - CE

Com o Herbert, no Sítio do Alemão, em Ubajara - CE


Após o passeio no Parque de Ubajara (descrito no post anterior), seguimos para a Cachoeira do Frade. Há 25km da cidade em direção à conhecida Cachoeira do Boi Morto, um açude onde as pessoas costumam tomar banho e lavar seus carros.

Fiona atravessando a Cachoeira do Boi Morto, em Ubajara - CE

Fiona atravessando a Cachoeira do Boi Morto, em Ubajara - CE


“99% dos habitantes de Ubajara conhecem o Boi Morto, mas nem 1% deve ter ido até o Frade”, nos conta o alemão, estupefato. Andrea e Pablo não tinham planos fechados para o dia de hoje, então decidiram nos acompanhar. A propriedade cobra uma taxa de apenas 5 reais pelo estacionamento e o simpático proprietário nos mostra o caminho, além de oferecer uma água de coco gelada, ducha e boa prosa.

Pequena cachoeira à caminho da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Pequena cachoeira à caminho da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE


A trilha é bem marcada, descemos o vale, cruzamos um rio e encontramos o primeiro ponto para banho. Daqui a trilha pode ser feita de duas maneiras, ou descemos pela trilha que margeia o rio ou pode-se fazer um canyoning parte seco e parte molhado, direto pelo leito. Para conhecer ambos, descemos pela lateral e fizemos o canyoning "inverso", subindo por por dentro. No caminho avistamos Herbert com o casal que também estava hospedado em sua pousada, Bill, um americano do Denver e Clécia, de Fortaleza.

Com a Andrea, descendo o rio à caminho da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Com a Andrea, descendo o rio à caminho da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE


O rio é lindíssimo e cada queda d´água faz a paisagem ainda mais especial. Quando mais descemos, mais o cânion vai se tornando claro, paredes altas e mais estreitas. A última cachoeira possui 16m de queda, aproximadamente, e é a mais linda delas, com uma caverna por detrás da cortina d´água. Tomamos um banho refrescante, tiramos muitas fotos e aproveitamos o sol da tarde.

Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE


Enorme paredão ao lado da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Enorme paredão ao lado da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE


O retorno foi mais fácil do que imaginávamos, por fora a trilha possui alguns paredões altos, que descemos com a ajuda de cipós e raízes. Por dentro do rio, sem tênis na maioria do caminho, vamos desvendando paisagens ainda mais bonitas. Pena que a subida final e derradeira é a maior e mais cansativa, sempre acho que a cachoeira deveria ser no final da trilha de volta!

Escalada para chegar à Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE (foto de America Sin Fronteras)

Escalada para chegar à Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE (foto de America Sin Fronteras)


Cachoeira do Frade vista por trás, em Ubajara - CE

Cachoeira do Frade vista por trás, em Ubajara - CE


Tomamos uma água de coco enquanto conversávamos com Andrea e Pablo, trocando ainda experiências e as fotos do dia. Pablo ainda nos presenteou com os mapas de GPS que ele utilizou na Colômbia, Perú, Bolívia, Chile e Equador. Nossas conversas me animaram a volta a trackear toda a viagem no GPS e plotá-las no Google maps, independente do mapa que teremos na nossa home, vamos ver se conseguiremos tempo para fazer isso! Aproveitei e passei algumas músicas brasileiras para Andrea, já que Pablo avisou de antemão, a única música brasileira que gosta é Sepultura!

Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE


Despedir dos nossos amigos chilenos foi mais difícil do que imaginamos! Realmente encontrar viajantes como nós, vivenciando uma experiência tão parecida e com o mesmo espírito aventureiro foi muito especial. Já combinamos que, além de mantermos contato, iremos nos encontrar no Chile em 2012, quando eles já terão retornado e nós estaremos nos aproximando do fim dos nossos 1000dias. Mas ainda não é hora de pensarmos nisso, pois ainda temos 686 dias de história para contar.

Com os chielenos Pablo e Andrea, na Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE (foto de America Sin Fronteras)

Com os chielenos Pablo e Andrea, na Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE (foto de America Sin Fronteras)

Brasil, Ceará, Ubajara (P.N de Ubajara), cachoeira, Parque Nacional de Ubajara, boi morto, frade, parque nacional, canyoning

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Formações da caverna do Parque Nacional de Ubajara - CE (foto de America Sin Fronteras)

Parque Nacional de Ubajara

Post seguinte Formações rochosas no Parque Nacional de Sete Cidades - PI

Sete Cidades

Blog do Rodrigo Reverenciando a Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE

Cachoeira do Frade

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 07/02/2011 | 01:54 por Px

    Enorme paredão ao lado da Cachoeira do Frade, em Ubajara - CE... esa foto no venia en la carpeta que me pasaron!

    Resposta:
    Ya está con te! Si te acuerdas di alguna otra, házmelo saber! Besos =)

  • 07/02/2011 | 01:51 por Px

    Hola Ana!, como están!, nosotros nos encontramos en la ruta hacia Natal, mañana llegaríamos allá y vamos a preparar nuestra historia para que la vean después!, ya los extrañamos!!!, espero que todo vaya bien por su ruta!... ya actualicé nuestro recorrido del gps para que me des un correo donde enviártelo, lo otro, en http://www.gpsyv.net/ pueden encontrar los mapas de venezuela para el gps (http://www.gpsyv.net/descargas/Venrut-para-Windows/), también se encuentra la topografia... las versiones más actuales de colombia y peru las encuentras en perut (www.perut.org)y colrut (www.colrut.com)... también te enviaré a tu correo una invitación para que puedan seguirnos en tiempo real donde nos encontramos!, un abrazo!

    Resposta:
    Pablo Hola! Los estrañamos mucho también! Podrían extender el viaje a Centroamérica con nosotros, ¿que tal?, ¡Jajaja! Muuuuchas gracias por los mapas y rutas, estoy respirando su compromiso y dedicación para empezar a hacer nuestros tracks en el gps también. Vamos a seguir vos a través del blog! Sigamos en contacto! Besos. Ana

  • 06/02/2011 | 15:32 por clenilça alves da silva(cleo)

    Boa tarde Ana !!fantàstica essa cachoeira ,que bom esse encontro de aventureiro, essa troca de experiências e tão importante. fico tão feliz por vocês peço a DEUS para proteger-los todo dia .beijos e abraços e muita luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta:
    Amém Cleo!!! O encontro foi demais mesmo, a cachoeira fechou com chave de ouro!!! E quem diria uma aguaceira dessas no meio do seu Ceará, hein? rsrsrs! Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet