0 Do Vale Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Do Vale Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Do Vale Para a Montanha

Brasil, Rio De Janeiro, Visconde de Mauá, Itatiaia (P.N. do Itatiaia)

Vista do alto da serra de Mauá - RJ

Vista do alto da serra de Mauá - RJ


Deixamos Mauá hoje cedo rumo ao Parque Nacional de Itatiaia. Nosso objetivo: a mais famosa montanha do Brasil, o Pico das Agulhas Negras.

Ainda em Maringá tentamos encontrar uma Lan House, mas estava fechada. No caminho até a Dutra passamos pela charmosa Visconde de Mauá, a mais tradicional das vilas da região. Apesar do charme, a Lan House também estava fechada. Pelo menos o caixa eletrônico estava aberto e eu pude me "reabastecer".

Igreja em Mauá - RJ

Igreja em Mauá - RJ


Pouco antes de chegar na Dutra entramos em Penedo para nova tentativa frustrada de internet. Muito cedo ainda. Não podíamos esperar muito porque era nossa intenção chegar até o parque e subir a montanha ainda hoje.

Assim, aceleramos montanha acima, pelo menos na parte que deu. Quando chegamos no trecho de terra, mesmo de Fiona era preciso andar bem devagar. A estrada está em péssimas condições. Com muita paciência, chegamos ao hotel Alsenne, o mais alto do Brasil, a quase 2.400 metros de altitude. Bem... era o mais alto. Está embargado pelos órgãos ambientais.

Mesmo sem lugar para pousar, seguimos até o Parque, 2 km adiante. Só para sermos barrados. Desde 2008 é obrigatório a presença de um guia cadastrado ou então ter equipamento de alpinismo (como corda e cadeirinha). Não adiantou nada eu argumentar que já conhecia a trilha e que nunca tinha usado nenhum equipamento. O simpático guarda lá em cima me disse que, mesmo que eu tivesse o equipamento, para subir as Agulhas Negras era preciso chegar no parque até às 10 da manhã. Me dei por vencido.

Tentando acessar a internet a 2.500 m de altitude em Itatiaia - RJ

Tentando acessar a internet a 2.500 m de altitude em Itatiaia - RJ


O guarda nos arrumou o telefone de um guia e nos disse que a Pousada dos Lobos, a 1.800 metros de altitude estava aberta. Aproveitamos o parco sinal de celular lá de cima e conseguimos falar com o guia e combinar com ele de subirmos o pico amanhã. Por coincidência, ele nos disse que já havia dois casais na mesma pousada com esse programa agendado. Acertado isso e animados com o sinal do celular, até tentamos usar a internet lá de cima. Mal deu para o começo, mas foi uma bela tentativa!

Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ


Seguimos para a Pousada dos Lobos e foi uma grata surpresa ver como ela é jóia. Muito arrumada e charmosa, ela também chegou a ser embargada pelo ICMBio. Basicamente, esses caras são muito chatos e querem expulsar todo mundo da área. gente que já vivia lá muito antes do parque ser criado na década de 50. Vamos proteger o meio ambiente, mas sem exageros ou nazismo!

Pôr-do-sol na Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

Pôr-do-sol na Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ


O Marcelo, dono da Pousada dos Lobos, conseguiu uma liminar para reabrir sua bela pousada, mas parece que a luta tem sido desgastante já que a pousada está a venda. É uma pena pois, como disse, ela é muito jóia e nos pareceu completamente ecologicamente correta.

Bom, muito bem instalados na pousada, ficamos amigos da Isabela e do Alex, sulistas que hoje vivem no Guarujá e do Irecê e da Miriam, curitibanos que nos conheciam da Gazeta do Povo. Estamos ficando famosos!!!

Amanhã, junto com o simpático Anderson, nosso guia, vamos todos subir as Agulhas Negras. Mas antes, uma deliciosa noite com lareira no quarto!

Lareira no quarto da Pousada dos Lobos na região de Itatiaia - RJ

Lareira no quarto da Pousada dos Lobos na região de Itatiaia - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Visconde de Mauá, Itatiaia (P.N. do Itatiaia),

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior Final de trilha: Cachoeira do Alcantilado em Mauá - RJ

Vale do Alcantilado

Post seguinte Subindo Agulhas Negras com Prateleiras ao fundo - RJ

Acima das Nuvens

Blog da Ana Vista do alto da serra de Mauá - RJ

Entre montanhas e lobos

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 09/04/2012 | 21:36 por CELIA VAZ

    Olá, sou musico e dirijo um grupo vocal amador, o AgoraVaz; vamos participar de um encontro de Corais em Visconde de Mauá, na Igreja de lá. Gostariamos de fazer um flyer com foto de nosso grupo sobre sua foto da Igreja em questão, caso voce nos dê permissão. A sua foto é linda, e mandaríamos o resultado para voce aprovar ou não, com créditos, com seu nome.
    Obrigada pela atenção.
    Aguardo,
    Celia Vaz

    Resposta:
    Olá Celia

    Claro que pode usar sim! Se vc precisar, te mando o arquivo com mais definição! será uma honra!

    Abraços

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet