0 Os ventos cearenses! - Blog da Ana - 1000 dias

Os ventos cearenses!

Brasil, Ceará, Fortaleza, Lagoinha, Cumbuco

Condições ideais para a prática de kitesurf em Cumbuco - CE

Os ventos cearenses são famosos e muito procurados para os esportes aquáticos como o windsurf e o kite surf. Há apenas 25km de Fortaleza encontramos o paraíso dos kite surfers, chegamos a Cumbuco! Toda a costa do Ceará é muito procurada para a prática deste esporte, pois possui ótimos ventos e locais apropriados para todos os níveis. Cumbuco, entretanto, foi o lugar com maior infra-estrutura e número de kites que já vimos durante toda a viagem! Eu só tinha visto algo parecido lá na Lagoa e na praia do Ibiraquera, em Garopaba, outro dos principais pontos de kite no litoral brasileiro.

Os iniciantes geralmente procuram lagoas, lugares de água bem calma e rasa que facilitam levantar a cada tombo ou queda da pipa. Depois de algumas noções básicas de vento e pilotagem do kite começa a prática com a prancha. A evolução do aluno vai depender da facilidade que ele tem com o equipamento, a compreensão dos ventos, etc. Quanto mais experiente ele se tornar, mais desafios serão dados, como trocar a lagoa pelo mar. Depois de dominadas as manobras básicas, começam as manobras mais complicadas, como surfar e “dropar” ondas e outras mais radicais, piruetas e rodopios voando alto com o kite.

Muito sol e vento em Cumbuco - CE

Há tempos tenho vontade de aprender, mas para isso temos que estar dispostos e encarar uma sessão de no mínimo 8 horas de aula, que custam em média 750,00 o pacote. É uma semaninha pelo menos para fechar estas aulas e começar a ficar em pé. Depois disso muuuito treino e empenho para conseguir relaxar e aproveitar. Eu quero! Só falta termos tempo e disposição ($$$)! Rsrsrs!

A nossa passagem por Cumbuco foi rápida, almoçamos, pegamos uma prainha e ficamos babando nos kites fazendo suas super manobras. Imagino que a sensação do kite deve ser de uma liberdade tremenda! E para nós que estamos olhando de fora parece tão fácil! Vamos ver, quem sabe em Jeri não tomamos coragem!

Fim de tarde na praia da Lagoinha - CE

Seguimos viagem para a praia de Lagoinha. Tem chovido muito em toda esta região, já dizem que só neste começo de inverno choveu mais que em todo o inverno do ano passado! Com isso as lagoas estão cheias, os campos de carnaubais encharcados, do jeito que elas gostam. Chegamos à Lagoinha no final da tarde com uma trégua da chuva e decidimos sair dar uma corrida na praia e acabamos presenciando um pôr-do-sol maravilhoso! Infelizmente sem fotos, já que para a corrida saímos sem máquina.

Lagoinha é uma praia que está começando a ser urbanizada, já possui um punhado de pousadas, 2 grandes à beira mar e outras no alto do morro, onde fica a vila. A única má notícia daqui é que está em andamento uma construção grosseira gigantesca à beira da praia. Um hotel imenso e vários chalés ao lado que parecem ser do mesmo projeto. Bem que poderia ser embargada por algum órgão ambiental e implodida! Motivo: estragou a paisagem e tirou a vista de um dos pores do sol mais bonitos que já vimos durante toda a viagem!

Hotel em construção na praia de Lagoinha - CE

Paraíso do Kite Surf

• 08/06/2011 | 17:07 por José Cícero

Olá pessoal!!!
    Que imagens deslumbrantes...Uma viagem diria que parasidíaca.
    Que aventura poderá mais aproximar o ser humano de Deus do que se está junto da natureza?
    Parabéns belas imagens.
    Prof. José Cícero
    Secretário de Cultura, Turismo e Esporte
    Aurora - CE.
    www.jcaurora.blogspot.com
    www.prosaeversojc.blogspot.com
    www.blogdaaurorajc.blogspot.com
    www.aurora.ce.gov.br

Olá José Cícero! A natureza é realmente sensacional, nas praias, nas cavernas, montanhas e cachoeiras... é um jeito de estarmos mais próximos de Deus. Beijos!

• 30/01/2011 | 16:50 por Lucia

Oi Ana, fico uns dias sem ver o blog e quando apareço quase ficou louca com tantas coisas lindas e maravilhosas para ver e ler.
    Adorei as fotos do Park..eu não desceria naquele Insano nunca hahahaha.
    Olha Karen está melhor da cirurgia, mas passou maus bocados, muita dor e não conseguia comer nada e nem beber, tudo doía muito. Hoje que está se sentindo melhor. Mas logo tudo fica bem.
    Este ano vou ficar mais sem tempo ainda, fui chamada para trabalhar em outro Colégio..então agora minhas manhãs, um pouco mais livres, já eram!!!
    Sempre que eu tiver um minutinho que seja, corro aqui, porque adoro viajar com vocês.
    Beijão aos dois e uma excelente continuação dos mil dias.

Nem me fale Lúcia, ainda bem que temos o blog, pq são tantas coisas que a memória as vezes falha! rsrsrs!
    Que bom que a Karen melhorou, essas cirurgias são chatas mesmo, o Ro fez a mesma no nariz, coitado... mas sempre fica mais fácil se eles tem alguém querido para cuidar deles ao lado =) rsrs!

Boa notícia a do trabalho, mas espero que sobre um tempinho para nós!
    Beijos a todos, saudades!