0 O Rio Histórico - Blog da Ana - 1000 dias

O Rio Histórico - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

O Rio Histórico

Brasil, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro

Fachadas coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro - RJ

Fachadas coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro - RJ


O Rio é uma cidade de muitas faces, além de todos os atrativos naturais, montanhas, praias, lagoa, rios, o Rio possui também uma longa participação na história do Brasil. O centro histórico do Rio de Janeiro conta a história do Brasil em seus prédios, ruas e avenidas, desde o Brasil Colonial até a República. Em uma cidade como esta é difícil deixar as praias em um dia de sol para caminhar e camelar no centro, mas também é impossível passar por aqui e não conhecer uma das mais antigas cidades brasileiras.

Biblioteca Municipal, no Rio de Janeiro - RJ

Biblioteca Municipal, no Rio de Janeiro - RJ


Começamos nosso roteiro pela Praça Floriano e Cinelândia, lugar que eu lembrava bem, pois foi cenário para manifestações de mães que tiveram seus filhos seqüestrados e/ou desaparecidos. Nesta mesma época houve uma novela que fazia campanha social sobre as mães da candelária e seus filhos desaparecidos, as escadarias da Biblioteca Municipal ficaram famosas desde então. Na mesma praça encontramos o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi restaurado há pouco tempo e estava com a ópera Romeu e Julieta em cartaz. Eu já assisti a algumas óperas neste teatro, belíssimo, mas sem dúvida precisaria revisitá-lo agora, após a reforma e restauração.

Cinelândia, no Rio de Janeiro - RJ

Cinelândia, no Rio de Janeiro - RJ


Teatro Municipal, no Rio de Janeiro - RJ

Teatro Municipal, no Rio de Janeiro - RJ


Caminhamos pela 13 de maio até o Largo da Carioca lotado de camelôs e logo avistamos o prédio da Petrobrás e ao lado o prédio do BNDES, impossível não notar o contraste da riqueza destas duas instituições instaladas em meio àquela loucura do centro de uma cidade como o Rio. Na mesma calçada onde os grandes e engravatados empresários brasileiros, passam para ir ao BNDES levantar milhões para suas empresas, muitas vezes em troca de favores eleitorais, nós vemos um mendigo chafurdando no lixo, comendo o que restou da marmita de outrem.

Prédio da Petrobrás, no Rio de Janeiro - RJ

Prédio da Petrobrás, no Rio de Janeiro - RJ


Rua da Alfândega, no Rio de Janeiro - RJ

Rua da Alfândega, no Rio de Janeiro - RJ


Centro é sempre aquele misto de lojas, muita sujeira, camelôs, história sendo reformada ou ainda abandonada. Aqui no Rio vemos muitos monumentos históricos em reforma, depois do Teatro Municipal foi a vez do Convento Santo Antônio, nossa próxima parada. O convento data de 1608, um dos mais antigos do Rio, toda sua estrutura está sendo restaurada, incluindo a igreja do convento, com a imagem do altar de Santo Antônio impressa em uma lona que protege o trabalho de restauração que está em andamento. Ao lado fica a capela da Ordem Terceira de São Francisco, esta com talho mais tardio e totalmente adornada em ouro.

O belo interior da Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ

O belo interior da Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ


Embora seja belíssima, ostenta uma riqueza absurda, principalmente se comparada à sua vizinha que nomeia o convento.

Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ

Igreja de São Francisco, no Rio de Janeiro - RJ


Uma paradinha para o almoço na Confeitaria Colombo nos fez lembrar Buenos Aires, café antigo de dois andares, espelhos imensos e decoração art nouveau. Uma salada com quiche de gorgonzola e direito à sobremesa!

Interior da Confeitaria Colombo, no centro Rio de Janeiro - RJ

Interior da Confeitaria Colombo, no centro Rio de Janeiro - RJ


Re-energizados, continuamos o nosso tour em direção à Praça Tiradentes, passando pelo Real Gabinete Português de Literatura, que possui uma biblioteca de estantes em madeira recobrindo as paredes dos três andares de livros antigos e valiosíssimos, como a edição princeps de Os Lusíadas, por exemplo.

Biblioteca do Real Gabinete Portugues de Leitura, no Rio de Janeiro - RJ

Biblioteca do Real Gabinete Portugues de Leitura, no Rio de Janeiro - RJ


Um pouco à frente enfrentamos o nada deserto Saara, região com milhares de lojas de variedades paraguaias e chinesas, até alcançar finalmente as ruas da Lapa, conhecida pela sua vida noturna.

Pintura de rua na Regente Feijó, centro do Rio de Janeiro - RJ

Pintura de rua na Regente Feijó, centro do Rio de Janeiro - RJ


Ali próximo já avistamos a Catedral Metropolitana, já votada a mais feia construção da cidade do Rio de Janeiro. Feia por fora, imponente por dentro. Seus vitrais se destacam meio ao concreto e seus 20 mil lugares se perdem abaixo dos 90 metros de altura da sua capela.

Interior da catedral do Rio de Janeiro - RJ

Interior da catedral do Rio de Janeiro - RJ


Fechando o circuito passamos pelos também em reforma Arcos da Lapa, antigo aqueduto da cidade. Sinceramente... ele ficava mais bonito mais velhinho.

Arcos da Lapa reformados, no Rio de Janeiro - RJ

Arcos da Lapa reformados, no Rio de Janeiro - RJ


Pegamos novamente o metrô até Ipanema, o mesmo que nos levou até o centro, e fazemos uma última parada estratégica no Bar Devassa em Ipanema, planejando como serão os nossos próximos dias com a previsão de 52mm de chuva que vem aí. Hoje mesmo planejávamos ir até o Rio Scenarium, mas o cansaço nos venceu, acho que é assim que percebemos que estamos ficando velhos... preferimos dormir cedo para ir pedalar na lagoa do que sair dançar em uma das melhores baladas do Rio.

Campanha educativa, no centro Rio de Janeiro - RJ

Campanha educativa, no centro Rio de Janeiro - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Lapa, Teatro Municipal, cidade histórica, cidade, Capital

Veja mais posts sobre Lapa

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Os Dois Irmãos, no Leblon, Rio de Janeiro - RJ

Praia e restinga carioca

Post seguinte O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - RJ

Braços Abertos!

Blog do Rodrigo Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro - RJ

Pelo Centro do Rio

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 21/05/2014 | 15:40 por Clóvis

    Mandou bem sobre o centro mesmo tendo faltado a região da Praça Quinze de Novembro , notabilíssima , o campo de Santana , o Palácio Duque de caxias, a Central do Brasil , a praça Mauá ...

    Resposta:
    É Clóvis, não conseguimos ver tudo infelizmente, mas as dicas ficam aí para os leitores e para a nossa próxima ida ao Rio. Obrigada!

  • 20/04/2011 | 23:14 por clenilça alves da silva(cleo)

    aaaiiii!!!!até cancei de ler de tanto que andou .o centro do rio e rico de histórias e de predios monumentosos ,e de arquiteturas hiponentes!!!!beijos ,boa noite ,fica com DEUS....

    Resposta:
    par vc ver qta coisa tem ai do ladinho, o Rio é lindo nao só pelas praias mas tb por sua história! bjoos

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet