0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Navegando no "encontro das águas", ponto de encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas
A chuva não deixou que saÃssemos do hotel pela manhã, hoje. Desde a noite de ontem, foi água que não acabava mais. E a gente pensando no estado da Transamazônica... Bom, a estrada pode ficar interditada, mas o rio, nossa "estrada" de hoje e amanhã, para ele a chuva é só uma aguinha a mais.
Fiona já embarcada, pronta para seguir para Santarém (no porto de Manaus - AM)
Bem na hora de ir, já pensando num táxi, a chuva virou chuvisco e pudemos seguir à pé mesmo. Chegando ao porto, lá estava a nossa Fiona, muito bem embarcada no convés inferior do barco, o Luiz Afonso. Ao redor dela, um intenso movimento de vai-e-vem de marujos e estivadores carregando mercadorias no porão do barco. O segundo andar já estava todo tomado por redes e o convés superior ainda tinha algum espaço. É ali que fica o bar e a TV do Luiz Afonso.
Ana filmando o movimento de embarque no porto de Manaus - AM
Nós colocamos nossas mochilas na Fiona, felicÃssima de nos ver, e ficamos a curtir toda aquela agitação, no porto e no barco. Naquela hora, vários barcos partiam, o que multiplicava o movimento do cais, entre vendedores, trabalhadores e viajantes. Uma cena intensa e interessantÃssima, que só vai entender realmente quem já passou por isso. Tudo captado pelas lentes da Ana que promete fazer mais um dos belos filmes que ela tem editado.
Barco deixa o porto de Manaus - AM carregado de passageiros
Nós, na dúvida entre comprar duas redes e dormir na Fiona, acabamos optando pela 2a opção, para testar essa possibilidade. Afinal, já se vão 400 dias de viagem e ainda não dormimos no nosso carro. Decidimos que hoje seria a estréia!
Redes ocupam o convés superior do nosso barco de Manaus à Santarém
Com meia hora de atraso, partimos. Os potentes motores do Luiz Afonso, que promete chegar à Santarém em apenas 30 horas, logo nos tiram de Manaus. Em menos de meia hora, já estamos atravessando o famoso "encontro das águas", o ponto onde as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas barrentas do Rio Solimões para, juntas, formarem o maior rio do planeta, o Amazonas. Por alguns quilômetros, é possÃvel ainda ver dois rios correndo dentro de apenas um. Mas, aos poucos, a cor barrenta vai se sobressaindo, a cor negra cada vez mais restrita à margem norte. Por fim, tudo vira uma coisa só, um rio a se perder de vista.
O canto mais interessante do nosso barco para Santarém
Depois, foi ver o tempo e o rio passarem. Pode-se caminhar pelos três conveses, ver televisão, socializar, comer e beber no bar do barco. Enfim, o tempo acaba passando bem mais rápido do que a gente imagina. Logo a tarde chegou e, em seguida, uma noite estrelada. Naquele mundão isolado, longe das luzes da cidade, as estrelas parecem mais perto do que nunca. Lindas!
Filmando o famoso "encontro das águas", ponto de encontro entre os rios Negro e Solimões, formando o Rio Amazonas
E nós nos recolhemos aos nossos aposentos, digo, a Fiona. Lá dentro, viva a tecnologia, conseguimos acessar a internet. Meio capenga, mas conseguimos! IncrÃvel! O rio Amazonas, essa enorme "rodovia" no meio da floresta, tem uma cobertura de celular mais eficiente do que muitas estradas no sul do paÃs! Quem diria...
Descendo o rio Amazonas entre Manaus e Santarém, à bordo do barco Luiz Afonso
Fim de tarde em dia nublado no Rio Amazonas, à caminho do Pará
Por fim, dormimos. Nossa última noite no estado do Amazonas. Amanhã logo cedo voltamos ao Pará, um pouco mais de dois meses depois de deixá-lo, rumo ao Amapá. SaÃmos de avião, voltamos de barco!
Fiona no convés inferior do barco Luiz Afonso, à caminho de Santarém - PA
Amazonas
Abraçando o vento
Nas águas do amazonas
O azul se junta ao verde
Céu e Selva
Sintonia de cores
A beleza exuberante é enlace
O barco navega
No vai e vem da saudade
O vento canta a vida
Singra, vai ligeiro
Navega neste mar rasteiro
Mar de ilusões e fantasias
Pura magia!
Manaus pulmão do mundo
Guarda maior tesouro
Nação indÃgena
Virgem florescer
Flor mais linda
Verde floresta
Abre-se para mais uma primavera
Eco sistema
Teu sorriso uma aquarela.
Jamaveira®
Não conheço as belas terras do amazonas, mas, fiz essa poesia em sua homenagem.
Resposta:
Bela poesia!!!
E viva a Amazônia!!!
Ana e Rodrigo,q maravilha esse blog d vcs! muito incrivel,adorei as fotos.Achei esse blog por acaso então resolvi dar uma olhada agora vou estar sempre acompanhando vcs.
Moro em Januaria mg por onde vcs passaram.
um grande abraço!!
Resposta:
Oi Rubia
Passamos em Januária e temos ótimas lembranças daÃ, do Peruaçu (maravilhoso!) e do Velho Chico tb.
Que bom que vc gostou das fotos e dos blogs. Espero que continue acompanhando e comentando tb!
Abs
Grandes Amigos Ana e Rodrigo!!! Estamos também acompanhando vocês, e torcendo muito por este desafio da Transamazônica. Cuidado redobrado nas pontes, que são os verdadeiros riscos. Nossa travessia desde Boa Vista até aqui em Belém foi tranquila. Vamos acabar nos encontrando de novo lá para baixo, tipo em BHTE. Quando passarão por lá?
Resposta:
Olá Cynthia e Eduardo!!!
E então, depois do Arco Norte, só molezinha pelo litoral nordestino, hein? Espero que as chuvas parem logo! Não deixem de conhecer as pequenas cidades dessa costa maravilhosa! Lugares como Algodoal, no Pará, os famosos Lençóis Maranhenses, na terra de Sarney, Tatajuba, no Ceará, Galinhos, no RN e por aà vai. No nosso site, tem fotos de todos esses lugares!
Já passamos por BH na nossa viagem. Foram quase dois meses pelas incrÃveis Minas Gerais. Mas a gente precisa sim se reencontrar! Que tal, quando terminarem as Bordas, fazerm um giro rápido pelo miolo? Goiás, Tocantins, Jalapão e essas bandas do ládo de cá?
Um grande abraço, uma feliz continuação de viagen e vamos mantendo contato! E nós, de olho nas pontes!
Olá!
A fase da Transamazônica é uma das que mais aguardo na expedição!
Há um certo tempo, o pessoal da Natgeo fez uma expedição chamada Across the Amazon e as duas Hilux passaram sem dificuldades.
Vai acontecer o mesmo com vocês!
Atenção sempre na condição dos pneus e dará tudo certo!
Boa sorte,
Leandro
Resposta:
Olá Leandro
Pois é, estamos chegando lá, com chuva e tudo. Acho que o pessoal do Across de Amazon passou lá na temporada seca.
Mais uns dois dias de boa vida aqui em Alter do Chão e vamos colocar o pé na estrada (ou no barro). Sempre de olho nos pneus!
Abs
Oi Ana e Rodrigo!
tô pegando carona agora.. rs. Digo... lá pelos tantos kms acabei caindo no blog de vcs... fantástico!
Bom, do centro de São Paulo.. República... meus sinceros:
BOA VIAGEM!!!
Resposta:
Olá Ari
Venha de carona mesmo que é por isso que temos o site e os blogs! Para tentar dividir um pouco com vcs tudo isso que temos vivenciado.
Um grande abraço para vc, aà numa das mais famosas praças do Brasil! Já estivemos na República, no inÃcio da nossa jornada pelas américas
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet