0 Boneteiros e Enchoveiros - Blog da Ana - 1000 dias

Boneteiros e Enchoveiros - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Boneteiros e Enchoveiros

Brasil, São Paulo, Ilha Bela

As coloridas canoas da Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

As coloridas canoas da Praia do Bonete em Ilha Bela - SP


Uma noite maravilhosa, longe das luzes da cidade, ontem tivemos um céu totalmente estrelado! 3 estrelas cadentes vistas em apenas 5 minutos na praia! Difícil é escolher o pedido, são tantos! Um jantar com comidinha caseira na Pousada da Rosa e um vinho delicioso na nossa Pousada, a Canto Bravo, nos fizeram dormir como dois bebês.

Admirando a Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

Admirando a Praia do Bonete em Ilha Bela - SP


Acordamos hoje já preparados para caminhar e desbravar mais algumas praias do sul. Subimos o morro para uma vista maravilhosa do Bonete e seguimos caminhando para a Praia das Enchovas. Até tínhamos pensado em um plano alternativo, que seria seguirmos por uma trilha de 5 horas direto para a Praia de Castelhanos, mas não conseguimos contato com um jipeiro para a carona de volta até a Fiona.

Bela vista de Ilha Bela - SP (no caminho para a Praia das Anchovas)

Bela vista de Ilha Bela - SP (no caminho para a Praia das Anchovas)


A trilha para Enchovas seguia pelo mesmo tipo de “trilha-avenida” que chegamos aqui. Um desvio rápido para o morro, onde vemos o outro lado da praia do Bonete e as casas à beira do rio. Mais 30 a 40 minutos de caminhada e chegamos em uma praia ainda mais paradisíaca. A água esmeralda, transparente, com um rio gelado encontrando o mar no meio da praia. Uma baía mais protegida bem procurada pelos pescadores da região, que já tinham levado dali naquela manhã 30kg de lula. Hummm! Prefiro lula na panela do que em Brasília!

Vista da Praia do Bonete do alto do morro no caminho para a Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Vista da Praia do Bonete do alto do morro no caminho para a Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP


Lá nas Enchovas conhecemos o Seu Anacleto, meu xará “versão masculina”. O Seu Anacleto é nativo ali das Enchovas, vive com sua esposa, trabalhando como caseiro da propriedade particular que domina todo o terreno em frente à praia. Chegamos lá e começamos a conversar enquanto ele prendia sua nova rede à corda com bóias, com uma agulha de madeira feita por ele mesmo. Lembro que certa vez tentei aprender a usar esta agulha, mas é muito difícil! O Seu Anacleto faz isso há anos, de olho fechado.

Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP


Muito sábio e divertido ele me consolou dizendo “Se eu for para São Paulo, não sobrevivo 2 dias!”. Eu só acredito vendo, Seu Anacleto já rodou o Brasil inteiro trabalhando em barco pesqueiro conheceu de norte a sul, mas voltou para a sua terra natal.

Na casa do Anacleto na Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Na casa do Anacleto na Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP


Pedimos a ele um depoimento para o Soy loco por ti América. Ele, muito encabulado, não deixou filmarmos, mas respondeu à pergunta:

- Por que você gosta daqui?
- Eu não gosto de Ilha Bela! Muito carro, muita gente... - respondeu rapidamente!

Então refizemos a pergunta:
- Por que você gosta daqui, da Praia das Enchovas? - E ele sem titubear respondeu:
“Ué, por que é o lugar onde eu nasci!”.

Eu tentei emendar que não deveria ser nada difícil morar ali, naquele paraíso, praia maravilhosa, mar, tranqüilidade... e ele me desafiou:

- “Venha! Venha morar aqui, você não agüenta! Venha ver o que é esse paraíso, viver com estes borrachudos todos os dias!”

Hahaha! Seu Anacleto é uma figura rara, logo nos encantamos pela sua sabedoria e jeito verdadeiro de ser!

Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP


O procuramos por indicação do André, o gerente da Pousada Canto Bravo, ele já havia nos avisado que iríamos gostar de conversar com ele. O motivo principal era uma trilha que nos leva até o Poço Esmeralda e uma árvore belíssima dentro da propriedade, uma Sapopema gigantesca, com mais de 40m de circunferência! Não conseguimos fazer esta trilha, pois nosso plano era irmos embora hoje mesmo, pegando a trilha do Bonete de volta para a Ilha Bela. Engraçado, é como se o Bonete não fosse parte da Ilha Bela mesmo... enfim, íamos voltar para a cidade.

As coloridas canoas da Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

As coloridas canoas da Praia do Bonete em Ilha Bela - SP


Chegando de volta ao Bonete começamos a pensar, por que não ficar mais uma noite? Passar mais uma noite aqui neste lugar tão mágico? A Pousada Canto Bravo é super romântica, à luz de velas, com mosquiteiros graciosos sobre as camas e um banho quentinho, ali na beira da praia. Vimos o sol se pôr, aproveitando ao máximo a praia, o mar delicioso e combinamos um jantar para provar a deliciosa gastronomia da Chef da Pousada, Oriana. Ela veio de Pirinópolis para o Bonete, passando por SP onde se formou em Gastronomia, Conseguem imaginar o menu? Sororoca, um peixe branco, fresquinho, pescado hoje mesmo! E de sobremesa um doce de leite com coco, uma delícia!

Pescador consertando sua rede na Praia do Bonete em Ilha Bela - SP

Pescador consertando sua rede na Praia do Bonete em Ilha Bela - SP


Como disse o Chefe da Polícia Ambiental que encontramos: “Ahá, não foram embora né? Já estão virando boneteiros!”

Cruzando rio na Praia do Bonete em direção à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Cruzando rio na Praia do Bonete em direção à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Brasil, São Paulo, Ilha Bela, Praia, trilha

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Cachoeira da Laje na Trilha do Bonete em Ilha Bela - SP

12km e Bonete!

Post seguinte Se refrescando na cachoeira da Laje na volta do Bonete em Ilha Bela - SP

Tia (boneteira) desnaturada!

Blog do Rodrigo Chegando à Praia das Anchovas em Ilha Bela - SP

Impossível Partir

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 18/11/2016 | 13:29 por Fernanda Viana

    Olá Ana.
    Eu e meu marido adoramos aventura e planejamos fazer algo parecido daqui a alguns anos. Enquanto isso, fazemos aventuras de carro durante as férias ( Jalapão, Pantanal, norte da Argentina, Patagônia. ..).
    Ano passado fizemos uma aventura pelo litoral e um dos lugares que ficamos foi Ilhabela. Estivemos na praia de Castelhanos sem problemas : fomos por conta própria, com o nosso carro, um tr4 4x4 sem problemas. Fica a dica para a próxima : é difícil se perder, a estrada não é fácil, mas possível para um carro traçado , e, na minha opinião, a mais bonita da ilha.

  • 30/09/2014 | 08:52 por Luciana

    Adorei a matéria, conheço Ubatuba e Sao Sebastião, pretendo ir para IlhaBela , gostaria de indicação de qual praia ficar, quero mergulhar , andar de escuna, tenho 2 crianças, seria melhor ficar perto do píer da balsa ? Caminhos , para outras praias são difíceis ? Qual repelente usar? Bjs obrigada

    Resposta:
    Oi Luciana! A cidade de Ilha Bela tem mais infraestrutura, pousadas mais baratas e tal, mas lá você vai precisar de um carro para ir e vir, a ilha é imensa e vale conhecer várias de suas praias. Bonete com as crianças o único jeito seria ir de barco, já que a trilha é meio pesada. Qto ao repelente, eu uso qualquer um, mas se tiver alergia procura aquele off verde escuro que é mais forte. Bjs e boa viagem!

  • 21/07/2014 | 00:30 por Tadeu

    Parabéns pela matéria. Por acaso tiveram algum problema em ficar nas Anchovas.,Dizem que não permitem por ser particular. Abraço.

    Resposta:
    Oi Tadeu! Nós conversamos com o Seu Anacleto, que é proprietário de um dos terrenos lá e não tivemos problemas para ficar na praia por algumas horas, mas realmente não sei se é permitido acampar. Sempre bom se informar com o pessoal no Bonete antes. Abraços!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet