0 Playa Girón e Baía dos Porcos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Playa Girón e Baía dos Porcos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Playa Girón e Baía dos Porcos

Cuba, Cienfuegos

Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba


Começamos o dia de hoje com uma rápida caminhada pelo centro da cidade de Cienfuegos, especialmente pela bela e majestosa Praça José Martín, homenagem ao grande herói da guerra de independência. Grandes prédios cercam a praça e, tanto ela como toda o centro histórico tem um certo ar francês, resultado da imigração francesa do início do séc XIX, quando os Estados Unidos compraram a Louisiana e muitos de seus antigos colonos preferiram emigrar para Cuba.

o imponente prédio do Museu Provincial, na praça josé Martí, centro de Cienfuegos, em Cuba

o imponente prédio do Museu Provincial, na praça josé Martí, centro de Cienfuegos, em Cuba


Visitamos também o Mercado Municipal da cidade, a primeira vez que entramos num mercado em Cuba. Tudo muito organizado, sem aquela bagunça e multidão típicas de mercados em países latino-americanos. Pouca gente e poucos produtos, tudo vendido em moeda nacional. Para nossos padrões, praticamente de graça. Durante alguns momentos, fomos a sensação do lugar, muita gente querendo tirar fotos conosco, principalmente com minha simpática esposa. Foi interessante ver também a mescla de raças que forma o povo cubano. Desde os afroamericanos até aqueles que, no sul, chamaríamos de “polacos”.

Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba

Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba


Cienfuegos é o nome da província e da capital onde estamos. Inicialmente, pensei ser uma homenagem ao popular revolucionário, mas descobrimos que o nome vem de um governador do séc XIX. O revolucionário, Camilo Cienfuegos, apesar de não ser tão conhecido fora de Cuba como seus companheiros Che e Fidel, no país é tão popular e até mais querido que os outros dois heróis. Esteve na luta desde o desembarque do Granma, foi um dos 12 sobreviventes dos terríveis primeiros dias de luta e, um ano mais tarde, foi nomeado “comandante” pelo líder Fidel. Liderou uma das colunas que atravessou o país de leste a oeste (a outra era liderada por Che) e entrou em Havana aclamado como herói. Assumiu papel de liderança no governo revolucionário, mas um misterioso acidente de avião tirou-lhe a vida ainda em 1959. Como os destroços nunca foram encontrados, vários rumores apareceram de que ele teria sido morto pelo próprio regime. Bom, pelo menos publicamente, a sua relação com Fidel era ótima até o dia do acidente, Camilo sendo considerado um de seus mais leais seguidores. Qualquer que tenha sido a causa, o fato é que ele passou a ser nome de escolas, ruas, cooperativas e, junto com Che, a principal peça de propaganda do regime, através de milhares de imagens espalhadas pelo país.

Vendedores do Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba

Vendedores do Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba


Depois do passeio pelo centro, fomos de carro rumo ao oeste, para Playa Girón. Pouco mais de meia hora de estradas tranquilas e secundárias e chegamos à bela praia, muito menos frequentada pelos turistas do que os cayos (pequenas ilhas) e Varadero. Aqui não há resorts e os habitantes podem abrir Casas de Hóspedes (o que não ocorre nas praias mais conhecidas).

A figura de Che, sempre presente! (em Cienfuegos, em Cuba)

A figura de Che, sempre presente! (em Cienfuegos, em Cuba)


Playa Girón fica quase na entrada da famosa Baía dos Porcos (“Baía de Cocinos” aqui em Cuba), local da fracassada invasão de forças anticastristas em Abril de 1961. Há vários museus que retratam essa história, mas o melhor está ali mesmo, em Playa Girón. Ficamos um tempo curtindo a tranquilidade e beleza da praia, mojitos sendo servidos ali na areia mesmo, bem diretoria até que, antes que o museu fechasse, eu segui para lá. A Ana, Laura e Rafa, como já tinham ido ao Museu de La Revolución, resolveram ficar na praia mais um tempo. Como nos disse um cubano, todos os museus são parecidos, fotos da época, frases e histórias contando as glórias do regime.

A bela Playa Giron, na região de Cienfuegos, em Cuba

A bela Playa Giron, na região de Cienfuegos, em Cuba


O que mais me atraia era um filme de 15 min feito pouco tempo depois da invasão, produzido pelo governo. Além das ótimas imagens, a narração também é bem divertida, pintando os invasores como mafiosos e os americanos como imperialistas. Como geralmente a gente só vê filmes americanos (e aí eles são os mocinhos, claro!), é bem interessante ver o outro lado. Depois do filme, pude passar um bom tempo vendo fotos, mapas e notícias da época. Bem legal!

Museu que retrata a história da fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Playa Giron, próxima à Cienfuegos, em Cuba

Museu que retrata a história da fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Playa Giron, próxima à Cienfuegos, em Cuba


A invasão foi feita por cubanos exilados na Flórida, treinados e equipados pela CIA. Até então, a agência americana tinha tido 100% de sucesso nas suas ações de desestabilização de governos latino-americanos considerados hostis ou comunistas. O último exemplo tinha sido na vergonhosa intromissão na Guatemala, oito anos antes. Dessa vez, porém, deram com os burros n’água. Além de não contarem com o apoio aéreo americano, que tanto ansiavam, os invasores subestimaram completamente o apoio que a população daria as forças do governo. Ao contrário, imaginaram que a população se levantaria em seu favor. Em apenas três dias de luta, sob comando direto de Fidel, a invasão foi esmagada e centenas de invasores foram presos. A primeira derrota dos imperialistas, como anuncia solenemente o narrador do filme que vi.

Início de noite admirando a baía na aristocrática Punta Gorda, em Cienfuegos, em Cuba

Início de noite admirando a baía na aristocrática Punta Gorda, em Cienfuegos, em Cuba


Voltei para a praia com a cabeça a mil com as histórias do museu. Já no fim de tarde, voltamos para Cienfuegos, diretamente para o distrito de Punta Gorda, o bairro aristocrático da cidade no período pré revolucionário. Vários antigos casarões e hotéis e restaurantes por lá. Tudo com uma bela vista da baía onde está a cidade. Mal dá para perceber que estamos num país socialista.

Hotel em Punta Gorda, bairro chique de Cienfuegos, em Cuba

Hotel em Punta Gorda, bairro chique de Cienfuegos, em Cuba


Amanhã cedo, deixamos a simpática Cienfuegos para trás e rumamos para uma das mais conhecidas atrações turísticas do país: patrimônio mundial pela UNESCO, a colonial Trinidad, a pouco mais de uma hora de carro daqui, já no caminho do sol nascente!

Cuba, Cienfuegos, Praia, Baía dos Porcos, Playa Giron

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Parada técnica com nosso carro, no caminho para Cienfuegos, em Cuba

Início de Jornada

Post seguinte Prédio no Parque Céspedes, em Trinidad, em Cuba

Trinidad e a Internet

Blog da Ana Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Contos Cubanos en La Playa Girón

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 23/09/2013 | 16:09 por ary txay

    Aproveito o espaço para fazer um desafio cultural: qual o nome dos a2 supostos guerrilheiros que sobreviveram ao desembarque do GRANMA, além dos irmãos Castro, Che, Cienfuegos e i de apelido Pombo?

    Resposta:
    Oi Ary

    Agora vc vai ter de contar para gente!!!

    Abs

  • 25/08/2013 | 17:17 por Ary Txay

    Quais os q2 sobreviventes do desembarque o Granma, além de Fidel, Raul Cienfuegos e Che?

    Gratíssimo

    Resposta:
    Oi Ary

    Não sei o nme de todos eles. Além daqueles que vc citou, tem também Juan Almeida e o Calixto Garcia.

    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet