0 Navegando pelo Amazonas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Navegando pelo Amazonas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Navegando pelo Amazonas

Brasil, Amazonas, Manaus

Navegando no 'encontro das águas', ponto de encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas

Navegando no "encontro das águas", ponto de encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas

A chuva não deixou que saíssemos do hotel pela manhã, hoje. Desde a noite de ontem, foi água que não acabava mais. E a gente pensando no estado da Transamazônica... Bom, a estrada pode ficar interditada, mas o rio, nossa "estrada" de hoje e amanhã, para ele a chuva é só uma aguinha a mais.

Fiona já embarcada, pronta para seguir para Santarém (no  porto de Manaus - AM)

Fiona já embarcada, pronta para seguir para Santarém (no porto de Manaus - AM)

Bem na hora de ir, já pensando num táxi, a chuva virou chuvisco e pudemos seguir à pé mesmo. Chegando ao porto, lá estava a nossa Fiona, muito bem embarcada no convés inferior do barco, o Luiz Afonso. Ao redor dela, um intenso movimento de vai-e-vem de marujos e estivadores carregando mercadorias no porão do barco. O segundo andar já estava todo tomado por redes e o convés superior ainda tinha algum espaço. É ali que fica o bar e a TV do Luiz Afonso.

Ana filmando o movimento de embarque no porto de Manaus - AM

Nós colocamos nossas mochilas na Fiona, felicíssima de nos ver, e ficamos a curtir toda aquela agitação, no porto e no barco. Naquela hora, vários barcos partiam, o que multiplicava o movimento do cais, entre vendedores, trabalhadores e viajantes. Uma cena intensa e interessantíssima, que só vai entender realmente quem já passou por isso. Tudo captado pelas lentes da Ana que promete fazer mais um dos belos filmes que ela tem editado.

Barco deixa o  porto de Manaus - AM carregado de passageiros

Barco deixa o porto de Manaus - AM carregado de passageiros

Nós, na dúvida entre comprar duas redes e dormir na Fiona, acabamos optando pela 2a opção, para testar essa possibilidade. Afinal, já se vão 400 dias de viagem e ainda não dormimos no nosso carro. Decidimos que hoje seria a estréia!

Redes ocupam o convés superior do nosso barco de Manaus à Santarém

Com meia hora de atraso, partimos. Os potentes motores do Luiz Afonso, que promete chegar à Santarém em apenas 30 horas, logo nos tiram de Manaus. Em menos de meia hora, já estamos atravessando o famoso "encontro das águas", o ponto onde as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas barrentas do Rio Solimões para, juntas, formarem o maior rio do planeta, o Amazonas. Por alguns quilômetros, é possível ainda ver dois rios correndo dentro de apenas um. Mas, aos poucos, a cor barrenta vai se sobressaindo, a cor negra cada vez mais restrita à margem norte. Por fim, tudo vira uma coisa só, um rio a se perder de vista.

O canto mais interessante do nosso barco para Santarém

Depois, foi ver o tempo e o rio passarem. Pode-se caminhar pelos três conveses, ver televisão, socializar, comer e beber no bar do barco. Enfim, o tempo acaba passando bem mais rápido do que a gente imagina. Logo a tarde chegou e, em seguida, uma noite estrelada. Naquele mundão isolado, longe das luzes da cidade, as estrelas parecem mais perto do que nunca. Lindas!

Filmando o famoso 'encontro das águas', ponto de encontro entre os rios Negro e Solimões, formando o Rio Amazonas

Filmando o famoso "encontro das águas", ponto de encontro entre os rios Negro e Solimões, formando o Rio Amazonas

E nós nos recolhemos aos nossos aposentos, digo, a Fiona. Lá dentro, viva a tecnologia, conseguimos acessar a internet. Meio capenga, mas conseguimos! Incrível! O rio Amazonas, essa enorme "rodovia" no meio da floresta, tem uma cobertura de celular mais eficiente do que muitas estradas no sul do país! Quem diria...

Descendo o rio Amazonas entre Manaus e Santarém, à bordo do barco Luiz Afonso

Fim de tarde em dia nublado no Rio Amazonas, à caminho do Pará

Por fim, dormimos. Nossa última noite no estado do Amazonas. Amanhã logo cedo voltamos ao Pará, um pouco mais de dois meses depois de deixá-lo, rumo ao Amapá. Saímos de avião, voltamos de barco!

Fiona no convés inferior do barco Luiz Afonso, à caminho de Santarém - PA

Brasil, Amazonas, Manaus,

Post anterior Fiona aguardando para ser embarcada, no porto de Manaus - AM

Embarcando a Fiona

Post seguinte Mosaico de redes coloridas no barco Luiz Afonso, a caminho de Santarém

De Volta ao Pará

Blog da Ana O 'encontro das águas', ponto de encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas

Estrada fluvial

• 26/10/2014 | 12:58 por jamaveira

Amazonas

Abraçando o vento

Nas águas do amazonas
    O azul se junta ao verde
    Céu e Selva
    Sintonia de cores
    A beleza exuberante é enlace
    O barco navega
    No vai e vem da saudade
    O vento canta a vida
    Singra, vai ligeiro
    Navega neste mar rasteiro
    Mar de ilusões e fantasias
    Pura magia!
    Manaus pulmão do mundo
    Guarda maior tesouro
    Nação indígena
    Virgem florescer
    Flor mais linda
    Verde floresta
    Abre-se para mais uma primavera
    Eco sistema
    Teu sorriso uma aquarela.

Jamaveira®

Não conheço as belas terras do amazonas, mas, fiz essa poesia em sua homenagem.

Bela poesia!!!

E viva a Amazônia!!!

• 12/05/2011 | 21:05 por Rubia Castilho

Ana e Rodrigo,q maravilha esse blog d vcs! muito incrivel,adorei as fotos.Achei esse blog por acaso então resolvi dar uma olhada agora vou estar sempre acompanhando vcs.
    Moro em Januaria mg por onde vcs passaram.
    um grande abraço!!

Oi Rubia
    Passamos em Januária e temos ótimas lembranças daí, do Peruaçu (maravilhoso!) e do Velho Chico tb.
    Que bom que vc gostou das fotos e dos blogs. Espero que continue acompanhando e comentando tb!

• 05/05/2011 | 18:43 por EXPEDIÇÃO BORDAS DO BRASIL

Grandes Amigos Ana e Rodrigo!!! Estamos também acompanhando vocês, e torcendo muito por este desafio da Transamazônica. Cuidado redobrado nas pontes, que são os verdadeiros riscos. Nossa travessia desde Boa Vista até aqui em Belém foi tranquila. Vamos acabar nos encontrando de novo lá para baixo, tipo em BHTE. Quando passarão por lá?

Olá Cynthia e Eduardo!!!
    E então, depois do Arco Norte, só molezinha pelo litoral nordestino, hein? Espero que as chuvas parem logo! Não deixem de conhecer as pequenas cidades dessa costa maravilhosa! Lugares como Algodoal, no Pará, os famosos Lençóis Maranhenses, na terra de Sarney, Tatajuba, no Ceará, Galinhos, no RN e por aí vai. No nosso site, tem fotos de todos esses lugares!

Já passamos por BH na nossa viagem. Foram quase dois meses pelas incríveis Minas Gerais. Mas a gente precisa sim se reencontrar! Que tal, quando terminarem as Bordas, fazerm um giro rápido pelo miolo? Goiás, Tocantins, Jalapão e essas bandas do ládo de cá?
    Um grande abraço, uma feliz continuação de viagen e vamos mantendo contato! E nós, de olho nas pontes!

• 05/05/2011 | 15:49 por Leandro Mattera

Olá!

A fase da Transamazônica é uma das que mais aguardo na expedição!

Há um certo tempo, o pessoal da Natgeo fez uma expedição chamada Across the Amazon e as duas Hilux passaram sem dificuldades.

Vai acontecer o mesmo com vocês!

Atenção sempre na condição dos pneus e dará tudo certo!

Boa sorte,
    Leandro

Olá Leandro

Pois é, estamos chegando lá, com chuva e tudo. Acho que o pessoal do Across de Amazon passou lá na temporada seca.

Mais uns dois dias de boa vida aqui em Alter do Chão e vamos colocar o pé na estrada (ou no barro). Sempre de olho nos pneus!

• 05/05/2011 | 15:27 por Ari

Oi Ana e Rodrigo!

tô pegando carona agora.. rs. Digo... lá pelos tantos kms acabei caindo no blog de vcs... fantástico!

Bom, do centro de São Paulo.. República... meus sinceros:

BOA VIAGEM!!!

Olá Ari
    Venha de carona mesmo que é por isso que temos o site e os blogs! Para tentar dividir um pouco com vcs tudo isso que temos vivenciado.

Um grande abraço para vc, aí numa das mais famosas praças do Brasil! Já estivemos na República, no início da nossa jornada pelas américas