0 Uma Casa na Punta del Diablo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Uma Casa na Punta del Diablo

Uruguai, Punta del Diablo

Nossa casa na Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Na manhã de hoje, partimos de Cabo Polonio rumo ao norte, sempre em direção ao Brasil. Nosso compromisso é estar em Porto Alegre até o dia 27 de manhã, de onde embarcam meus pais, de avião, de volta a São Paulo. Isso nos dá, então, cinco dias mais. Fazendo nossas contas e considerando que queremos dirigir pela Praia do Cassino, já no Rio Grande do Sul, chegamos à conclusão que ainda tínhamos tempo para duas noites no Uruguai. Faltava decidir aonde, mas essa não foi uma decisão difícil. Afinal, já a menos de 50 quilômetros de distância da fronteira, está Punta del Diablo, provavelmente a praia uruguaia que ganhou mais fama nos últimos anos entre os viajantes descolados.

O Joca sob o portal que dá acesso á praia de La Esmeralda, entre Valizas e Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Tanta fama que nosso medo era não encontrar algum lugar decente para ficarmos por lá. Por isso, já bem próximos do nosso destino, resolvemos dar uma olhada em outra cidade, bem menos famosa. Com o simpático nome de La Esmeralda, essa praia era nosso plano B e fomos ver de perto para dar uma olhada nos hotéis e na praia. Se encontrássemos, poderíamos voltar mais tarde caso os hotéis em Punta del Diablo estivessem realmente lotados.

Serviço de entrega de leite em La Esmeralda, ao sul de Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Rodrigo e seu pai em sorveteria em La Esmeralda, cidade ao sul de Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

A cidade é uma gracinha, bem tranquila mesmo. Olhamos a praia, pousadas e até paramos em uma suculenta sorveteria. Era mesmo um bom plano B, mas o que desejávamos mesmo era o Plano A. Então, de volta para a Fiona, para o norte e avante! Apenas 20 km depois e já entrávamos na atual estrela do litoral uruguaio. Sempre de olho nas opções de hospedagem, principalmente depois de ver com os próprios olhos o movimento da cidade.

Café da manhã na nossa casa em Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Depois de meia hora procurando, as opções eram hotéis sem graça e mais baratos, longe da praia, e hotéis charmosos e bem caros, próximos da praia. As opções intermediárias estavam lotadas. Foi quando nos rendemos à enorme quantidade de anúncios de casas para alugar. Por que não? E aí, logo na primeira tentativa, achamos uma casa de três andares a um quarteirão da praia e com preço super em conta. Ele acomodaria umas 12 pessoas, mas o proprietário resolveu cobrar apenas de cinco. Então, resolvido, não só tínhamos um lugar para ficar, mas, muito melhor do que isso, tínhamos um lar em Punta del Diablo. Não demorou para percebermos que essa é a melhor alternativa na cidade, alugar casas ao invés de hospedar-se em pousadas. Muito mais oferta, quantidade e qualidade!

O Joca acena de sua janela na nossa casa na Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Jantar caseiro na nossa casinha na Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Depois de nos instalarmos, o próximo passo foi nos abastecer de víveres. Sem problema, tinha padaria, mercado e quitanda ali do lado. Assim, compramos frutas, iogurte, massa, temperos e bebidas. Nossa casa estava abastecida e nosso “acampamento” seria de alto nível!

Registrando nossa café da manhã em nossa casa na Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

Café da manhã em nossa casa em Punta del Diablo, no litoral do Uruguai

E assim foi, pelos próximos dois dias, até partirmos. Jantares e cafés da manhã em casa, almoço na rua. A Fiona tinha até uma garagem, nós tínhamos um jardim e uma vista linda das nossas janelas, no 2º e 3º andares da casa, diretamente para o oceano onde nasce o sol. No 1º andar, nossa sala de jantar. Na varanda, a churrasqueira e nosso espaço para café da manhã. Que hotel que nada, casa própria é muito melhor!

Kombi de viajantes instalada estrategicamente em falésia na Punta del Diablo, no litoral do Uruguai. Todos os dias, acordam com esse espetáculo!

Agora, para quem quiser uma opção ainda mais barata e mais perto da praia (com alguns confortos a mesmo, claro!), logo ali do nosso lado tinha uma Kombi de viajantes muito bem instalada. Estacionada sobre uma falésia, o sol nascia na sua cara. Um verdadeiro espetáculo a cada manhã, o mar aos seus pés, a padaria logo atrás e o sol a lhe dar bom dia. Banho? De mar, oras! Prefere água doce? Bem... aí, é só alugar uma casinha como a nossa!

A Ana com a Ixa em frente à nossa casa em Punta del Diablo, no litoral do Uruguai