0 Provando Vinhos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Provando Vinhos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Provando Vinhos

Brasil, Rio Grande Do Sul, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis

Degustação de vinhos na vinícola Don Laurindo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

A primeira tarefa hoje foi cuidar da Fiona. Logo cedo, atravessei a cidade do Íbis até a concessionária Toyota de Caxias para resolver o problema da luz do painel. A solução foi a troca do filtro de combustível e mais uns testes eletrônicos para deixar ela em ordem. Fiquei sabendo que esse é um problema recorrente nos carros de algumas linhas da Toyota nessa época de frio. Somente nos últimos dias, tiveram de "atender" mais de vinte camionetes. Aproveitei para perguntar sobre o uso do querosene e me disseram que não há problema, aliás, muito pelo contrário, ajuda muito no frio, não só como anticongelante, mas também para manter todo o sistema mais limpo, inclusive o próprio filtro. Tenho a impressão que vou ter de usar muito neste próximo mês...

Almoçando galeto no famoso Di Paolo, em Bento Gonçalves - RS

Com a Fiona novinha em folha partimos para Bento Gonçalves, vizinha de Caxias. Ali fica o Vale dos Vinhedos, região que concentra as melhores vinícolas do Brasil. É um saboroso programa turístico passear pela região, visitando as vinícolas e degustando seus vinhos. Além disso, a paisagem do vale é muito bonita e bucólica. Até parece que estamos na Itália. Aliás, a região é de colonização italiana e foram eles que trouxeram as técnicas e o gosto pelo plantio de uvas e produção de vinho.

Barris de carvalho da vinícola Don Laurindo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

Cavas da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

Colonização italiana, não poderia faltar a boa comida também. Nós chegamos lá bem na hora do almoço e para quem não tinha tomado café da manhã, a fome era grande. Além disso, é recomendado que se faça o passeio pelas vinícolas (e degustação de vinhos!) depois de uma boa refeição. Unindo o útil ao agradável à fome, fomos diretamente para o famoso restaurante Di Paolo, reconhecido como o melhor galeto da região. O que não é pouco, para uma região que é considerada a "pátria" do galeto no Brasil. Enfim, nos empanturramos de frango na brasa e de muito suco de uva. Uma delícia!

De touca, durante tour pelas cavas da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

De lá, estômago bem forrado, seguimos para as vinículas. Nossa idéia foi a de visitar, dentre tantas e tantas vinícolas, uma das pequenas e uma das grandes, para poder variar. Nas visitas, temos a chance de aprender sobre o processo de produção, tipos de uva, o que as distingue e, principalmente, sobre os sabores contidos em uma taça de vinho. Ao final, seção de degustação de vinhos variados, sempe começando pelos mais suaves e terminando nos mais encorpados.

Dentre as pequenas, escolhemos visitar a Don Laurindo e, entre as grandes, a Casa Valduga. São duas vinículas cujos vinhos já conhecíamos e estávamos curiosos para vê-los mais de perto. Foram ótimas escolhas e não resistimos, nas duas vinículas, a fazer algumas compras ao final da degustação. Na Don Laurindo, tivemos uma visita "diretoria", já que éramos os únicos naquele momento. Aprendemos desde técnicas de plantio das parreiras (na horizontal e na vertical) até as benéficas propriedades do barril de carvalho e da rolha de cortiça. Na casa Valduga, agora num grupo de oito pessoas, já nos sentíamos "conhecedores" quando os mesmos assuntos eram tratados. Vimos a linha de produção e as grandes e charmosas cavas da vinícola. Foi jóia, um passeio e tanto!

Como bônus, passeamos pelas pequenas estradas do vale, cruzando e fotografando suas partes mais bucólicas. Na época da produção das parreiras, de janeiro à março, deve ficar ainda mais bonito!

A paisagem bucólica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

Já no escuro, viemos para Nova Petrópolis. Resolvemos usar essa cidade para explorar a região, incluindo Gramado e Canela. Nessa época de frio, muito concorrida por aqui, tudo fica mais caro e a simpática Nova petrópolis é uma ótima opção para quem deseja um pouco mais de calma na mesma região. O hotel que escolhemos foi uma ótima dica do Felipe, amigo da família lá de Caxias, dona do restaurante Gran Piacere. O nome é Pousada da Neve. Já que não tivemos a sorte de ver a neve aqui no sul, pelo menos no nome do hotel a encontramos, hehehe!

Brasil, Rio Grande Do Sul, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Vale dos Vinhedos, Casa Valduga, Don Laurindo

Post anterior O Rodrigo (no alto, à esquerda) fica minúsculo diante da enormidade do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

No Canyon da Fortaleza

Post seguinte O Lago Negro, em Gramado - RS

Gramado e Canela

Blog da Ana Degustação de vinhos na Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS