0 Veadeiros, Calungas e Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Veadeiros, Calungas e Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Veadeiros, Calungas e Cachoeiras

Brasil, Goiás, Cavalcante

Pequena cascata abaixo da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 para proteger essa magnífica região de cerrados localizada no norte de Goiás, a cerca de 200 km da capital Brasília. Inicialmente, o parque tinha uma área maior, mas sofreu uma redução e hoje ocupa uma região de 65 mil hectares, apenas parte da Chapada dos Veadeiros. Apesar de estar localizado em vários municípios, a sua única entrada, ou portaria de acesso, está no povoado de São Jorge, distrito de Alto Paraíso.

Com o Chico e o nosso guia Pedrão, em mirante na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Além do cerrado, o outro grande tesouro do parque e de toda a Chapada dos Veadeiros, são suas nascentes de água, que descem das partes altas do planalto central para as planíces no seu entorno, através de magníficas cachoeiras. Dependendo do rio, as águas podem ter uma coloração escura, esverdeada ou mesmo amarelada,muitas vezes bem próximos entre si.

A bela Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Já há um bom tempo, uns 20 anos talvez, só é permitido entrar no parque acompanhado de um guia credenciado, na portaria de São Jorge, para fazer um dos dois passeios permitidos. Quem visita os outros municípios da região não tem acesso ao parque, apesar de existirem antigas trilhas. Na minha modesta opinião, isso é um grande absurdo, já que praticamente todas as belezas desta enorme área estão proibidas para os olhos dos simples mortais. Acho que na próxima encarnação, vou ser pesquisador do ICMBio...

Nadando nas águas esverdeadas da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Não foi sempre assim. Na primeira vez que estive aqui, em 90, além de ter ido nas cachoeiras do Rio Preto e seus poços sem guia (inclusive na de baixo - maravilhosa!), conversei com pessoas que tinham feito a travessia do parque, de Cavalcante à São Jorge. As referências eram as melhores possíveis!

Mergulhando no poço de águas transparentes esverdeadas da cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Enfim, tempos idos e passados. Quem sabe no futuro... A boa notícia é que a região ao redor do parque é tão Chapada dos Veadeiros como o próprio parque, e as paisagens, trilhas, vales e cachoeiras são de uma beleza ímpar. São dezenas de opções, cada rio que desce do planalto com seus próprios canyons e sequência de quedas d'água. Para ver tudo, um mês será pouco...

Trilha para a Cachoeira Sta Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O turismo está mais desenvolvido na área de Alto Paraíso e São Jorge, mas já há alguns anos o município de Cavalcante vem atraindo turistas também, desde os que já conhecem a parte sul da chapada até aqueles que procuram um lugar ainda calmo, parecido com o que era São Jorge há quinze anos. Eu me encaixo nessas duas categorias!

Vista do cerrado na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Nós nos instalamos na bela pousada Sol da Chapada, do Marcelo. Hoje cedo conversamos bastante sobre o parque, Cavalcante e as atrações aqui do lado norte. Ele nos ajudou a montar um roteiro de três dias de explorações e nos indicou o guia Zé Pedrão, grande conhecedor da região, já há duas décadas. Um figuraça!

Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Hoje, começando já meio tarde, depois do delicioso café da manhã e da conversa com o Marcelo, decidimos ir para a área da Comunidade do Engenho onde, além de duas cachoeiras, poderíamos conhecer outra das principais atrações do norte da chapada: os calungas.

Crianças na Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Calungas é o nome que se dá aos descendentes de escravos fugidos, ou quilombolas, aqui da região. Vivem em várias comunidades no município de Cavalcante e vizinhos. A mais conhecida dessas comunidades é a do Engenho, que já está mais preparada, ou acostumada, a receber visitantes. No governo Lula essas comunidades receberam a posse das terras que vem ocupando há duzentos anos, e hoje procuram caminhos e soluções para manter suas comunidades autosustentáveis.

Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Nós chegamos no Engenho, a cerca de 40 km de Cavalcante por estrada de terra, perto do meio dia. Deixamos um almoço encomendado para o fim da tarde e fomos conhecer duas cachoeiras ali perto: a Santa Bárbara, para um lado e a Capivari, para outro.

Refresco na Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A Santa Bárbara, talvez a mais procurada por turistas na área de Cavalcante, forma um poço de águas verde-esmeralda daqueles difíceis de acreditar. A Fiona nos deixa bem perto dela e a trilha final é muito agradável, através de campos floridos no cerrado de altitude.

Cachoeira no Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Passamos uma hora por lá, nadando, mergulhando com máscara e fotografando. Que beleza de lugar! A tristeza de ir embora só é amenizada por sabíamos que logo estaríamos em outra maravilha: a Capivari.

Explorando o Canyon do Capivari com o nosso guia, o Pedrão, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Esta, já bem menos visitada, também tem águas esverdeadas mas, o que a torna especial são outras coisas. Primeiro, no seu principal poço (são vários, e várias pequenas quedas), há duas quedas d'águas. A do Capivari e a de um afluente, o Tiririca. O efeito de duas quedas num mesmo poço é lindo e bem diferente.

Cachoeira do Peixe, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Segundo, logo abaixo desse poço tem início um magnífico canyon, cercado de enormes paredes de pedra e formando quedas e poços quase inacessíveis. Passamos um bom tempo explorando o canyon, pelo menos até onde se podia ir sem o auxílio de cordas. Sensação de natureza total, no seu estado bruto.. Para mim, o ponto alto do dia!

Almoço na comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

De volta ao Engenho, tivemos um saboroso almoço preparado pela bela e legítima calunga Januária. Como nos disse o Zé Pedrão, a cada filho que ela tem, mais bonita fica!

Com a Januária, na Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Voltamos para Cavalcante ainda em tempo de, no caminho, prestar nossa reverência à outra cachoeira, essa só de olhar, de um mirante. Atende pelo singelo nome de "Ave Maria", o que já dá uma pista de sua beleza. Foi o tempo de escurecer e chegamos na nossa pousada. Tínhamos de descansar, pois o dia de amanhã promete muito mais caminhadas. Vamos na Ponte de Pedra!

Cachoeira Ave Maria, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Brasil, Goiás, Cavalcante, Parque, Santa Bárbara, Engenho, calunga, Chapada dos Veadeiros

Post anterior Paisagem bucólica na viagem por estradas de terra entre Terra Ronca e a Chapada dos Veadeiros - GO

De Terra Ronca para a Chapada dos Veadeiros

Post seguinte Sob a magnífica Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Na Ponte de Pedra

Blog da Ana Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO