0 Virgin Gorda - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Virgin Gorda

Ilhas Virgens Britânicas, Tortola - Road Town, Virgin Gorda - Spanish Town

Devil's Bay, ao lado de The Baths, em Virgin Gorda - BVI

Virgin Gorda é a segunda ilha mais importante das BVI, mas é onde se encontra a principal atração turística do país: The Baths

Chegada do ferry em Virgin Gorda - BVI

São pouco menos de 40 minutos num rápido ferry para passageiros, 30 dólares a passagem de ida e volta no mesmo dia. Após a tradicional corrida nossa contra o relógio, conseguimos devolver o carro alugado e pegar o ferry da 10 horas. Pouco tempo depois estávamos desembarcando em Spanish Town, principal cidade da ilha. Apesar do nome, os espanhóis nunca estiveram lá. A água é tão limpa e cristalina que o pier do ferry fica numa praia maravilhosa, ótima para nadar. Nada daquelas águas nojentas de portos.

Táxi em Virgin Gorda - BVI

Mas nós não ficamos por lá. Pegamos um daqueles tradicionais táxis das Ilhas Virgens que são camionetes com uma espécie de gaiola na carroceria onde cabem uns dez passageiros. Seguimos para The Baths. Esse é o nome de uma praia onde há enormes rochas (boulders, em inglês) de origem vulcânica na praia. Essas rochas, dezenas delas, se amontoam formando cavernas acima e abaixo d'água. O ponto mais famoso é um lugar há uma caverna bem no nível da água. A luz do sol entra pelas frestas entre as rochas e a água do mar também entra, no lado de baixo. Por incrível que pareça, a água lá dentro é super limpa e clara, aquela cor meio azul-piscina tão difícil de descrever. Uma piscina se forma, com cerca de um metro de profundidade. É uma visão absolutamente mágica.

Caverna formada por grandes rochas em Virgin Gorda - BVI

Quando os Cruise Ships estão por aqui, este lugar fica entupido de turistas. Mas tivemos a sorte de não haver nenhum por perto. Assim, o movimento não era grande, quando chegamos. E, como fomos embora mais tarde, ao final, só estávamos nós nesse lugar maravilhoso. Foi incrível!

The Baths, principal atração de Virgin Gorda e de BVI

Além de se divertir abaixo das pedras, também resolvemos explorá-las por cima. Foi uma diversão, pular de pedra em pedra, procurar o melhor caminho, colocar em prática o que aprendemos nas aulas de escalada. E, lá emcima, a visão é de cair o queixo. É possível ver The Baths e as duas praias de areias finas e brancas que a cercam e aquele mar com sua cor que só as fotos podem mostrar.

Por fim, depois de ver as pedras no nível da areia e por cima delas, fomos conhecê-as por baixo também. Foi um dos snorkels mais incríveis que já fizemos. A água com uma visibilidade de 30 metros (parecia que não estava lá), peixes e corais por toda parte. Mas, o mais incrível eram as formações rochosas, formando canyons, túneis e cavernas. Por cerca de duas horas exploramos toda a região e todos os buracos que encontramos. Foi como se estivéssemos no cenário do filme "A Lagoa Azul", com a Brooke Shields novinha e em plena forma. É claro que a "minha Brooke Shields" é ainda mais bonita! Eu e a Ana descíamos uns 7 ou 8 metros, atravessávamos um túnel com uns 10 metros de cumprimento e saíamos do lado de lá. Por dentro, os túneis se abriam em cavernas mais amplas, sempre com alguma luz do sol iluminando os cardumes de peixes que buscam refúgio lá dentro. Eu seguia antes da Ana, parava dentro da caverna, observava minha Brooke Shields passar voando por entre os peixes naquela água transparente, ficava lá embasbacado por alguns segundos diante da beleza plástica daquela cena e aí, lembrava que eu precisava respirar e seguia finalmente o meu caminho. Tentei filmar, mas as imagens ficam infinitamente aquém da realidade, infelizmente. Mas, com certeza, são cenas que vão ficar muito bem guardadas na minha memória. Pelo menos até a caduquice chegar...

Devil's Bay, ao lado de The Baths, em Virgin Gorda - BVI

Fomos embora extasiados daquele lugar. Ainda deu tempo de tomar uma cerveja e uns rum punchs num bar muito legal, o Bamboo, todo estilizado e depois pegar o último ferry de volta à Tortola. De noite, conseguimos achar um restaurante/pub com um certo movimento, para nos despedirmos de BVI. Foram 3 dias intensos, muito intensos. Para variar, o tempo foi bem curto, mas tiramos o máximo deles. O país é incrível, tem personalidade e personagens marcantes e uma natureza abençoada. Salve, BVI!

Ilhas Virgens Britânicas, Tortola - Road Town, Virgin Gorda - Spanish Town, Mergulho, Praia, Tortola, Virgin Gorda

Post anterior Nosso carro alugado em Tortola - Ilhas Virgens Britânicas

Direção Correta, Mão Errada

Post seguinte Devil's Bay, ao lado de The Baths, em Virgin Gorda - BVI

Momentos Perdidos

Blog da Ana Táxi em Virgin Gorda - BVI

Ai ai aiaiaiái está chegando a hora...