0 Impossível Partir - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Impossível Partir

Brasil, São Paulo, Ilha Bela

Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Acordamos hoje cheios de pique e de planos! Muitas explorações e caminhadas a fazer! Queríamos ir até a praia seguinte, Anchovas. Lá, um rio para explorar, uma árvore gigantesca para admirar. Se tivéssemos tempo, uma chegada até a praia seguinte, Indaiaúba, que muitos dizem ser a mais bonita da Ilha Bela (que competição difícil!). Tudo isso a tempo de voltar para o Bonete, curtir mais um pouco a praia e voltar ainda hoje pela trilha até a Fiona e para a casa do Dudu e Celina. Afinal, no dia seguinte, amanhã, ainda queríamos ir à Castelhanos. Planos ambiciosos, eu diria...

Vista da Praia do Bonete do alto do morro no caminho para a Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

No caminho para a Praia de Anchovas, um desvio nos leva para o alto de um morro com uma bela vista para a Praia do Bonete. Realmente, essa praia é linda! Lá de cima, pode-se ver bem o rio que fornece um porto seguro para uma das marcas da comunidade: as canoas coloridas e bem cuidadas.

Pouco mais de 40 min de caminhada e chegamos na praia das Anchovas. Apenas uma família moradora naquele paraíso. Temos uma gostosa e preguiçosa conversa com Seu Anacleto, que toma conta da praia. Ele até tenta nos ensinar como "tecer" uma rede de pescador. Conta também histórias antigas da ilha, a construção da estrada que não existe mais, as antigas trilhas que cortavam a região. Ele nos informa também que a gigantesca árvore está a uma hora de distância, o que nos desestimula a ir visitá-la. Fica só para a imaginação. Ao invés desse programa, ficamos com a conversa e com o rio e a praia. Os borrachudos incomadam menos que o previsto. A praia é uma maravilha. Mas não tão bonita como a Indaiaúba. Lá, reina soberana uma mansão de um miliardário paulista. O acesso é via helicóptero. É para quem pode. Infelizmente, essa praia também ficará para depois dos 1000 dias. O canal é conhecê-la na mítica trilha que liga o Bonete à Castelhanos, duas das mais belas praias da ilha. Sorte de que já fez.

Se refrescando em rio na Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Na casa do Anacleto na Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Nós voltamos apressados. Muitos quilômetros plea frente. Chegando de volta ao Bonete, saímos apressados para uma sessão de fotos da praia e suas canoas. Ficam ainda mais bonitas num dia de céu azul e mar esmeralda.

As coloridas canoas da Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

Canoas no rio ao lado da praia no Bonete em Ilha Bela - SP

Não temos muito tempo. Três horas de trilha nos esperam e já são duas da tarde. Um último mergulho. O lugar é lindo. Muito lindo. O coração balança. Finalmente, o André nos convence. André é o simpático e viajado arrendatário da pousada. Deu a volta pelas ilhas do mundo para voltar e se fixar na praia que mais gosta: o Bonete. Desde ontem, vem dizendo que deveríamos ficar mais tempo. Ele tem razão. O lugar é lindo demais para irmos embora tão rapidamente. O tempo está bom demais para irmos embora tão rapídamente. A pousada e o nosso quarto com sacada e rede no segundo andar são bons demais para irmos embora tão rapidamente. Castelhanos e seus jipeiros que nos desculpem, vamos ficar mais um dia no Bonete...

Com o André na Pousada Canto Bravo na Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

Decisão mais acertada, impossível. Como já tínhamos tirado as fotos, só nos restou relaxar e curtir a praia pelo resto do dia. De noite, experimentamos a deliciosa gastronomia da pousada, obra da chef Oriana. Vinho, entrada de torradas com beringela, peixe (sororoca) e doce de leite de sobremesa. Para quê mais? Bom, na verdade, tinha. Um céu incrivelmente estrelado, igual ao do Vale do Matutu.

Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

Nossa, esse tempo no Bonete será inesquecível. Um dos pontos altos de uma viagem que só procura "pontos altos".

Cruzando rio na Praia do Bonete em direção à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Brasil, São Paulo, Ilha Bela,

Post anterior Chegando na Praia do Bonete após 12 km de trilha em Ilha Bela - SP

A Maravilhosa Trilha do Bonete

Post seguinte Se refrescando na cachoeira da Laje na volta do Bonete em Ilha Bela - SP