0 As Dunas de Jeri - Blog da Ana - 1000 dias

As Dunas de Jeri - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

As Dunas de Jeri

Brasil, Ceará, Fortaleza, Lagoinha, Jericoacoara

Lagos e dunas no caminho para Jericoacoara - CE

Lagos e dunas no caminho para Jericoacoara - CE


Acordamos hoje com esperança de um sol muito bonito para a manhã na praia da Lagoinha. No mesmo minuto, olhamos para fora e um temporal daqueles veio para lavar a alma! Chuva de verão, caiu forte e rápida, deve ter durado uns 15 minutos, tempo suficiente para nos arrumarmos e irmos tomar café da manhã no prédio ao lado. Enquanto trabalhamos na internet o tempo foi limpando e mais meia-hora já o sol já estava a pino novamente.

Pqueno barco na praia em Lagoinha - CE

Pqueno barco na praia em Lagoinha - CE


Enquanto volto para o quarto, vejo que o que mudou não foi apenas o tempo não, mas também a freqüência da praia. Ontem quando chegamos tínhamos visto alguns poucos turistas, pescadores e garotos da vila jogando futebol, aquele povo tranquilo de uma vila praiana. Agora o que vemos são grupos de turistas chegando em seus ônibus da CVC e se dividindo em bugues cadastrados para o passeio à lagoinha. São dezenas deles, que desembarcaram para passar o dia aqui e ir embora no final da tarde.

Em Lagoinha - CE

Em Lagoinha - CE


Essa rotina já não deveria ser surpresa para nós, pois é comum e temos visto em diversas praias desde o litoral sul do Rio Grande do Norte, pelo menos. Mas ainda nos assustamos, desacostumados a esse povaréu e esta nova forma de turismo. Os passeios diários até parecem bacanas, pois as pessoas aumentam o território explorado, mas ao mesmo tempo deixam de conhecê-lo na melhor hora, que é quando as excursões vão embora e tudo volta ao normal.

Passeando nas falésias em Lagoinha - CE

Passeando nas falésias em Lagoinha - CE


Saímos caminhando na Praia de Lagoinha, até as dunas e falésias, passando pelo prédio horrível e pelo Cristo colocado em uma das dunas. Os bugues invadem a praia, disputando espaços com os motociclos e tirando a sua tranqüilidade corriqueira. A chuva de verão vem mais uma vez, e junto do banho de mar, tomamos um banho de chuva para lavar a alma!

Pqueno barco na praia em Lagoinha - CE

Pqueno barco na praia em Lagoinha - CE


Estátua do Cristo na praia de Lagoinha - CE

Estátua do Cristo na praia de Lagoinha - CE


Seguimos viagem para Jericoacoara, passando por Preá, decidimos contratar um guia para nos mostrar os caminhos pelas dunas. Antonio foi nos guiando pelo caminho mais longo, como pedimos, pois além de mais bonito tem muito mais emoção. No caminho ele já nos atualizou dos acontecimentos, hoje está chegando a Jeri o PIOCERÁ. Um rally que acontece anualmente vindo do Piauí até o Ceará, fazendo o caminho inverso que estamos fazendo agora, saindo de Teresina, passando por Sete Cidades, Ubajara e chegando à Jeri. São provas de várias categorias, mais de 300 carros, 400 motos, motociclos e até bicicletas. Passando por Jijoca encontramos uma grande infra-estrutura montada para a linha de chegada das motos.

Fiona enfrentando as dunas à caminho de Jericoacoara - CE

Fiona enfrentando as dunas à caminho de Jericoacoara - CE


Passamos pela lagoa do Paraíso, que dizem parecer o Caribe de areias brancas fininhas, águas azuis e ainda por cima doces! Eu não vi nada, pois o tempo nublado não deixa o sol refletir o azul, é transparente sim, mas sem sol fica difícil. Finalmente chegamos à entrada do Parque Nacional de Jericoacoara, decretado parque pelo então presidente João Figueiredo, que visava desde aquela época preservar a beleza desta região de praias, dunas e lagoas do desenvolvimento. Todos os caminhos levam à Jeri, porém alguns deles podem ser perigosos, já que as dunas são móveis e na época das chuvas as lagoas começam a mudar a paisagem. Cruzamos o parque, onde Antônio nos conta que se pegamos alguma trilha proibida pelos órgãos do governo, parque e ambientais, a multa pode chegar a 1500 reais!

Duna próxima à Jericoacoara - CE

Duna próxima à Jericoacoara - CE


As dunas formam um cenário maravilhoso, as chuvas já fazem as plantas brotarem e brejos começam a se formar entre as montanhas de areias. Vemos ao longe as pick ups e motos do rally fechando o último e derradeiro trecho da viagem para o merecido descanso.

No caminho para Jericoacoara - CE

No caminho para Jericoacoara - CE


Quando chegamos ao estacionamento é que vemos o que está por vir, todas aquelas 300 caminhonetes e 400 motos, motociclos e bicicletas chegando juntos numa algazarra sem fim! Todos super equipados, falando sobre as dificuldades da prova e ansiosos para saber o resultado, quem foi o vencedor!?!

Final de rally em Jericoacoara - CE

Final de rally em Jericoacoara - CE


Jeri fez o que muitas vezes nós falamos que seria a solução para algumas praias, um exemplo rápido que me vem à cabeça é a Praia do Rosa, em Garopaba. As suas ruas já não comportam mais tantos carros, não tem área de estacionamento e manobra, então por que não fazer um estacionamento na entrada da cidade? É o que aconteceu aqui, pelos módicos 10 reais ao dia estacionamos o carro fora da cidade e apenas alguns carros tem licença para circular.

Chegando em Jericoacoara - CE

Chegando em Jericoacoara - CE


Estas praias já possuem registro da visita de exploradores nas décadas de 30 e 40, porém o turismo internacional começou nos anos 70 e por sua beleza e preservação foi criado o parque nacional. As próprias características geográficas de Jeri ajudaram com que o desenvolvimento demorasse a chegar, isolada pelas dunas, lagoas e praias. Hoje já é um lugar totalmente voltado ao turismo, os que aqui vivem trabalham em seus restaurantes, pousadas e afins. O Rodrigo, mesmo cansado e com fome, parecia uma criança chegando pela quarta vez ao lugar. Andava pelas ruas rindo a toa e louco para me apresentar a cidade. Nossa primeira exploração, a duna do pôr-do-sol. Uma duna imensa à beira mar, já cheia de pessoas aguardando o sol se pôr, mesmo que escondido pelas nuvens. Mas isso tanto faz, estamos em Jeri.

Duna e praia em Jericoacoara - CE

Duna e praia em Jericoacoara - CE

Brasil, Ceará, Fortaleza, Lagoinha, Jericoacoara, Praia, Dunas

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior Condições ideais para a prática de kitesurf em Cumbuco - CE

Os ventos cearenses!

Post seguinte Sol e sombras no mar de Jericoacoara - CE

As Pedras de Jeri

Blog do Rodrigo As jangadas são sempre patrocinadas! (em Lagoinha - CE)

Da Lagoinha para Jeri

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/01/2011 | 08:09 por clenilça alves da silva(cleo)

    aiaiai que saudade jeri ,ai ai jeri!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta:
    aiaiai digo eu, tá difícil ir embora! hahaha! bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet