0 No Litoral Sul de Pernambuco - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Litoral Sul de Pernambuco - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

No Litoral Sul de Pernambuco

Brasil, Pernambuco, Olinda, Porto de Galinhas, Calhetas, Carneiros

Praia de Calhetas, em Ipojuca - PE

Praia de Calhetas, em Ipojuca - PE


Hoje deixamos Olinda e fomos conhecer alguns dos pontos mais badalados do litoral sul pernambucano. Esmos indo em direção aos estados de Alagoas e Segipe já que, no nosso caminho para o norte, quando chegamos à Mangue Seco, última praia da Bahia, viramos em direção à Chapada Diamantina e ao sertão, e não passamos por esses dois estados. Agora, aproveitando os últimos momentos de tranquilidade no litoral antes do verão que se aproxima, vamos conhecer os dois menores estados do Nordeste, suas praias e cidades históricas. Depois, mais um pequeno tour pelo interior rumo ao norte, até chegarmos ao litoral da Paraíba. Ziguezagueando assim, vamos conhecendo esse Brasilzão...

Antes de sair de Olinda, ainda tive tempo de levar a Fiona para balancear e alinhar os pneus. Estava passando da hora. É estranho andar pela Olinda moderna, no caminho para a Pneuac, que nos atendeu muito bem. Pois é, além daquela Olinda que vemos na TV, com suas ladeiras de paralelepípedo, prédios históricos e muito frevo, também tem a Olinda "normal", com orla onde se faz cooper, ruas planas cheias de comércio, enfim, uma cidade como as outras.

Praia de Calhetas, em Ipojuca - PE. Ao fundo, é possível ver Boa Viagem - Recife

Praia de Calhetas, em Ipojuca - PE. Ao fundo, é possível ver Boa Viagem - Recife


Nossa primeira parada na viagem para o sul foi a praia de Calhetas. Uma pequena enseada de onde, ao longe, ainda é possível avistar os prédios de Boa Viagem. Com o mar calmo, é muito boa para fazer snorkel. Não foi o caso hoje, com mar mais agitado. Mas estava muito gostosa de nadar, nosso primeiro banho de mar no continente em muito tempo! Dei uma boa volta nadando pela baía, sempre com uma pulga atrás da orelha, observando Recife ao longe. Será que os tubarões de Boa Viagem nunca dão um pulinho por aqui? Nunca houve nenhum caso mas, sendo tão perto, porque será?

Dupla de repentistas na praia de Calhetas, em Ipojuca - PE

Dupla de repentistas na praia de Calhetas, em Ipojuca - PE


Há 17 anos estive aqui com minha turma de faculdade. Tínhamos vindo para um congresso da SBPC em Recife. Não pelas palestras, mas pela viagem de graça, claro! Aproveitamos para conhecer Calhetas. Estudantes pobres, viemos de trem e de carona (num caminhão de pedras! Não recomendo a ninguém andar sentado sobre pedras numa estrada de terra!). Junto com um amigo (e agora padrinho), o Kina, também nadador, nadamos de Calhetas até a vizinha Gaibu, contornando o costão. Já naquela época, lembro de pensar nos tubarões. Hoje, sozinho, resolvi ficar dentro da baía mesmo. Primeiro dentro d'água e depois na areia, com direito à apresentação de uma dupla de repentistas que encheram a Ana de elogios rimados, ao justo custo de um pagamento, por supuesto.

Rua peatonal em Porto de Galinhas - PE

Rua peatonal em Porto de Galinhas - PE


De Calhetas para Porto de Galinhas. Fomos por um atalho, estrada de terra cortando fazendas de canaviais. Mesma paisagem do interior de São Paulo, serpenteando por entre a cana de açúcar, período de queimadas e colheita. A única diferença é que o mar está ali pertinho. Mas tive aquela sensação meio estranha de, ao fechar os olhos, me imaginar em Ribeirão Preto, dois mil quilômetros para o sul.

Jangadeiros de folga na maré alta em Porto de Galinhas - PE

Jangadeiros de folga na maré alta em Porto de Galinhas - PE


Chegamos em Porto com a maré cheia o que, evidentemente, esconde boa parte do seu charme. Passeamos por suas ruas peatonais, cheias de lojas, pousadas e restaurantes. Na temporada é um movimento infernal. Hoje estava bem tranquilo. No mar e na praia, jangadeiros e jangadas esperavam pela próxima maré baixa para levar os turistas para os bancos de corais, ali pertinho, e as piscinas naturais repletas de peixes. Hoje, a cidade vive do turismo. Bem melhor que há alguns séculos, quando era um porto importante para receber escravos. Muitos deles vindos de uma região no interior da África, onde eram chamados de galinhas. Daí o nome da cidade. A luz do fim de tarde na praia estava linda e a Ana não resistiu e deu um mergulho. E nós seguimos viagem rumo ao sul, à muito mais tranquila e menos urbanizada Praia de Carneiros.

Fim de tarde em Porto de Galinhas - PE

Fim de tarde em Porto de Galinhas - PE


Foi aqui que chegamos, depois de atravessar Tamandaré, já no escuro. Lua cheia, praia claríssima, um colírio para os olhos. Tão claro que eu jurava ser possível ver o verde do mar. Mas só vamos poder conferir amanhã cedo.

Porto de Galinhas - PE

Porto de Galinhas - PE

Brasil, Pernambuco, Olinda, Porto de Galinhas, Calhetas, Carneiros, Tamandaré, Gaibu

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Com o Tomas e a Francesca no pré-carnaval em Olinda - PE

Celebrando a Vida

Post seguinte Cenário perfeito para pescar! (Praia de Carneiros, em Tamandaré - PE)

Na Bela Praia dos Carneiros

Blog da Ana Fim de tarde em Porto de Galinhas - PE

Calhetas e Galinhas

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 21/11/2012 | 20:35 por Nice Albano

    Lindas suas fotos.Muito bons seus comentários.Sou de São Paulo e moro há 22 anos em Pernambuco.Conheço boa parte de todo o litoral do nordeste.
    Se me permite,porém uma correção: a praia de Calhetas fica no Cabo de Santo Agostinho-PE cidade onde moro.Porto de Galinhas sim,pertence á Ipojuca.
    Um abraço,parabéns.

    Resposta:
    Oi Nice

    Obrigado pela correção! As duas praias são lindas e, especialmente a pequena calhetas, eu ADORO!

    O Nordeste é ótimo, litoral e sertão! Tivemos a sorte de passar um bom tempo por aí e, quanto mais ficávamos, mais gostávamos! Que saudades!

    Um abraço

  • 27/06/2012 | 15:15 por kika

    Amei o log de vcs, está otimo e as fotos nem se fala...uma mais linda q a outra...alias só vou me hospedar na pousada do farol pq vi as fotos aqui...beijos ao casal...

    Resposta:
    Oi kika

    Tomara que tenha a mesma ótima experiência que nós tivemos na pousada

    Quando às praias daí, aí não tem erro... vai adorar!

    Bjs

  • 26/07/2011 | 19:29 por Karen

    Só uma pequena correção: Calhetas fica na cidade do Cabo de Santo Agostinho, não em Ipojuca... Porto de Galinhas é que pertence á Ipojuca!
    Gostei muito do seu relato sobre locais maravilhosos do nosso Brasil. Abraços.

    Resposta:
    Obrigado pela correção, Karen!
    E viva o litoral de Pernambuco!
    Abs

  • 23/12/2010 | 11:30 por Kina

    Fala Poul! Lembrei-me da viagem e da nossa travessia...Lembro que vc quase nao aguentou chegar, né?
    abraco
    Kina

    Resposta:
    Poxa, Kina
    Te carreguei nas costas, não lembra?
    Abs para a família! (viajam quando?)

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet