0 Entre montanhas e lobos - Blog da Ana - 1000 dias

Entre montanhas e lobos - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Entre montanhas e lobos

Brasil, Rio De Janeiro, Itatiaia (P.N. do Itatiaia)

Vista do alto da serra de Mauá - RJ

Vista do alto da serra de Mauá - RJ


Pé na estrada logo cedo, subindo dos vales de Visconde de Mauá para as Montanhas de Itatiaia. Os vales vistos lá de cima são maravilhosos! Como o Ro gosta de espalhar por aí, eu adoro dormir no carro, aquele sacolejo para mim é quase como um ninar. Como era uma das primeiras estradas de asfalto que pegamos, estava com saudades desse soninho... rsrsrs! Fui meio dormindo até chegarmos à estrada que sobe para o Parque Nacional de Agulhas Negras, estrada de terra em péssimo estado. Não tem sono que resista a esses buracos.

Paisagem no alto da serra em Mauá - RJ

Paisagem no alto da serra em Mauá - RJ


Subimos até o parque ainda com esperanças de subir o Agulhas hoje mesmo. O Rodrigo tinha na memória que era uma subida rápida, 1h de trilha mais 1h30 de rocha. Chegamos ao parque perto das 12h30 e logo conhecemos o Denilson, guarda do parque que logo barrou a nossa entrada. Hahaha! Vocês precisavam ver a cara do Rodrigo... coitado. Já subiu umas 5 vezes essa montanha e agora o guarda dizia que ele não poderia entrar? Ficou passado... até o Denilson mostrar para ele que em 2008 foram implementadas novas regras no parque, ele não relaxou.

Hoje, para subir o Agulhas Negras, você é obrigado a possuir equipamento de escalada (corda de 30m, mosquetão, freio 8 e cadeirinha) ou contratar o serviço de um guia que leve o equipamento. Além disso, a estimativa de tempo para ascensão do Agulhas Negras, por pessoas normais, é de 5 a 6 horas, 3 para ir e 2 para voltar. Bem, nos rendemos e ligamos para o cunhado do Denilson, o Tadeu, que irá nosso guiar amanhã.

Descendo do parque encontramos o único ponto em que pegava uma internet 1G, ponto de onde ligamos para o Tadeu. Demos uma parada ali para mandar os posts de Mauá que estavam prontos, quer escritório mais bonito?

Tentando acessar a internet a 2.500 m de altitude em Itatiaia - RJ

Tentando acessar a internet a 2.500 m de altitude em Itatiaia - RJ


Descemos a estrada em busca de uma pousada. A que o Ro queria ficar era a Alsene, a pousada mais alta do Brasil a 2400m e que está embargada. O ICMBio alega que eles estão despejando esgoto irregular nos rios. Tem uma conversa de que alguém grande está envolvido em um projeto para um centro de treinamento e que ela será toda reformada. Aí, quem sabe, o Ibama libere!

8km montanha abaixo encontramos a Pousada dos Lobos. Chegando na pousada eu logo desconfiei: bandeira hasteada, a logo uma flor de lis e o nome sugestivo, o dono é um escoteiro! Bingo! Infelizmente o Marcelo não estava lá, mas encontrei várias coisas que me lembraram muito meu período no escotismo, muito gostoso.

Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ


Na pousada recortes de jornal lembram a neve que caiu no Agulhas Negras em 1985 por 9 horas ininterruptas! Bonecos de neve e a paisagem branquinha a -13°C! Brrrr! No mural ao lado, impressos de emails trocados entre o Marcelo e montanhistas e clientes esclarecendo o embargo que ocorreu na Pousada. Ficaram 6 meses fechados pelo mesmo motivo alegado contra a Alsene, com uma diferença, o Marcelo apresentou pelo menos dois laudos técnicos que provavam o contrário, sugerindo que o Ibama teria utilizado amostras duvidosas no laudo emitido contra a Pousada dos Lobos. É indignante ver o abuso de poder desses caras...

Chegando lá conhecemos os dois casais que vão subir o Agulhas conosco amanhã. Isabela e o Alex moram no Guarujá, ela gaúcha e ele, que também já foi escoteiro, é de Santa Catarina. O outro casal, Irecê e a Miriam acabaram de chegar do Caribe e vieram direto para este frio! E olha que coincidência, eles são de Curitiba! Mais bacana foi que eles nos reconheceram da matéria da Gazeta do Povo! “É nóis na fita!”

Pôr-do-sol na Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

Pôr-do-sol na Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ


Depois de um jantar movimentado, sobre montanhas e trilhas, nos aquecemos na lareira do quarto nos preparando para a trilha de amanhã.
E que venha o Agulhas Negras!

Lareira no quarto da Pousada dos Lobos na região de Itatiaia - RJ

Lareira no quarto da Pousada dos Lobos na região de Itatiaia - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Itatiaia (P.N. do Itatiaia), Montanha

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Final de trilha: Cachoeira do Alcantilado em Mauá - RJ

Visconde de Mauá

Post seguinte Exército praticando no Parque de Itatiaia - RJ

Agulhas Negras

Blog do Rodrigo Vista do alto da serra de Mauá - RJ

Do Vale Para a Montanha

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet