0 Gramado e Canela - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Gramado e Canela

Brasil, Rio Grande Do Sul, Nova Petrópolis, Canela, Gramado

O Lago Negro, em Gramado - RS

Era ainda meados da década de 70 quando ouvi falar pela primeira vez nessa região que agora visitamos. Eu vivia em Belo Horizonte, ainda na tenra infância, quando meus pais visitaram a cidade de Gramado. Se não me engano, vieram de carro. Fico imaginando as estradas e os carros daquela época. Fico imaginando o caminho e as cidades em que passaram. Fico imaginando a Gramado daquela época... Nostálgico que sou, mesmo em relação àquilo que não vi e conheci, sempre tenho a impressão que preferiria as coisas do passado. Daquela viagem, lembro das histórias, de algumas fotos, de alguns nomes. Nomes que, de certa forma, criaram uma atmosfera meio mágica no cérebro de uma criança de seis anos. O "Lago Negro", envolto em mistérios, ou "Laje de Pedra", o maior hotel que minha mãe já tinha visto...

A Cachoeira do Caracol, em Canela - RS

Escadaria para a Cachoeira do Caracol estava fechada, em Canela - RS

Agora, 35 anos depois, cá estou eu transitando com a minha esposa entre as cidades de Canela e Gramado. O engraçado é que eu estava falando para ela sobre o tal maior hotel que minha mãe havia conhecido, mas que eu não me lembrava o nome quando, bingo!, lá estava a placa para o Laje de Pedra! Muito legal!

Visitando o parque do Caracol, em Canela - RS

Parque do Caracol, em Canela - RS

Bem, nós saímos cedo de Nova Petrópolis, nossa "base de operações" em direção à Canela, passando pelo centro de Gramado. O primeiro destino foi exatamente o mais conhecido, a Cachoeira do Caracol, uma das mais belas do país. A visão realmente é magnífica, do alto do mirante. Infelizmente, a longa escadaria de mais de 700 degraus que leva até a base da cachoeira está em manutenção. Da outra vez que estive aqui, há seis anos, pude descer. Vale à pena, pela paisagem espetacular. Pena que a água do rio não é das mais cheirosas, mas dizem que já foi pior...

O belo canyon da Ferradura, em Canela - RS

A cachoeira fica em um parque com o mesmo nome e é possível fazer uma trilha bem agradável por entre corredeiras, bosques e campos. Tudo muito arrumadinho. De lá, seguimos para a segunda atração natural mais famosa, que para mim é até mais bonita: o canyon da Ferradura. É um raro canyon onde o rio, como o prórpio nome diz, serpenteia por entre íngrimes encostas em forma de ferradura. Uma obra-prima da natureza que também pode ser admirada por mirantes construídos pelo homem em pontos estratégicos. Para os mais energéticos, uma trilha leva até o fundo do canyon. Descer é fácil, mas subir...

Um dos mirantes do canyon da Ferradura, em Canela - RS

Na volta para Canela, outra parada obrigatória: o Castelinho. É uma casa centenária de uma família de imigrantes alemães que foi transformada em museu. Uma das maiores atrações é o fato de que todo o primeiro andar foi construído com madeira de araucária apenas na técnica do encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos. Uma lição de arquitetura!

Visitando o Castelinho, em Canela - RS

Mas o maior de todos os atrativos do Castelinho é o apfel strudel que é servido ali, considerado o melhor do Brasil. Não sei sei é o melhor, mas que é muito bom, isso é! Para quem gosta (eu gosto, a Ana não?!?), é um programa obrigatório!!!

O melhor apfel strudel do Brasil, no Castelinho, em Canela - RS

Em Canela, a grande atração, em todos os sentidos, é a belíssima Igreja de Pedra. Linda por fora, simples por dentro. Num dia de céu azul como hoje, parecia uma pintura! E, logo ali perto, um café delicioso, o Empório, cheio de guloseimas quentinhas a ainda um monte de livros interessantes para se folhear e comprar. Coisa de primeiro mundo!

A famosa Catedral de Pedra, em Canela - RS

De Canela para a vizinha mais famosa, Gramado. As duas cidades estão praticamente coladas. Já era fim de tarde, o frio apertando, e seguimos diretamente para o mitológico (pelo menos para mim) Lago Negro. Ar geladíssimo, nós éramos os únicos corajosos a estar dando uma volta no lago naquela hora. Bela paisagem, no espaço e no tempo. Além das minhas lembranças das vezes em que não estive ali, tem também as da Ana. Ela tem uma foto linda ali no Lago Negro, com um ano de idade, engatinhando ao lado do lago. Até pensamos em fazer uma foto parecida, mas achamos que a posição de engatinhamento não lhe cairia muito bem hoje, então deixamos para lá, hehehe.

Visitando o Lago Negro, em Gramado - RS

Com a noite já ocupando o céu, seguimos para o centro movimentado da cidade, cheio de lojas, restaurantes e galerias, além de turistas, claro. Por ali, passeamos na Rua Coberta, onde está ocorrendo a Feira do Livro, pela bela Igreja Matriz, onde ocorria uma missa e até o Palácio de Eventos, em reforma para estar pronto para mais um Festival de Cinema, em agosto.

Araucárias no céu noturno de Gramado - RS

Por fim, seguimos para o principal atrativo da cidade na minha opinião, sua gastronomia. Resolvemos nos banquetear num fondue de queijo especial em um dos restaurantes mais conhecidos, o Le Chalet de la Fondue. O queijo usado é o maasdan com um toque muito suave de gorgonzola. Uma delícia! Acompanhado de bom vinho, então... Não é à tôa que dormimos como anjos depois, de volta ao nosso delicioso hotel em Nova Petrópolis.

Delicioso fondue de queijo na noite fria de Gramado - RS

Brasil, Rio Grande Do Sul, Nova Petrópolis, Canela, Gramado,

Post anterior Degustação de vinhos na vinícola Don Laurindo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

Provando Vinhos

Post seguinte Maravilhado com a gigantesca e milenar araucária na região de Nova Petrópolis - RS