0 Caiman Submarina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Caiman Submarina

Ilhas Caiman, George Town

Início de mergulho em Round Rock, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Sem mergulhar desde a nossa passagem por Bonaire, no final do ano passado, hoje foi o dia de tirar o atraso. Logo cedo já estávamos no barco para uma saída com dois mergulhos. Prontos e ávidos por conhecer a famosa parede de Caiman, um dos mais famosos pontos de mergulho em todo o Caribe. Logo aqui do lado a profundidade do mar literalmente desaba para alguns quilômetros de profundidade e as Ilhas Caiman nada mais são que o topo do topo de enormes montanhas submarinas que mal conseguiram emergir. A maior altitude de Grand Cayman e também das outras ilhas mal ultrapassa as poucas dezenas de metros, mas a montanha começa lá embaixo, milhares de metros sob o mar.

Um dos muitos navios-cruzeiro visitando George Town, nas Ilhas Cayman

Ainda antes de entrar no mar, o que primeiro nos impressionou foi a quantidade de navios-cruzeiro aportados na cidade onde, ontem, reinava a paz e a tranquilidade. Hoje, ao contrário, pequenos barcos num frenesi interminável tentavam desembarcar os milhares de turistas que chegaram nos cinco navios que ali estavam, enquanto em terra, hordas de turistas tomavam de assalto as dezenas de lojas e joalherias prontas para recebê-los.

Quatro enormes navios-cruzeiro ancorados em George Town, nas Ilhas Cayman

O barco nos levou através de toda a costa de 7 Mile Beach em direção ao norte, onde estão os melhores pontos de mergulho. Aí partimos para o primeiro mergulho do dia, sempre o mais profundo, nas águas incrivelmente claras que cercam a ilha. Passamos por maravilhosos canyons de coral que nos levaram até a Round Rock, uma enorme rocha em que podemos dar a volta através de túneis e canyons.

Mergulhando em Round Rock, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Eu e a Ana logo nos separamos dos outros mergulhadores (vários!) que vinham conosco no barco e tínhamos aquele marzão só para nós. Quer dizer, para nós e para as centenas de peixes de dezenas de espécies que dividiam aquele imenso jardim de corais coloridos com outras espécies marinhas como tartarugas, lagostas e camarões. Muito legal!

Formações de coral em Round Rock, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Passando por canyon de coral em Round Rock, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

O mergulho seguinte foi numa área mais rasa, não mais que 15 metros, chamada Three Trees. Nessa profundidade, a luz do sol chega com muita força e as cores são muito mais vivas. A diversidade de cores e formas nos corais impressiona, assim como a quantidade de vida ao nosso redor. E olha que nos dizem que o coral daqui já foi muito explorado, que os mergulhos em Little Cayman é que são espetaculares. Puxa vida, mal podemos esperar...

Formações de coral em Three Trees, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

De volta ao barco e à operadora, já levamos nosso equipamento de mergulho para o próximo ponto de mergulho, de onde saímos da costa mesmo. Nessa viagem pelo Caribe, resolvemos trazer apenas as máscaras e nossos reguladores. O resto do equipamento, pelo peso, resolvemos deixar no México. Assim, nadadeiras e o colete estamos alugando por aqui. Carregamos essa tralha toda por uns 150 metros na estrada sem calçada até a próxima operadora, deixamos tudo num locker e fomos almoçar num restaurante indicado pelo André, vista para o mar e para os cinco cruzeiros no porto.

Depois do banquete, estávamos prontos para novo mergulho. O cara da loja ensina o caminho através dos túneis de corais num dos pontos de mergulho mais famosos do arquipélago, o Devil’s Cove, e lá vamos nós. Cem metros de natação e descemos para explorar o verdadeiro labirinto de túneis, o mapa do local devidamente gravado na memória. Assim que abaixamos, uma enorme arraia chita, aquela com o corpo pintado, nos dá as boas vindas!

Uma bela e enorme arraia chita no início do mergulho em Devil's Grotto, em George Town - Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

A Ana observa Arraia Chita no mergulho em Devil's Grotto, em George Town - Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Não poderia ter começado melhor! Depois, vamos descobrindo as passagens e túneis, explorando entradas sem saídas, trechos estreitos, cavernas cheias de peixes e outras maravilhas desse mundo subaquático. Um outro mundo bem aqui do nosso lado, que tão poucas pessoas conhecem e fazem ideia da maravilha que é. Muitas vezes a gente se esquece de que o nosso planeta é 70% coberto de água. Ali é a Terra de verdade. A pequena parte acima d’água, onde passamos toda a nossa vida, isso sim é o mundo exótico!

Entrada de caverna em Devil's Grotto, em George Town - Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Bem, voltando ao nosso “mundinho” acima d’água, devolvemos o material alugado e fomos diretamente para a casa do André, bem ali do lado, em frente ao mar também. Aí conhecemos a sua esposa Mercedes, pronta para ser mãe a qualquer momento, grávida de 37 semanas. O André ainda nos levou para conhecer um shopping/condomínio numa área chique da cidade, obra do Eike Batista das Ilhas Caiman, na definição do André. No caminho, ele aproveitou para nos explicar um pouco da vida na ilha, as regras de obtenção dos vistos de trabalho e a proporção na população entre locais e expatriados. No local onde estávamos, por exemplo, quase todos os moradores eram estrangeiros, funcionários de bancos ou empresas de outros países.

Com o André, visitando centro comercial em George Town, nas Ilhas Cayman

Fomos até essa região, Seven Mile Beach, para alugar um tanque de ar. Isso porque a Ana ainda estava com pique de fazer mais um mergulho, o quarto do dia! Junto com o André, fizeram um mergulho noturno iluminado pela lua cheia em frente ao apartamento dele. Na volta, nos empanturramos todos numa pizza e o André nos levou de volta ao nosso hotel. Amanhã cedo, temos nova sessão de mergulhos! E vamos começar com o mergulho técnico, descendo bem fundo nas enormes paredes que cercam a ilha. Depois do treino de hoje, estamos mais do que preparados para esse novo desafio...

Um dos mais chiques centros comerciais de George Town, nas Ilhas Cayman

Ilhas Caiman, George Town, Mergulho, Grand Cayman

Post anterior Ilhas Cayman e suas três ilhas: Grand Cayman, Little Cayman e Cayman Brac

Da Jamaica às Ilhas Caiman

Post seguinte Prontos para mergulho técnico em West bay, no norte de Grand Cayman

No Fundo e no Raso

Blog da Ana Voltando para o barco em Three Trees, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman