0 Contos Cubanos en La Playa Girón - Blog da Ana - 1000 dias

Contos Cubanos en La Playa Girón - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Contos Cubanos en La Playa Girón

Cuba, Cienfuegos

Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba


Fundada em 1819 Cienfuegos possui uma história um pouco diferente da maioria das cidades cubanas. Foi colonizada por franceses vindos de Louisiana, estado francês vendido por Napoleão aos americanos em 1803. Cidade jovem e de arquitetura colonial francesa, possui uma praça central charmosa e agradável, alguns museus e um longo Malecón que dá acesso à Ponta Gorda, local de grandes casas e mansões. Seu nome é uma homenagem ao General José Cienfuegos e não a Camilo, herói revolucionário como havia pensado.

Plaza josé Martí, centro de Cienfuegos, em Cuba

Plaza josé Martí, centro de Cienfuegos, em Cuba


Uma passagem rápida pelo mercadão da cidade nos deu um gosto da simpatia e curiosidade dos jovens cubanos que não hesitaram em me abordar e pedir para tirar fotos, trocar gentilezas e palavras de boas vindas. Ganhei de um deles o primeiro peso cubano nacional, uma moeda com a estrela de Che como lembrança de Cuba e sem um real no bolso, lhes agradeci com moedas da Costa Rica e Guatemala, uma lembrança do mundo lá fora.

Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba

Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba


A principal atração de Cienfuegos está a 50km da cidade, na província vizinha de Matanzas, e faz parte de um capítulo importante da história cubana. No ano de 1961 a Baía de los Cochinos, ou Baía dos Porcos, foi palco para um dos principais enfrentamentos entre Cuba e as forças imperialistas americanas desde que se deu a revolução cubana. Agentes da CIA deram suporte e treinamento aos exilados cubanos que estavam nos EUA e com apoio do governo Nicaraguense, armou e colocou os contra-revolucionários anti-Castristas nas areias da Playa Girón. Fidel foi pessoalmente liderar as tropas contra a invasão e massacrou seus paisanos deixando claro que os mandos e desmandos americanos ali não teriam espaço.

Museu que retrata a história da fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Playa Giron, próxima à Cienfuegos, em Cuba

Museu que retrata a história da fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Playa Giron, próxima à Cienfuegos, em Cuba


A Playa Girón com suas areias grossas e claras é extensa, nós nos instalamos logo no início, em um trecho conhecido como Playa de los Pinos. O mar de águas azul-esverdeadas estava convidativo para um mergulho e um snorkel enquanto o sol queimava a todo vapor.

A bela Playa Giron, na região de Cienfuegos, em Cuba

A bela Playa Giron, na região de Cienfuegos, em Cuba


Já na chegada conhecemos Seu Ruben, uma figura que nasceu nesta região e tinha muita história para contar. Ele e seus filhos têm um negócio “paralelo” aqui na praia, servem mojitos e preparam refeições sob encomenda, tudo de forma bem discreta para que a fiscalização não perceba. “Este país é uma escola de ratones”, nos explica Seu Ruben, “eu lutei pela revolução e a defendo até hoje! Conheci Fidel quando esteve aqui na praia com o presidente argelino na década de 60. Fidel me pediu que contasse a história da batalha da Playa Girón a eles e eu respondi: pois nos conte o senhor! Foi você que esteve aqui lutando, sabe melhor do que ninguém!”. Fidel riu da naturalidade do menino Ruben e seguiu com seu convidado. “O problema é que nós temos que viver, e hoje, depois de ter servido o exército revolucionário por tantos anos, eu recebo o equivalente a 12 CUCs por mês! Eu não vou deixar minha família passar fome, por isso todos nós cubanos vamos encontrando outras formas de sobreviver. As taxas dos negócios legais são muito altas! A casa onde eu vivo está condenada, disseram os engenheiros, então me ofereceram uma casa nova de um cômodo. Como vou viver com minha mulher e dois filhos em um ovo? Prefiro ficar na minha casinha mesmo.”

Visita ao mercado municipal de Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Visita ao mercado municipal de Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)


Seu Ruben tem 62 anos e seus filho mais velho 34, este nos contava sobre a saúde em Cuba, nos contou que se é detectada na gravidez que um bebê tem problemas de má formação, anomalia ou alguma síndrome, é feito aborto na hora, o filho só irá nascer assim se a mãe quiser muito. Realmente até agora não vimos ninguém com estas condições, é a visão prática e racional do comunismo. Passei horas conversando com Seu Rubens e seus filhos, falamos de política, suas convicções socialistas e comunistas e sobre a vida dentro e fora de Cuba.

A Ana faz amigos no Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba

A Ana faz amigos no Mercado Municipal de Cienfuegos, em Cuba


À sombra dos coqueiros almoçamos uma lagosta deliciosa, bananinhas fritas preparadas por sua esposa, como um piquenique praiano, enquanto Rodrigo foi conferir o Museu Girón, com fotos e fatos da batalha que se travou nesta tranquila praia. O finalzinho de tarde foi na Ponta Gorda, vendo os últimos raios de sol ao som da música cubana e ao sabor de um dos melhores mojitos da cidade.

Assistindo ao pôr-do-sol na Punta Gorda, em Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Assistindo ao pôr-do-sol na Punta Gorda, em Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)


A noite foi de mais histórias, como a da Senhora Y que tem 3 filhas, todas vivem na Itália. A primeira casou-se com um italiano, mora e trabalha lá e foi quem a ajudou a sair da casa de um cômodo para uma maior e depois outra maior ainda. “Quem não tem parentes fora de Cuba trabalhando e enviando dinheiro não consegue melhorar de vida, então eu mando as minhas filhas pra fora mesmo, a menor tem 16 anos e já foi também!” Perguntamos como e ela explicou que a casou com um amigo italiano, só para poder sair e voltar do país sem problemas. “Lá na Itália ela terá mais chances e poderá ter uma vida melhor.” Agora ela irá tentar o visto de saída do país para o seu neto de 22 anos pela quarta vez! “Já foi negado três vezes, pois tem o perfil de emigrante, mas ele quer sair! Eu acho que se um jovem tem vontade de ir, tem mais que é ir e ver como o mundo é lá fora! Eu vou e volto, por que a minha vida é aqui em Cuba, eu amo o meu país, mas aqui não tem futuro nenhum para os jovens.”

Café da manhã na Casa de Hóspedes de Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Café da manhã na Casa de Hóspedes de Cienfuegos - Cuba (foto de Laura Schunemann)


Ela já trabalhou como inspetora para o governo durante anos, foi defensora do atual regime e participou da transformação do país e nem por isso deixa de ter as suas idéias e opiniões. Não tem medo de falar conosco sobre o que pensa, é curiosa e está sempre muito bem informada. Nos contou que existem até umas manhas para ter internet mais barata em casa, ela precisa para se comunicar com as filhas e agilizar o seu negócio. Ela nunca tinha ouvido falar na famosa blogueira cubana, ganhadora de diversos prêmios de jornalismo digital por seu Blog Generacíon Y e nos fez prometer que enviaremos o seu livro, através de sua filha, para que siga atenta as novas ideias, críticas e sentimentos, que sem dúvida só elas, de cubana para cubana, sabem exatamente o que significa.

Cuba, Cienfuegos, Praia, Baía dos Porcos, Playa Giron, Baía de los Cochinos

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Meio de transporte comum em Camaguey, em Cuba

Dicas Práticas de Cuba

Post seguinte Interior de galeria de arte em Trinidad - Cuba

Trinidad é Cultura!

Blog do Rodrigo Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Playa Girón e Baía dos Porcos

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 25/06/2014 | 21:32 por Camila

    Olá!! Estou montando e remontando o roteiro para nossa viagem a Cuba em fevereiro/2014 com base nos relatos de vocês! Numa das opções, estamos pensando em pegar um ônibus da Viazul em Cienfuegos com destino a Playa Girón e pernoitar lá, para na manhã seguinte seguir para Havana. Vocês sabem se existem as casas de hóspedes em Playa Girón? Outra dúvida: no site da Viazul, vimos que existe a parada "Playa Girón" e outra "Girón", que imagino ser o centro da cidade. Vale a pena conhecer a cidade, ou o interessante é mesmo a praia? Desde já, um muito obrigada! Os blogs de vocês têm contribuído demais para o nosso planejamento!

    Resposta:
    Oi Camila! Não sei dizer a diferença do ponto Playa Girón e Girón. Eu vi pelo google maps que existe uma casa lá sim chamada "Casa Ivette e Ronel" (+53 45 984129)... deve ser bem simples, mas uma experiência! rs! Se preferir a melhor fonte para encontrar casas em Cuba são o Pepe e a Ana que estão no meu post "Dicas Práticas de Cuba". Lá perto de Playa Girón eu acho que a cidade não deve ter muito não, o melhor é a praia e se possível uma parada da Baía dos Porcos, mais pelo valor histórico. Espeor ter ajudado. Boa viagem! Abs!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet