0 Blog da Ana - 1000 dias

Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Chile Há 2 anos: Chile

A Lapa

Brasil, Paraná, Lapa

Biscoito com receita centenária na Lapa, no Paraná

Biscoito com receita centenária na Lapa, no Paraná


A Lapa sempre foi para mim sinônimo de cultura. Engraçado, não sei exatamente de onde veio isso, certamente foi uma imagem criada ao longo do tempo com os comentários que escutava de amigos, professores e pessoas à minha volta.

Um dos muitos prédios históricos da Lapa, no Paraná

Um dos muitos prédios históricos da Lapa, no Paraná


Seu conjunto arquitetônico colonial bem preservado é patrimônio histórico e já serviu como cenário para diversas produções regionais de cinema e televisão. A praça central reúne alguns dos prédios históricos da cidade, como o Teatro São João e a Igreja Matriz de Santo Antônio, que tem missas especiais de longa duração todas as quartas-feiras, das 8 da manhã às 9 da noite.

Venda de algodão doce em frente a igreja da Lapa, no Paraná

Venda de algodão doce em frente a igreja da Lapa, no Paraná


Chegamos justamente em uma quarta-feira, a praça estava movimentada e a igreja incrivelmente lotada, cena rara nos dias de hoje. A feira na pracinha foi o nosso almoço, empadas, pastéis e sucos, ao lado de uma ação ambiental do Rotary, que distribuía mudas de árvores para os moradores.

Praça central da Lapa, no Paraná

Praça central da Lapa, no Paraná


Fui acusada pelo marido de “paranaense de meia-pataca”, pois eu nunca havia estado lá... pelo menos não que alcance a minha memória. Mas uma vez que adentrei o teatro São João passei a entender melhor aquela visão que eu havia formado da cidade.

Entrada do Teatro São João, na Lapa, no Paraná

Entrada do Teatro São João, na Lapa, no Paraná


O teatro foi construído pelo Associação Literária Lapeana, formado em 29 de julho de 1873 e que em 1880 já contava com a coleção de 1.500 livros seletos que foram doados por seus sócios. Uma joia de 10 mil réis era cobrada para associar-se ao clube, imaginem o significado desta soma na época! E ainda assim o clube era um sucesso na pequena cidade. Hoje no acervo do Teatro São João restaram pouco mais de 500 exemplares destes livros, que viram passar por ali grandes artistas como a espanhola Perla Ruiz e o grande Paulo Autran, governantes como Don Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina e até uma grande batalha!

O charmoso Teatro São João, na Lapa, no Paraná

O charmoso Teatro São João, na Lapa, no Paraná


O Teatro São João serviu como enfermaria em um dos episódios mais heroicos da história do Paraná. No ano de 1894, aqui na Lapa, 639 pica-paus, como eram chamados os oficiais republicanos e civis que se aliaram às tropas, lutaram contra 3.000 maragatos, os federalistas. O cerco durou 26 dias e, embora uma batalha perdida, ele foi essencial para que as tropas republicanas pudessem ser reunidas em Curitiba para defender a capital do estado.

Panteão em honra aos herois do 'Cerco da Lapa', no Paraná

Panteão em honra aos herois do "Cerco da Lapa", no Paraná


Ali, próximo ao teatro, está o Panteón dos Heróis do Cerco da Lapa, com restos do General Carneiro e dos combatentes que morreram defendendo a união e soberania do Estado Brasileiro. Terá sido a Lapa uma das responsáveis por nós sulistas ainda sermos brasileiros?

Pequeno parque na Lapa, no Paraná

Pequeno parque na Lapa, no Paraná


Uma cidade com tanta história e apreço pela cultura é cenário ideal para festivais de cinema e música, como o Festival da Lapa, que premia Filmes de Época e o Festival Lapa em Canto, lançado em julho deste ano. Estes festivais de música e artes são um grande espaço para novas bandas paranaenses se apresentarem e foi em um destes festivais que uma tragédia aconteceu, no início de 2004. Um acidente envolvendo a van da banda que voltava da Lapa e um outro carro, já na cidade de Curitiba, levou a vida de um grande amigo e colega de faculdade Bira, vocalista da Banda Extromodos. Bira era uma pessoa especial, querido por todos ao seu redor, sonhador e batalhador finalmente havia gravado o primeiro CD da banda que estava decolando para uma carreira nacional. Alma evoluída, ele já havia cumprido seu aprendizado aqui na terra e deixou para os que ficaram exemplos, suas músicas (essas serão imortais) e muitas saudades!



A Lapa é uma cidade com um potencial turístico, artístico e histórico subutilizado por nós paranaenses, já era hora de conhecer essa pequena joia, tão próxima e as vezes tão esquecida.

A pacata cidade da Lapa, no Paraná

A pacata cidade da Lapa, no Paraná

Brasil, Paraná, Lapa, Lapa, cidade histórica, Patrimônio Histórico, Cerco da Lapa

Veja mais posts sobre Lapa

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Chegando ao ponto mais alto da estrada, na subida dos Andes na Carretera Transoceanica, em direção à Cusco, no Peru
Brincando com a Luiza na piscina, em casa de amigos em Curitiba, no Paraná
Admirando o pôr-do-sol do alto da ponte sobre o rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana
Terraços agrícolas de Ollantaytambo, no Valle Sagrado, perto de Cusco, no Peru
Os Terraços de Moray, laboratório agrícola dos incas, no Valle Sagrado, perto de Cusco, no Peru
Pisac e as ruínas incas que sobem toda a montanha, no Valle Sagrado, nas proximidades de Cusco, no Peru
Chegando à Pisac, no Valle Sagrado, nas proximidades de Cusco, no Peru
Hábeis artesãs praticam o tear em pátio interno de museu em Cusco, no Peru
Reencontro com a Karin e o Coen, os holandeses do Lanncruising Adventure que viajam há mais de dez anos, em Cusco, no Peru
Página 3 de 113
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet