0 St. Kitts - Blog do Rodrigo - 1000 dias

St. Kitts

Saint Kitts E Neves, Basseterre, Cockleshell Bay, Saint Martin, Marigot

Mapa de St. Kitts e Nevis

Cinco da manhã e já estávamos no carro cruzando as ruas vazias de Marigot, atravessando a fronteira sempre aberta entre Saint Martin e Sint Maarten e chegando ao aeroporto internacional da pequena ilha. Tudo nos conformes, duas horas antes do vôo. Só esquecemos de combinar com a companhia, a Liat, que só abriu o balcão de check-in uma hora e quinze minutos antes do vôo. Puxa, quarenta e cinco minutos preciosos de cama...

Chegando em St. Kitts, no Caribe

O vôo no pequeno avião dura menos de meia hora. É o tempo de subir e baixar, e já estávamos na ilha de St. Kitts, a maior das que estamos visitando nesta temporada. Junto com sua companheira Nevis, essa federação é a menos visitada delas. Enquanto Anguilla, St, Barth e St. Martin são terras de ricos e famosos, e Saba e Sint Eustatius são muito procuradas por mergulhadores, St. Kitts e Nevis são meio esquecidas perto de vizinhas tão formosas.

O turbohélice que nos trouxe de Sint Maarten para St. Kitts, no Caribe

Bom, na verdade isso as torna ainda mais interessantes, pois são mais autênticas. As duas ilhas foram colonizadas pelos ingleses, mas St. Kitts tem uma história bem turbulenta. Foi aqui que foi fundada a primeira colônia duradoura de língua não espanhola em todo o Caribe. Foram os ingleses, em 1624. Uns 70 anos antes, os franceses já tinham tentado, também em St. Kitts. Mas a potência dominante da época, a Espanha, os colocou para correr rapidinho. Agora, já em pleno sév. XVII, foi a vez dos ingleses tentarem. Primeiro, ficaram amigos dos índios locais, os Caribs (mesmo nome da cerveja!). Depois, dois anos mais tarde, deram as boas vindas a uma nova turma de franceses, que chegaram meio capengas à St. Kitts depois de terem tomado uma surra dos espanhóis em alto mar. Assim, por uma coicidência, as duas potências que brigariam pelos próximos dois séculos pelo controle da maioria das ilhas caribenhas (Inglaterra e França) começaram praticamente juntos, na mesma pequena ilha.

A praia dos grandes hotéis, em St. Kitts, no Caribe

A amizade não durou muito. Mas durou o bastante para, juntos, darem cabo dos Caribs. Numa emboscada, massacraram quase dois mil deles. O rio ficou vermelho por três dias. O local é conhecido até hoje como Bloody Point. Os poucos índios remanescentes foram deportados da ilha e, com isso, ingleses e franceses puderam dividir a terra apenas entre eles. É, talvez... Só esqueceram dos espanhóis. Estes apareceram por lá poucos anos depois, queimaram tudo o que viram e botaram ingleses e franceses para fora novamente. Mas eles retornaram, para reconstruir suas cidades. A Espanha já não tinha mais a força de antigamente e nunca mais apareceu. Assim, sem índios e sem espanhóis, franceses e ingleses tiveram toda a paz do mundo para guerrearem entre si pelos próximos 150 anos, enquanto traziam escravos africanos para suas plantations. Foi só no início do séc XIX que a divisão de ilhas no Caribe entre as duas potências foi finalmente acertada e St. Kitts ficou definitivamente para os ingleses.

A bela paisagem da península sudeste em St. Kitts, no Caribe

Nós chegamos e nos instalamos no SeaView GuestHouse, quase do lado do porto. Domingão, quase tudo fechado, sem navio-cruzeiro no porto, Basseterre, a capital, estava completamente morta. De táxi, seguimos para a ponta sudeste da ilha, onde estão as melhores praias. Inicialmente, queríamos ir na Frigate Bay, que o nosso livro dizia ser a melhor praia da ilha. Bom, pelo menos até 2005, quando o livro foi escrito. Depois disso, um furacão veio e acabou com a praia. Assim, o motorista de táxi nos recomendou irmos na Cockleshell Beach.

Turtle Beach, em St. Kitts, no Caribe

O caminho para lá é lindo, uma estreita península cortada por colinas, lagos e praias. Um espetáculo! A praia também foi uma bela surpresa. Ao invés do azul que estávamos acostumados, a águra era verde transparente. Muito legal, principalmente pelo contraste. A praia fica do lado caribenho da ilha, onde o mar é bem mais tranquilo. Mas foi só caminharmos um quilômetro, até a praia vizinha, a Turtle Beach, que chegamos do lado do atlântico. Aí sim, marzão com ondas. Água verde também. Os caribenhos tem um respeito danado pelo atlântico e tem um certo medo de nadar em suas praias. Esta, por exemplo, estava completamente deserta.

Rum Punch em bar na Cockleshell Bay, em St. Kitts, no Caribe

Voltamos para a praia caribenha e nos instalamos no Lion's Punch, um botecão pé na areia muito legal. Ali a Ana pôde exercitar bastante a arte da socialização, desde com o dono e cozinheiro, o Lion, até com um grupo de clientes que jogava dominó, "esporte" muito popular por aqui.

No Lion's Punch, bar de praia em Cockleshell Bay, em St. Kitts, no Caribe

E assim a tarde foi passando e nós seguimos direto para a Frigate Bay, que apesar de ter perdido sua praia, ainda tem a sua night, Ali jantamos um fabuloso Mahi Mahi e voltamos contentes para casa. O país que tinha nos parecido tão sem graça num primeiro momento, acabou nos proporcionando um dia incrível, belas praias, rum punches e comidas deliciosas e pessoas interessantes e receptivas. E amanhã tem mais. Vamos alugar um carro e rodar o país. Literalmente!

Mesa de dominó no bar em Cockleshell Bay, em St. Kitts, no Caribe

Saint Kitts E Neves, Basseterre, Cockleshell Bay, Saint Martin, Marigot, Turtle Beach, Cockleshell Bay, Saint Kitts, Saint Kitts E Nevis, Frigate Bay

Post anterior Mergulhando nas águas claras e azuis da praia de Columbier, em St. Barth - Caribe

A Grande Piscina

Post seguinte Magnífico final de tarde em Brimstone Hill, na ilha de St. Kitts - Caribe

Vulcões, Fortalezas e Navios-Cruzeiro

Blog da Ana Socializando com o cozinheiro do Lion's Punch, bar em Cockleshell Bay, em St. Kitts, no Caribe