0 Pelo Centro do Rio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pelo Centro do Rio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Pelo Centro do Rio

Brasil, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro - RJ

Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro - RJ


Hoje cedo fomos ao supermercado. Ir em mercados, feiras e mesmo supermercados é sempre uma ótima maneira de se conhecer uma cidade, seus habitantes, hábitos, sua alma. Eu já conhecia esse supermercado de outras vezes, mas fico sempre impressionado com a qualidade dos seus produtos e de como está sempre cheio. Junto com a qualidade vem o preço, claro. Ainda mais naquele lugar, coração do Leblon. Estou falando do Hortifruti. É um dos motivos que me faz ter vontade de, um dia, morar aqui. Além dos produtos, é sempre divertido observar as pessoas locais comprando. Isso nos traz mais perto do seu dia a dia, do seu cotidiano. Consequentemente, da cultura local.

Cinelândia, no Rio de Janeiro - RJ

Cinelândia, no Rio de Janeiro - RJ


Outra coisa interessante de ir ao supermercado aqui, assim como passear com a Mel, é ter um pouco aquel sentimento de lar, de casa. Nessa viagem tão longa, faz uma falta danada. Não é possível ter essa sensação nos hoteis e pousadas que vamos ficando pelo caminho. Aqui no Rio vai ser a última chance de termos esse gostinho por um bom tempo.

Mosteiro de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro - RJ

Mosteiro de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro - RJ


Depois do supermercado, fomos ao principal programa do dia: um passeio no centro da cidade. Começamos com uma longa caminhada atravessando o Leblon e boa parte de Ipanema até a estação de metrô. Já estava na hora dessa linha de metrô ter avançado mais. Acho que para a Copa e Olimpíada, deve estar pronto. Enquanto isso não acontece, ela continua bem tranquila, nada lembrando o corre-corre do metrô de São Paulo. Nove estações depois estávamos no centro do Rio, em plena Cinelândia.

Azulejos portugueses do Mosteiro de Santo Antonio, no Rio de Janeiro - RJ

Azulejos portugueses do Mosteiro de Santo Antonio, no Rio de Janeiro - RJ


Aí, começou nosso tour com os pés. Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, Museu de Belas Artes e uma curta caminhada até o Mosteiro de Santo Antônio, uma das mais antigas edificações da cidade, com seus famosos azulejos portugueses. Lá do alto, vista das proximidades e do horroroso prédio da Petrobrás. Ao lado, dentro do complexo, a bela, trabalhada e dourada igreja de São Francisco.

O belo interior da Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ

O belo interior da Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ


A fome apertava e a caminhada seguiu para a Confeitaria Colombo. Um gostoso kirche e uma saudável salada, complementado com uma deliciosa e exagerada goiabada com sorvete, provolone a outras delícias. Um pecado. Também exagerada e "saborosa" é a arquitetura do local, mais que centenária. A mais tradicional confeitaria da cidade e do país me fez sentir estar em plena Buenos Aires. Ou então, em outro século. Fazia muito tempo que queria conhecer a famosa Confeitaria Colombo e hoje foi o dia!

Interior da Confeitaria Colombo, no centro Rio de Janeiro - RJ

Interior da Confeitaria Colombo, no centro Rio de Janeiro - RJ


Saciados, seguimos para um local de nome pomposo: "Real Gabinete Portugues de Leitura". Com esse nome, só poderia ficar na rua Luis de Camões! Um bonito e clássico prédio por fora, mas o mais interessante é por dentro! Uma enorme biiblioteca de três andares, com estantes bem altas, apinhadas de livros antigos. Daquelas que só vemos em filmes. Muito legal!Tinha também uma exposição sobre a primeira travessia aérea de Lisboa ao Rio, feita em 1922 para celebrar os 100 anos da independência. Feita por pilotos luzitanos! E um deles tinha por sobrenome Cabral! O antepassado longíncuo deve ter ficado com orgulho!

Rua da Alfândega, no Rio de Janeiro - RJ

Rua da Alfândega, no Rio de Janeiro - RJ


Em seguida, um programa mais popular. Fomos ao Saara, tradicional centro de compras populares, principalmente na rua Alfândega. Depois do "banho de povo", seguimos para a Catedral, que disputa com a Petrobrás o prêmio de prédio mais feio. Por fora, porque por dentro é muito interessante, vasto e cavernoso. De lá para a Lapa, que eu só conhecia de noite. Fachadas coloridas, bares tradicionais e ruas de paralelepípedo tornam esse trecho bem interessante. Ao final da Lapa, os famosos Arcos, que traziam água do morro da Carioca para abastecer a cidade, no séc XIX. Estão em pleno processo de reforma e pintura. Bem brancos. Para mim, perderam boa parte do charme. Vai ficar bonito de novo daqui a uns quarenta anos...

Fachadas coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro - RJ

Fachadas coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro - RJ


Metrô de volta para Ipanema, choppes no bar da Devassa, caminhada pela praia e lar, doce lar. Um belo dia sem praias, cachoeiras e montanhas, curtindo outra face das tantas que o Rio tem a oferecer: o mundo urbano.

Dois dos mais estranhos prédios do Rio, a catedral e a sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro - RJ

Dois dos mais estranhos prédios do Rio, a catedral e a sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro - RJ


Amanhã, será dia de montanhas... Aqui no Rio mesmo.

Arcos da Lapa em reforma, no Rio de Janeiro - RJ

Arcos da Lapa em reforma, no Rio de Janeiro - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Leblon, Ipanema, Cinelândia, Saara

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Com a Íris, Bebel e Mel no Leblon, bem cedinho - Rio de Janeiro (RJ)

Leblon, Prainha e Marambaia

Post seguinte Tradicional foto com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - RJ

Pelas Montanhas e Ares do Rio de Janeiro - 1a parte

Blog da Ana Fachadas coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro - RJ

O Rio Histórico

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 13/06/2016 | 09:37 por nilton de souza moraes

    niltinho

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet