0 Travessia - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Travessia - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Travessia

Brasil, Maranhão, Barreirinhas

Atravessando dunas na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Atravessando dunas na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Onze anos depois, finalmente fiz a travessia Paulino Neves - Barreirinhas no próprio carro. Da outra vez, bastaram alguns quilômetros na saudosa Maria (Pampa 4x4) para eu desistir. Ainda era no percurso Tutóia-Paulino Neves, qu hoje está asfaltado. Bastou uma ponte quebrada e uma água mais funda para eu desistir. E bastou andar alguns quilômetros no areial depois de Paulino neves, já a caminho de Barreirinhas para eu agradecer aos céus por não ter insistido.

Com a Dona Mazé, dona da pousada em Paulino Neves - MA

Com a Dona Mazé, dona da pousada em Paulino Neves - MA


Hoje, com a Fiona, a história foi diferente. Esse caminho muda constantemente, seja pelas dunas que vagarosamente se movem, seja pelas chuvas que criam novas lagoas e charcos. Um track de GPS do ano passado é inútil esse ano. A melhor estratégia e seguir a Toyota de linha, que faz o caminho diariamente. Assim fizemos, depois de combinar com o motorista da Toyota, claro.

Atravessando ponte na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Atravessando ponte na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Para carros baixos, até que dá passar pelas águas do caminho. O problema maior são os areais. O fluxo de Toyotas cria trilhas com a parte central muito alta. Tem de ser carro alto. E traçado, claro. Mesmo assim, patina bastante. Mas a Fiona passou bem, sem mesmo ter de abaixar os pneus. É uma valente, hehehe!

Atravessando areial na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Atravessando areial na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Em Barreirinhas, a gente se instalou na Pousada Lins. Por um dia. Amanhã, seguimos para Atins, no encontro do rio Preguiças com o mar. Lá será nossa base para explorar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Passamos algum tempo discutindo sobre como chegar lá: de barco ou de carro. E, se for de carro, com o nosso ou na Toyota de linha? E se for de barco, numa voadeira ou no barco de linha? Conversamos com amigos, o pessoal do hotel e da pousada que vamos ficar lá. A decisão foi pelo barco de linha mesmo, que desce preguiçosamente o rio Preguiças, hehehe. Fiz isso da última vez e tenho boas lembranças. Vamos ver como será dessa vez...

Orla do rio Preguiças, em Barreirinhas - MA

Orla do rio Preguiças, em Barreirinhas - MA


Aqui em Barreirinhas, passeamos pela orla do rio, cheia de restaurantes. A cidade cesceu, sem dúvida. Mas, fora de temporada, está bem tranquila. Fomos verificar a possibilidade de fazer um sobrevôo do parque, mas para hoje, o avião estava em manutenção. Quem sabe na volta, na segunda?

Rio Preguiças, em Barreirinhas - MA

Rio Preguiças, em Barreirinhas - MA


Por fim, fomos comemorar nosso 1o ano de casados ao contrário (21 meses) num jantar em um hotel chique daqui, o Porto Preguiças. Indicação do primo Haroldo. Hmmm... o risoto de camarão estava maravilhoso! Valeu cada centavo!

Jantar de comemoração em Barreirinhas - MA

Jantar de comemoração em Barreirinhas - MA


Para os próximos dias (vamos passar pelo menos três noites por lá), parece que não teremos internet. Então, vamos ficar meio silenciosos. Mas, não se preocupem! Voltamos com a corda toda, cheio de histórias e fotos!

Brasil, Maranhão, Barreirinhas, Lençóis Maranhenses

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior Dunas avançam sobre lagoa nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA

No Maranhão e Pequenos Lençóis

Post seguinte No barco, durante viagem pelo Rio Preguiças, entre Barreirinhas e Atins, nos Lençóis Maranhenses (MA)

Descendo o Rio Preguiças

Blog da Ana Rio Preguiças, em Barreirinhas - MA

Adentrando os Lençóis

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 02/06/2015 | 21:46 por Luiz Gonzaga Pereira Nunes

    Muito legal o blog de vocês; bastante esclarecedor para quem não conhece a estrada e esta a fim de chegar em Barreirinhas, indo Parnaíba, passando por Tutóia, Paulino Neves até Barreirinhas.As fotos e as descrições que vocês fizeram ajudam bastante quem estiver afim de ir até Barreirinhas.
    Abraço

  • 05/06/2012 | 11:17 por Airton R. Lopes

    Olá Rodrigo, gosto muito de viajar e já conheço muito do Brasil, já estive em Jericoacora com um Ecosport 4x2, fui pelo Preá e cheguei tranquilo! Estou indo, agora em julho novamente para Jeri, só que desta vez o obgetivo principal da viagem são os Lençóis Maranhenses. Vou de Ecosport 4x4, para chegar por Paulino Neves à Barreirinhas, com sua experiência neste trajeto você acha que vai tranquilo? Sou do Mato Grosso e ando muito no barro e em estradas alagadas por aqui. Desde já agradeço sua atenção!

    Resposta:
    Olá Airton

    Chega sim, com certeza!
    Tudo o que vc precisa é saber a trilha exata a ser seguida, pois o terreno é alagadiço e os caminhos mudam constantemente...

    Se quiser algo mais seguro, basta seguir de longe algum outro carro que conheça o caminho. O melhor é já combinar com o cara antes, para ele não se sentir meio explorado...

    Mas, enfim, acertando a trilha, vc passa sim (acelerando bastante nos "areiões")...

    Abs

  • 05/04/2012 | 12:55 por IVAN CARLOS

    Olá,
    amei observar e analisar casa imagem, texto ou comentário, amo fazer viagens, estudar e conhecer novas tribos.
    Vou continuar acompanhando vcs.
    Boa sorte.
    Abraços

    Resposta:
    Olá Ivan!

    Que bom que gostou!

    Sempre que quiser comentar algo, ou perguntar alguma coisa, não hesite em escrever!

    Abs

  • 13/02/2011 | 18:11 por caetano

    Fala Ai Rodrigo,

    Sou amigo do Guto(seu irmao) e ele falou de seu projeto.
    Parabens por tudo... o site esta otimo.

    Forte abraco e boa viagem

    Resposta:
    Olá Caetano
    Que bom que o Guto faz propaganda do irmão, heheheh!
    Jóia que vc gostou do site. Na verdade, ainda queremos melhorá-lo, para ficar mais navegável. O conteúdo, nisso as paisagens e lugares que temos viajado ajudam bastante.
    Um grande abraço

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet