0 São Tomé das Letras - Blog da Ana - 1000 dias

São Tomé das Letras - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

São Tomé das Letras

Brasil, Minas Gerais, São Thomé das Letras

Chegando em São Thomé das Letras - MG, As manchas brancas são o efeito das pedreiras

Chegando em São Thomé das Letras - MG, As manchas brancas são o efeito das pedreiras


São Tomé das Letras é uma cidade conhecida pelo seu misticismo. Alternativa acabou se tornando um refúgio famoso para músicos, pintores, hippies, índios xamãs, terapeutas alternativos e malucos de carteirinha. Rodeada por cachoeiras lindíssimas a cidade foi construída sobre um agrupamento de montanhas de formação rochosa diferenciada. A economia da cidade é baseada na extração desta rocha, a famosa pedra São Tomé. Muito usada para calçamento de piscinas, aqui é empregada no calçamento de ruas e construção das casas mais antigas, de pedras empilhadas.

Rua em São Thomé das Letras - MG

Rua em São Thomé das Letras - MG


Uma cidade pequena e pacata do interior de Minas, São Tomé está crescendo desordenadamente para os padrões da região. As pedreiras dominam a economia local e com isso alteraram toda a característica regional. O misticismo, antes uma das grandes atrações turísticas da cidade, já se diluiu meio à população de pedreiros que trabalham nas mineradoras. Algumas casas mais novas ainda fizeram o revestimento externo de pedra, o que ajuda a manter o conjunto arquitetônico da cidade mais harmonioso. Porém no seu entorno novas casas mais simples se empilham, construídas aos pés das principais atrações turísticas da cidade, a Pirâmide e o Cruzeiro, no topo da montanha.

O Cruzeiro de São Thomé - MG

O Cruzeiro de São Thomé - MG


A montanha está completamente exposta, vista de longe quase parece nevada, devido à coloração da rocha. A extração acaba com a mata nativa, deixando-a totalmente esburacada e formando novos montes de dejetos. O pó da pedra possui uma sílica nociva à saúde, o índice de problemas de visão e insuficiência renal aumentaram muito e são tópico de discussão nas reuniões comunitárias do município. Além de todos estes danos, a população local não é prioridade no quadro de funcionários das mineradoras, que buscam a maioria de sua mão de obra nos pequenos municípios vizinhos, para diminuição de custos.

A famosa 'Pirâmide' de São Thomé das Letras - MG

A famosa "Pirâmide" de São Thomé das Letras - MG


A primeira vez que estive em São Tomé, há três anos, todas estas questões já estavam em discussão e já existia um movimento liderado pelo Governo do Estado para que a extração da pedra fosse proibida. Foram feitas avaliações pelo Ibama e entidades competentes e ao que consta a maioria está regularizada. Muito já foi feito pela comunidade para tentar frear, porém o dinheiro sempre fala mais alto. A esperança fica depositada nas novas gerações, que além de não terem interesse algum nesta atividade para seu futuro ganha pão, também devem lutar para preservar o meio-ambiente. Antes que a cidade seja afundada em meio ao pó e às pedras que a batizaram.

Chegando em São Thomé das Letras - MG, As manchas brancas são o efeito das pedreiras

Chegando em São Thomé das Letras - MG, As manchas brancas são o efeito das pedreiras

Brasil, Minas Gerais, São Thomé das Letras,

Veja mais posts sobre

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior As belas árvores que guardam a entrada da fazenda Serra das Bicas em Carrancas - MG

Fazendão

Post seguinte Arraial de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Sobradinho

Blog do Rodrigo Igreja de pedra em São Thomé das Letras - MG

Chegando em São Thomé

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 02/05/2017 | 13:40 por Mauricio Pereira

    https://www.facebook.com/cyroeelida/ opção de hospedagem bem em conta com um astral incrivel

  • 08/03/2014 | 10:24 por póly

    adorei as fotos muito linda a cidade gostaria muito de conher passar finais de semana;ver as cachoeiras e muito mais parabens a todos desta cidade maravilhoza!!

    Resposta:
    Obrigada Póly, é lindo mesmo, não deixe de visitar antes que as pedreiras acabem com tudo! Bjs

  • 27/01/2011 | 01:03 por dedé

    E ai casal como estão????Mta coincidencia eu entrei nas fotos de sao tome das letras(imagens de cachoeiras do google) e acabei gostando de uma foto e qdo fui ver era sua e entrei no seu site!!!!!!Mto bom pelo jeito só estão viajando que é a melhor coisa do mundo,circular pelo mundo afora!!! Manda noticias!!! E ja salvei seu site!!!Bjao Dedé(Kalaiá)Curitiba

    Resposta:
    Dedé!!! Que bom que vc nos encontrou por aqui, que coincidência boa! Essa é a nossa tão sonhada lua de mel prolongada! Depois daquele casamento lindo que vc nos ajudou a fazer lá na ilha, essa viagem é um sonho que está se tornando realidade! Vc sabe que tenho te indicado para várias noivas que me procuram para os casamentos na ilha, sucesso!
    Saudades de vc, mande notícias sempre tb!
    Beijos!
    Ana

  • 29/12/2010 | 10:03 por Susan

    Linda cidade, vale a pena conhecer.

    Resposta:
    Verdade Susan, principalmente pelas cachoeiras dos seus arredores! Feliz 2011! Bjs

  • 05/10/2010 | 15:50 por ronin

    irei conhecer!!!

    Resposta:
    Aproveite muito Ronin, as cachoeiras lá são maravilhosas!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet