0 Engenho - Blog da Ana - 1000 dias

Engenho - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Engenho

Brasil, Goiás, Cavalcante

Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e possui 65.514 hectares. As cidades base para conhecer a região da são as cidades de Cavalcante, ao norte, Alto Paraíso e São Jorge, esta última mais próxima da portaria do parque.

Vista de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros - GO

Vista de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros - GO


Uma coisa que logo descobrimos por aqui é que as principais atrações da não estão dentro do parque e sim nos seus arredores. É meio complicado de entender, como lugares tão maravilhosos podem ser vizinhos de um Parque Nacional e não pertencerem a ele? Uma situação complicada, parque antigo e formado para preservar principalmente o entorno do Rio Preto, principal rio do parque nacional, que era explorado por garimpeiros.

Trilha para a Cachoeira Sta Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Trilha para a Cachoeira Sta Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Hoje as regras do parque são uns dos maiores entraves para o desenvolvimento turístico. Este Parque Nacional possui algumas regras diferentes dos demais e por motivos que ainda desconhecemos o ICM Bio acaba dificultando o acesso às suas atrações. A única portaria existente fica na cidade de São Jorge e há anos está planejada uma portaria para a cidade de Cavalcante, que ainda não foi aberta. A nossa primeira ideia era fazer uma travessia do parque entre Cavalcante e São Jorge, mas quando chegamos aqui nos deparamos com todas as restrições burocráticas. O parque exige o acompanhamento de guias, entrar no parque por trilhas “alternativas” pode nos custar multas de R$ 900,00 por pessoa e o guia ainda teria sua carteirinha de guia suspensa por 6 meses. Deste modo as trilhas não possuem manutenção e qualquer tentativa fica realmente travada.

Cachoeira Ave Maria, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Cachoeira Ave Maria, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Sendo assim tivemos que procurar uma nova programação. O Marcelo, dono da Pousada Sol da Chapada, onde estamos hospedados, nos ajudou a montar um roteiro com as principais atrações do entorno.

Cachoeira no Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Cachoeira no Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Hoje fomos conhecer a Cachoeira Santa Bárbara. Dentro do território Kalunga, na Comunidade do Engenho. Águas límpidas, transparentes, que dependendo da incidência da luz ficam azulzinhas. Caminhada fácil de uns 20 minutos e chegamos às águas já mais frias das que andávamos acostumados.

A bela Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A bela Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Depois seguimos para a Cachoeira da Capivara, aonde acontece o encontro das águas dos rios Capivari e Tiririca. Este encontro forma uma linda cachoeira e abaixo dela o cânion do rio Capivara, entre paredões de pedra estreitos, com uma paisagem fantástica.

Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Após estas trilhas e banhos revigorantes voltamos ao Engenho para um almoço delicioso no restaurante de Januária. A Comunidade Kalunga é formada por negros, descendentes de antigos escravos que foram trazidos para a região para o garimpo e fundições que cunhavam moedas no tempo do Brasil Colônia. Reza a lenda que algumas destas comunidades mais distantes foram formadas por escravos fugidos, que se isolaram completamente do mundo a ponto de temer o cadastramento do Programa Luz para Todos, achando que teria ainda alguma ligação com a escravidão.

Com a Januária, na Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Com a Januária, na Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


O Engenho é uma comunidade mais próxima da cidade, apenas 30km, portanto o que encontramos ali é uma vila de kalungas já bem modernos, vivendo em seus sítios e casas de adobe ou até alvenaria, luz, eletrodomésticos e tudo. “Hoje todos querem ser kalungas”, nos disse nosso guia, pois são a menina dos olhos do governo. Além da demarcação do território, existem diversos programas para a manutenção de seus costumes, além de auxílios para estudo e etc. Vários descendentes tinham vergonha de assumir sua origem e este orgulho está sendo resgatado. Ao mesmo tempo, pessoas que nunca viveram dentro da comunidade e já nem tem raízes, querem encontrar um bisavô, tataravô kalunga para receber o auxílio do governo.

Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


Ainda assim quem gosta de explorar e conhecer comunidades mais isoladas, pode ir até o Vão do Moleque ou até o Vão de Almas e irá encontrar kalungas que mantém seu estilo de vida e até desconfiam do turismo, pois querem só continuar levando a sua vidinha tranquila. O turismo comunitário é sempre uma situação delicada, ainda mais em lugares que não estão acostumados e/ou preparados para receber o turista. Não pela infra-estrutura, mas principalmente pela invasão de novos costumes, que podem alterar o modo de vida da comunidade.

Almoço na comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Almoço na comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO


A Chapada dos Veadeiros é um território imenso, suas belezas naturais e culturais merecem atenção, não apenas do governo, como de nós turistas. Muitos destes lugares só serão preservados de tiverem a atenção do eco-turista, que ajudará a trazer renda para territórios antes queimados e transformados em pasto. Cavalcante está trabalhando para isso, já possui infra-estrutura e atrações lindíssimas que estão apenas começando a ser exploradas. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas eles ainda estão esperando por você.

Explorando o Canyon do Capivari com o nosso guia, o Pedrão, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Explorando o Canyon do Capivari com o nosso guia, o Pedrão, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Brasil, Goiás, Cavalcante, Cachoeiras, parque nacional, Santa Bárbara, Engenho, Kalungas, capivara, Chapada dos Veadeiros

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Paisagem bucólica na viagem por estradas de terra entre Terra Ronca e a Chapada dos Veadeiros - GO

Rumo à Cavalcante

Post seguinte Sobre a bela Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Ponte de Pedra

Blog do Rodrigo Pequena cascata abaixo da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Veadeiros, Calungas e Cachoeiras

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 01/03/2017 | 20:24 por Kleber Fernandes

    Belo trabalho,lindas fotos

  • 28/12/2012 | 19:32 por Claudia Ferrari

    Poxa! que viagem bacana! Este é o lugar em que sonho conhecer um dia! muito lindo! admirada! bjs

    Resposta:
    Obrigada Claudia! A Chapada dos Veadeiros é cheia de recantos especiais...

  • 05/06/2011 | 21:04 por lalau

    que linda a sua foto com a Januária, dois tipos bem diferentes e belos! O seu post sobre o salto da cachoeira no rio do Couros foi feito antes do comentário do guia? Faz todo o sentido recomendar cuidado e informar que é só para os que querem se arriscar.

    beijos, saudades

    Resposta:
    Oi Lalau! Adoramos, além de linda a Januária é um amor. O segredo dela são so filhos, que já são 3! =) Sobre o salto do Ro, eu escrevi depois de ter visto o comentário, mas sempre gosto de fazer estes adendos, afinal vai que cruzamos um doido como seu irmão! rsrsrs! Já já chegaremos aí!
    Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet