0 Naufrágio e Sugar Beach - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Naufrágio e Sugar Beach - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Naufrágio e Sugar Beach

Santa Lúcia, Soufriere

Os belos cenários do anufrágio Lesleen M, em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

A nossa manhã de hoje foi dedicada ao maravilhoso mundo submarino ao redor de Soufriere. Com águas quentes e cristalinas, bancos e paredes de corais e centenas de espécies de peixes, Santa Lúcia é mais um paraíso do mergulho caribenho.

Saindo para mergulhos em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Feliz da vida, no caminho para os pontos de mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Mas o que queríamos ver mesmo era um naufrágio. No meio da década de 80 as autoridades afundaram um velho cargueiro, o Lesleen M, a poucas centenas de metros da costa. Mais do que atrair mergulhadores, o que um naufrágio em águas rasas faz é atrair corais e peixes, criando um novo ecossistema onde antes só havia areia.

Chegando ao Lesleen M, naufrágio em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Pois bem, e atrás deles vem os mergulhadores! Isso significa mais turistas e divisas para o país! E foi para lá que fomos logo cedo, no pequeno e veloz barco do Chester, nosso simpático guia para os mergulhos de hoje.

Mergulho no naufrágio Lesleen M, em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Junto conosco, um casal da Guiana Francesa. Os primeiros que encontramos em nossa viagem pela América desde que passamos pelo seu país. Eles também ficaram surpreendidos de conhecer alguém que já havia estado em seu país, hehehe.

Esgueirando-se dentro do naufrágio Lesleen M, em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Mergulhamos os cinco em direção ao naufrágio, mas o Chester logo percebeu que os dois não eram muito “treinados”. Assim, de forma muito simpática, nos deu sua lanterna e deixou que a gente explorasse o navio por dentro e por fora, enquanto ele levava os guianeses por áreas menos complicadas.

Foi incrível! O navio tem várias áreas de penetração e vida abundante em toda a sua extensão. Excelente oportunidades para fotos! Ao mergulhar por seus cômodos e decks, tinha hora que eu me sentia nas filmagens submarinas de Titanic! Foi muito legal mesmo! Fazia muito tempo que não aproveitávamos tanto um naufrágio!

Explorando o naufrágio Lesleen M, em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Mergulhando nos pináculos submersos em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Voltamos para a base e, duas horas mais tarde, saímos para novo mergulho, dessa vez sem os amigos da Guiana. Fomos aos pináculos, grandes torres de pedra que se erguem do solo a quase 30 metros de profundidade, chegando quase à superfície.

Explorando um pequeno canyon entre dois pináculos em mergulho em  Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Explorando um pequeno canyon entre dois pináculos em mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Uma moréia durante mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Novamente, é um enorme atrativo para a vida. Lagostas, camarões, moréias, diversos tipos de peixes e caranguejos, corais de diversas formas e cores, moles e duros. Os pináculos formam pequenos canyons entre eles e a corrente de água deixa a área sempre limpa, aumentando a visibilidade.

Segurando um peixe embaixo d'água, durante mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

O Chester era craque em pegar peixe com a mão, vivo, e depois passava para a Ana. Parecia um brinquedo na mão dela, um robozinho, hehehe. Com todo o cuidado, ela devolvia a arisca criatura à liberdade.

A mais estranha estrela-do-mar que eu já tinha visto, durante mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Estranho foi uma grotesca estrela-do-mar, que mais parecia um monte de galhos entrecruzados, quase um ninho de passarinhos. Quando pegamos, suas dezenas de braços (os ramos), logo se grudam em nós, Muito esdrúxulo!

Fim de mergulhos, ainda com o filtro para fotos subaquáticas, em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe

Mais legal ainda é sair à superfície e, ainda no mar, admirar as imponentes Pitos acima de nós, os grandes guardiões da ilha.

Chegando perto da Petit Piton, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia

E foi para perto delas que fomos de tarde. A estrada contorna a Petit Piton, que de perto se parece com os grandes rochedos do Rio, como o Corcovado ou os Dois Irmãos e nos leva para uma praia paradisíaca entre as duas Pitons.

Caminhando no resort Jalousy, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia

A praia faz parte de um grande resort, o Jalousie. Nós pedimos para entrar e eles deixaram. Um outro mundo, quadra de tênis, piscina, carrinhos de golfe levando turistas para lá e para cá.

Vista para a Gros Piton, no resort Jalousy, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia

Foi dali que tivemos nossa melhor visão da Gros Pinton, um pouco mais alta que a Petit, mas muito mais fácil de ser “escalaminhada”. Caminhamos até a praia passando pelos jardins bem cuidados do resort e chegamos à Sugar Beach.

A Sugar Beach, com areias brancas importadas de Granada, no resort Jalousy, entre as duas Pitons, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia

Tem esse nome porque suas areias são brancas! Mas, na verdade, não são dali, O resort resolveu investir e mandou trazer areia de Granada. Suprimento constante, para repor aquilo que o mar leva. Um investimento que parece fazer sucesso entre os hóspedes. Realmente, o resultado é bem lindo, uma praia de areias brancas bem entre as duas Pitons. Diante de tal beleza, também nós resolvemos fazer o “nosso investimento”: enfrentamos os altos preços e tomamos um delicioso rum punch a beira mar, cercados por uma natureza de beleza invejável.

A Pitons Falls, com águas termais, perto de Soufriere, no sul de Santa Lúcia

Conseguimos uma carona num dos carrinhos de golfe para nos levar de volta ao nosso carro, no alto do morro. De lá, a caminho da cidade, paramos nas Piton Falls, uma pequena cachoeira de águas termais. Àquela hora da tarde, já não havia mais ninguém e tínhamos a pequena cachoeira e piscina só para nós. Um banho de água quente para relaxar depois de um dia tão estressante...

Santa Lúcia, Soufriere, Mergulho, Praia, Pitons

Post anterior As famosas montanhas Piton, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia, no Caribe

Praia, Pitons e o Maravilhoso Snorkel

Post seguinte Época de flores em Pigeon Island, parque próximo à Rodney Bay, norte de Santa Lúcia

Férias das Férias

Blog da Ana Uma bela tartaruga durante mergulho em Soufriere, sul de Santa Lúcia, no Caribe