0 Rumo à Lagoa Verde - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Rumo à Lagoa Verde - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Rumo à Lagoa Verde

Brasil, Maranhão, Atins

Caminhada para a Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Caminhada para a Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


A Lagoa Verde é a única da região de Atins que não seca nunca. Pelo menos, é o que dizem os habitantes do lugar. Agora, com a estação de chuvas em seu início, ela já está relativamente profunda, boa para nadar. Mas a distância que se encontra de Atins é quase proibitiva para que se vá caminhando: mais de 15 quilômetros.

Na Toyota que nos levou para a Trilha da Lagoa Verde, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Na Toyota que nos levou para a Trilha da Lagoa Verde, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


Ainda ontem de noite, depois de encontrar mais dois casais interessados em ir para lá, consegui negociar um bom preço com um guia, para que fôssemos todos de Toyota até lá perto e depois fazermos a caminhada de 4 quilômetros para dentro das dunas, até a lagoa. Assim, hoje pela manhã, lá estávamos os quatro casais na caçamba cheia de bancos da Toyota Bandeirante, atravessando o descampado alagado, rodeando as dunas, chegando até o Canto do Atins, onde estão os restaurantes da Luzia e do Antonio, pouco antes da metade do caminho de hoje.

Caminhando entre dunas e lagoas, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Caminhando entre dunas e lagoas, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


Ali, o guia nos deixou no Antonio, para que encomendássemos nosso almoço. Para tristeza mal disfarçada dele, disse que iria na Luzia. Nada contra o Antonio, do qual só tive boas referências, mas meu almoço seria na Luzia. Todos os outros me acompanharam e o guia, brigado com a Luzia, teve de se render. Nosso camarão maravilhoso da tarde estava garantido!

Cabra recém nascida corre para a sua mãe, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Cabra recém nascida corre para a sua mãe, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


De lá, mais seis quilômetros pela praia, ainda de Toyota. A primeira praia de verdade em que estivemos no Maranhão. Finalmente, era o mar que estava ali do nosso lado. Um pouco à frente, chegamos ao ponto inicial da caminhada, parque adentro. Ali, pelo menos em teoria, não entram Toyotas nem quadriciclos. As dunas agradecem!!!

Chegando à linda Lagoa Verde, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses - MA

Chegando à linda Lagoa Verde, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses - MA


Belíssima caminhada, de novo entre dunas, lagoas rasas e acizentadas e charcos verdinhos por onde corriam grupos de cabras felizes em sua liberdade naquele mundão sem cercas ou porteiras. Dessa vez, além da Mel e do Edu, nos acompanhavam também os cariocas Jackson e Mônica e o casal formado pela brasileira Mariana e o inglês Jamie. Esses dois novos casais, que eu havia conhecido ontem de noite, gostaram tanto do Rancho do Buna quando estiveram lá pela manhã que acabaram se mudando para lá. Ficou bem movimentada, a nossa pousada!

Banho refrescante na Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Banho refrescante na Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


Depois de 50 min de caminhada em pleno Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lá estava ela, atrás de uma grande duna, a famosa Lagoa Verde. Depois de tantas lagoas acizentadas, a cor dessa chamava ainda mais a atenção. Bem grande, espalhada por entre as dunas, era a imagem de uma miragem perfeita!

Grupo caminha por entre dunas da região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Grupo caminha por entre dunas da região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


Ali ficamos por mais de uma hora, nos refrescando e refestelando com a beleza do local. Aí, a fome começou a apertar e voltamos para a nossa toyota na praia. Não demorou muito, já estávamos todos nos banqueteando na Luzia, vários tipos de pratos pedidos, todos experimentando o camarão das outras pessoas. Difícil dizer qual o melhor! Aliás, essa é a típica dúvida que é gostosa de ter. Literalmente! Hehehe...

Nossa toyota nos espera após a trilha da Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Nossa toyota nos espera após a trilha da Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA


Despedimo-nos dessa verdadeira maga dos camarões e voltamos para casa. Fim de tarde bem tranquilo no Buna, casa cheia, muita conversa, alto astral. Também, não é para menos: todo mundo bem alimentado, bem instalado, sem preocupações. Momento gostoso da viagem. Amanhã, cada um segue o seu destino, mas de alguma maneira, esses momentos vão nos manter unidos para sempre. É o encanto dos Lençóis Maranhenses.

Almoço de despedida no restaurante da Luzia, no Canto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Almoço de despedida no restaurante da Luzia, no Canto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Brasil, Maranhão, Atins, Praia, trilha, Parque, Dunas, Lençóis Maranhenses, Lagoa Verde, Camarão da Luzia

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Bela paisagem vista do alto da duna em Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Caminhando nos Lençóis

Post seguinte A lagoa em Vassouras com o rio Preguiças ao fundo, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

De Atins à São Luís

Blog da Ana Chegando à linda Lagoa Verde, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses - MA

Lagoa Verde

Comentários (6)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 23/07/2012 | 15:28 por rodrigo

    OI, estou indo pra lá semana que vem e já temos tudo acertado. entretanto estou com um pouco de receio de ir até a lagoa verde com minha filha de 8 meses. vc acha viável a parte da caminhada? em relação ao carro já alugamos tudo particular para ter mais conforto, mas a caminhada é que me preocupa. abs e parabens pelas fotos

    Resposta:
    Oi Rodrigo

    Espero que seu passeio tenha dado certo! Infelizmente, Não pude responder antes, mas acho possível sim fazer a trilha com sua filha, desde que com uma boa sombra para ela...

    Abs

  • 16/02/2011 | 13:13 por Luis

    Quase ia me esquecendo. Já que estão por aí, vale ir em Alcântara. Cidade histórica fantástica com várias obras de restauro em andamento. Em São Luís, em frente ao Palácio, tem uma barca de linha que os leva até lá. Caso necessitem, tomem dramim, pois o canal é muito largo e os vagalhões entram se dó. Não peguem os catamarãs, se não, colocarão até a alma pra fora.Vale conhecer o centro histórico de São Luís, mas, só de dia e com muito cuidado. Ainda mais que a Ana tem cara de gringa.E não esqueçam de provar o Arroz de Cuxá. Prato típico muito apreciado. Jantar em um dos bons restaurante próximos ao farol (após a ponte)é um ótimo programa.

    Resposta:
    Oi Luis
    Acabamos de passar dois dias em são Luís, com muita chuva. Mas ela deu um tempo hoje de tarde e passeamos bastante no centro. Muito legal, mas meio deteriorado.
    Estamos indo para Alcantara hj de noite. De ferry! Afinal, de lá seguimos em frente, para as Reentrâncias, com nossa querida Fiona.
    Grande abraço

  • 16/02/2011 | 10:00 por Luis

    Rodrigo, não fomos nas Reentrâncias, mas, deve lugares interessantes pra conhecer por lá. Dê uma olhada no mochileiros.com. Sempre tem alguém que foi.
    Vcs não foram na lagoa Bonita?
    Abraços.

    Resposta:
    Oi Luis.
    Não fomos não. Preferimos priorizar as lagoas de Atins e Vassouras. Mas ela estava sem água. Perto de Barreirinhas, só a do Peixe. Cheio de Toyotas... En Atins, era só a gente

    Estamos indo para as Reentrancias. Ilha de Lençóis

    Abs

  • 15/02/2011 | 14:59 por Luis

    Vai ver que os guias só queriam comer camarão...É como o Buna. Em Barreirinhas ninguém fala dele e o rancho é nota 1000.
    Tem muita (põe muita nisso!) pousada em Barreirinhas que não chega aos pés do Buna em Atins. Em 6 a voadeira foi a melhor opção.

    Resposta:
    É, o Rancho é mesmo ótimo! Valeu pela indicação!
    A opção da voadeira foi mesmo ótima. Possibilitou dois mergulhos maravilhosos, na lagoa em Vassouras e no próprio rio Preguiças.
    Alguma dica para as Reentrâncias?
    Abs

  • 15/02/2011 | 11:00 por Luis

    As chuvas estão atrasadas! Já era para estarem cheias. Bom, ainda bem que vcs foram na verde. Tem uma foto na pousada Lins que mostra o entorno da Luzia cheia de lagoas abarrotadas de água. Legal terem dado um "chapéu" no guia. Esses caras só levam aonde eles almoçam de graça, e não no melhor lugar. Faz parte do "esquema" que te falei. Muito legal. Vão voltar de toyota de linha????
    Abraços.

    Resposta:
    Nós vimos essa foto, Luis. As lagoas já estão lá, mas estão começando a encher. A chuva começou tarde, mas está vindo com tudo agora.
    Os guias andaram brigando com a Luzia e querem tirar os turistas de lá. Mas com a gente não funcionou não! A comida na Luzia é realmente espetacular. Assim como uma boa hora de conversa com ela.
    A gente ía voltar de Toyota de linha, mas ontem não haveria pela manhã. Então, em três casais, acabou ficando bem em conta uma voadeira. Foi bom para conhecermos mais uma lagoa, na região de Vassouras, além de um belo banho no meio do rio Preguiças. É a história do próximo post.
    Abs

  • 15/02/2011 | 10:18 por Tatiana de Queiroz

    Oi, Rodrigo. Vc tem razão quando diz que de alguma maneira vão permanecer unidos a esses companheiros desse dia de viagem. São momentos assim que enriquecem nossa vida. Confesso que não sou muito fã de areia, mas vcs me convenceram a conhecer os Lençóis Maranhenses. Abraços.

    Resposta:
    É uma região linda, Tatiana. Mas tem muuuuuuita areia! Então, vc tem de estar preparada, hehehe!
    Tem uma sensação de amplidão que raramente já senti. Se vc for, escolha uma época em que as lagoas já estejam lá. E não deixe de comer o melhor camarão do mundo!
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet