0 Os Cinco P's - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Os Cinco P's

Ilhas Virgens Britânicas, Tortola - Road Town

Praia de Brewers Bay, em Tortola - BVI

Meu dia de hoje pode ser bem resumido em cinco P's...

Punchs:
Ainda sob o efeito dos punchs de amora e rum da noite anterior, assim que nos instalamos no Sea View Hotel, em Road Town, capital das BVI, me aboletei na cama para uma sonequinha merecida. Mas a Ana não deixou, cheia de pique e argumentando que tínhamos muito pouco tempo nessas ilhas para ficar dando bobeira no hotel. Falar o quê? Partimos caminhando rumo ao centro da cidade.

Programação:
Fomos direto a uma loja de mergulho e, com a ajuda da simpática dona, fechamos toda a nossa programação nos exíguos 3 dias que temos no país: decidimos alugar um carro (equipamento essencial por aqui) para rodar a ilha hoje e amanhã à tarde. Amanhã de manhã, vamos mergulhar por aqui, ir num dos mais famosos naufrágios do mundo. E no último dia, vamos de barco para Virgin Gorda, segunda ilha mais importante daqui, passar o dia por lá. Na sexta, voltamos para as USVI, mas desta vez para St. Thomas, passar o dia. E sábado cedinho, voltamos para Miami, para ficar até o dia 10, quando retornamos ao Brasil. Assim, fechamos essa primeira etapa caribenha da nossa viagem.

Nosso carro alugado em Tortola - Ilhas Virgens Britânicas

Parque:
A bordo do nosso possante carrinho mil (35 dólares por dia), subimos as montanhas que formam a maioria da ilha de Tortola. Nosso objetivo era a mais alta delas, ponto culminante do país. Fica no Parque Sage e oferece vistas maravilhosas de várias das 10.999 mil virgens, além da própria Tortola. Pouco mais de 500 metros de altura. Para chegar lá perto o carrinho tem de suar bastante enfrentando muitas ladeiras. O esforço dele é muito maior do que o nosso, que devemos caminhar apenas os últimos 50 metros verticais. Uma tranquilidade. Com um mapa na mão, passamos algum tempo olhando o oceano e as ilhas que aparecem em todos os lados, reconhecendo cada virgem pelo seu nome, ganhando cada vez mais intimidade com elas. Além do próprio pico Sage, o parque oferece caminhadas pelas matas locais. Trilhas bem gostosa de fazer, um certo ar de altitude, mais puro que lá embaixo. Foi ótimo termos ido lá, um refresco para o corpo e para o espírito.

Caminhada no Pàrque da Sage Mountain, a mais alta das Ilhas Virgens Britânicas

Pessoas:
Viajar é mais do que conhecer lugares. É conhecer pessoas. Algumas delas valem muito a pena. Foi uma dessas que conhecemos, logo ao sair do parque. É o Jim, inglês criado no Quênia e radicado aqui há muito tempo. É o dono de um restaurante que o abriu apenas para nos servir duas cervejas e que acabou conversando com a gente por duas horas. Um sotaque delicioso de se ouvir e entender, uma história interessantíma de se escutar. Morou 2 anos na Antártida! Isso mesmo, na Antártida! Foi o cozinheiro de uma estação de pesquisa inglesa. Além disso, escapou por pouco de ter de lutar nas Malvinas. Mas esteve na Geórgia do Sul, onde visitou o túmulo de um ídolo nosso em comum: o famoso aventureiro inglês Shakleton. O jim adorou os nossos planos de viagem e combinamos de voltar lá amanhã à noite. Ele vai servir um jantar VIP só para nós, com vista para toda a ilha.

Praia de Brewers Bay, em Tortola - BVI

Praias:
Aqui no Caribe não tem jeito de fugir delas. As praias são parada obrigatória. Após o parque e a conversa com o Jim, descemos para o outro lado da ilha, a costa norte, onde estão as praias de Tortola. São várias praias, todoas com um clima parecido com praias mais isoladas (as poucas que sobraram) do litoral norte de São Paulo. Um clima quase bucólico, casas mais simples (quando comparadas com USVI), pescadores. Como bem definiu a Ana, BVI tem mais personalidade que USVI. Fizemos snorkel e aproveitamos o sol em Brewers Beach. Praia bem vazia. É tão imcompreensível e ao mesmo tempo maravilhoso, ver esses paraísos vazios. Depois, assistimos ao pôr-do-sol (para variar...) em outra praia jóia e ainda jantamos num restaurante na beira da areia, varanda aberta, brisa suave. Só a comida que estava meio mais ou menos, peixe com gosto de peixe, se é que me entendem...

Pronto! Aí estão os cinco P's...

Ilhas Virgens Britânicas, Tortola - Road Town, Praia, trilha, Montanha

Post anterior Início do passeio de caiaque em direção à baía bioluminescente, em Fajardo - Porto Rico