0 Para o Norte! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para o Norte! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para o Norte!

Colômbia, Bogotá, Barichara

Foto de despedida do Douglas, em seu apartamento em Bogotá - Colômbia, um pouco antes de partirmos para o norte do país

Dia de deixar Bogotá em definitivo, mas não foi fácil. A Clarita foi trabalhar logo cedo, depois das difíceis despedidas. A esta altura, eu já tinha levantado e carregado toda a Fiona. Trabalho duro, pois tínhamos tirado toda a bagagem para ela tomar um merecido banho antes de irmos para Villa de Leyva.

Depois, foi a vez do Douglas acordar, após a grande performance de ontem. Juntos, fomos à casa da sogra dele, para nos despedir da energética Amelie, que ficou muito amiga da Ana. Voltamos para casa a tempo dele ser pego pela van da banda. Tinham novo show hoje, desta vez como atração principal. Mais uma dura e emocionada despedida.

Depois de tantas lágrimas, foi a vez de São pedro mandar as suas, sob a forma de pedras de gelo. Uma tempestade de granizo como há muito Bogotá não conhecia. Os gramados ficaram brancos! Por fim, mais uma meia hora de espera na loja onde deixamos algumas mochilas para serem consertadas e, finalmente, estávamos na estrada novamente, rumo ao Alaska!

Exibir mapa ampliado

Bem, não vamos diretamente, claro! Aqui mesmo na Colômbia ainda temos algumas paradas. A primeira delas foi, depois de muitas horas de viagem e chegada já de noite, numa das mais belas cidades coloniais do país, a pequena e pacata Barichara. Daqui seguimos amanhã para Bucaramanga, metrópole moderna no centro do país, bem ao lado do impressionante canyon de Chicamocha. No caminho, a pequena San Gil, principal base de uma região que oferece todo tipo de esporte de aventura. De Bucaramanga seguimos para Mompós, ao lado do rio Magdalena, a cidade que inspirou Gabriel Garcia Marques no seu clássico "Cem Anos de Solidão". Finalmente, dali seguimos para Cartagena, na costa do Caribe, nosso porto de embarque para a América Central. Enfim, se ainda há tanto por fazer aqui na Colômbia, imagina até o Alaska. De vez em quando ainda bate aquela dúvida se vamos mesmo chegar (e voltar!)...

Bom, pelo menos até Barichara chegamos. Bem de noite, ruas estreitas e de pedra, sem viva alma nas ruas (se desconsiderarmos os gatos). Parecia uma cidade fantasma. Com jeito, achamos um hotel. E também um restaurante, espanhol. Um verdadeiro deleite! Um delicioso jantar, o primeiro do resto das nossas vidas. De barriga cheia e com cama limpa, estamos prontos para o longo dia de amanhã!