0 Adentrando os Lençóis - Blog da Ana - 1000 dias

Adentrando os Lençóis - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Adentrando os Lençóis

Brasil, Maranhão, Barreirinhas

Rio Preguiças, em Barreirinhas - MA

Rio Preguiças, em Barreirinhas - MA


Hoje, logo cedo na pousada, conhecemos o Seu Nazareno que fez questão de nos apresentar Paulino Neves, suas belezas e projetos. Além do projeto junto do ICM-Bio e Petrobrás para de educação ambiental e preservação de mamíferos marinhos e das tartarugas juritis, Seu Nazareno é sócio da Dona Mazé na pousada e já foi Secretário de Turismo do município. Um homem apaixonado por sua terra e exemplo de como alguém nascido e criado neste meio pode ser um agente ambiental fervoroso e consciente. Foi uma recepção realmente calorosa, com muita cultura e história para contar. Pena que foi justo quando estávamos indo embora.

Nossa 'guia' na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Nossa "guia" na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Seguimos dos Pequenos Lençóis em direção a Barreirinhas, finalmente vamos adentrar os Lençóis Maranhenses. Uma longa trilha off-road só utilizada por toyotas bandeirantes une as duas cidades. No período das chuvas parte do caminho fica alagado e algumas novas lagoas começam a surgir, por isso a melhor dica foi seguir a toyota de linha.

Atravessando dunas na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Atravessando dunas na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Tivemos que pagar vintão para o cara, pois alguns destes motoristas ficam enraivecidos dos turistas que chegam aqui e querem segui-los sem pagar nada e acabam dificultando ainda mais o caminho. Ali realmente algumas bifurcações são confusas e qualquer quebrada errada podemos acabar atolados na areia ou pior, em uma lagoa enlameada.

Atravessando ponte na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Atravessando ponte na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Uma hora de trilha, chuva, sol, chuva, sol, muita areia, um triciclo atolado e alguns atoleiros depois nós chegamos à Barreirinhas. Uma cidade que está crescendo em torno do turismo para o parque nacional. Ela é a cidade base para os principais passeios aos Lençóis Maranhenses. Perto dela ficam as lagoas Bonita, do Peixe e Azul, porém apenas a segunda está mais cheia. A facilidade de acesso à estas lagoas acabaram tornando-as praticamente um piscinão de ramos. Na alta temporada estas lagoas chegam a receber mais de 100 toyotas com dezenas de turistas, além de ser o ponto mais próximo para a própria comunidade. Outra grande atração de Barreirinhas é o Rio Preguiças, ponto de acesso para outras comunidades menores na fronteira leste do parque.

Povoado entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Povoado entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA


Nós chegamos com a intenção de fazer um sobrevôo dos Lençóis, mas logo encontramos a agência fechada para hora do almoço. Aproveitamos para nos instalar e usar a boa internet da pousada para colocar as coisas em dia. Estava tão insuportavelmente quente e abafado que tudo o que eu queria era que chovesse, pedido feito, pedido atendido. Choveu a tarde toda e acabamos ficando sem vôo, sem passeio e com muito trabalho. Quando deu uma trégua fomos passear as margens do rio e tentar uma segunda investida na agencia do sobrevôo e passamos o passeio às lagoas próximas.

Orla do rio Preguiças, em Barreirinhas - MA

Orla do rio Preguiças, em Barreirinhas - MA


Mais tarde resolvemos comemorar os nossos 21 meses de casados em um restaurante indicado pelo primo Haroldo. Com as poucas referências dadas, como “um hotel que tem uma grande piscina” demoramos um pouco para encontrá-lo, mas valeu à pena! Era apenas um dos resorts mais bacanas do Brasil, o Porto Preguiças Resort.

Hotel Porto Preguiças, em Barreirinhas - MA

Hotel Porto Preguiças, em Barreirinhas - MA


Comemos um risoto de camarão delicioso embalados por um belo vinho chileno, comemoramos em alto estilo! Um dia light de estrada e trabalho para nos dar ainda mais sede para o que virá amanhã, descer o rio Preguiças no barco de linha até Atins, nossa base para explorarmos os Lençóis Maranhenses. Lá ficaremos sem acesso à internet, mas aguardem! Voltaremos com muitas histórias boas para contar!

Jantar de comemoração em Barreirinhas - MA

Jantar de comemoração em Barreirinhas - MA

Brasil, Maranhão, Barreirinhas, Lençóis Maranhenses, Rio Novo, Tutóia

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Dunas e lagoas nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA

Os Pequenos Lençóis de Rio Novo

Post seguinte Região de Vassouras, na viagem pelo Rio Preguiças, entre Barreirinhas e Atins, nos Lençóis Maranhenses (MA)

Barco de Linha

Blog do Rodrigo Atravessando dunas na viagem entre Paulino Neves e Barreirinhas - MA

Travessia

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 15/02/2011 | 21:03 por Px

    hola ana!, como estan!, nosotros en pipa, mañana segiumos bajando hacia recife, saludos!

    Resposta:
    Hola Pablo! Desculpe a demora no retorno, nós estamos com pouco acesso à internet ultimamente. Como foi em Pipa? Encontraram seus amigos chilenos? Beijos! Ana

  • 14/02/2011 | 19:02 por Tatiana de Queiroz

    Olá, Ana. Que belo lugar!

    Resposta:
    Cada paisagem é única, mesmo que você olhe e veja só duna. Os olhos vão acostumando e vendo coisas diferentes em cada lugar. Lindo mesmo Tati! Bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet