0 Despedida de Morro - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Despedida de Morro - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Despedida de Morro

Brasil, Bahia, Morro de São Paulo, Salvador

O pier de Morro de São Paulo - BA

O pier de Morro de São Paulo - BA


Nosso último dia em Morro começou com uma travessia aquática. Levei a Ana para conhecer a ilha de Caitá, em frente da Terceira Praia. Para mim, ela tem outro nome: Ilha do Paulinho, por uma experiência que tive lá há quase 20 anos, em janeiro de 91. Era uma outra Morro naquela época, assim como a Ilha o Paulinho também era diferente. Tinha uma palmeira/coqueiro bem no meio dela, tornando-a muito mais "simpática" aos olhos de quem a vê de longe.

Maré seca forma piscinas na Segunda Praia, em Morro de São Paulo - BA

Maré seca forma piscinas na Segunda Praia, em Morro de São Paulo - BA


Pouco menos de vinte minutos nadando nos levam até ela. Mais difícil que o trecho a ser nadado é o trecho cheio de recifes e corais, perto da praia e da ilha também. Temos que ir nos desviando deles, pois são muito cortantes. A parte em que se pode nadar de verdade é a mais gostosa da travessia. Bom, chegamos lá, rendemos nossas homenagens e voltamos para a Pousada Porto dos Milagres.

Com o Tasso, da Pousada Porto dos Milagres, em Morro de São Paulo - BA

Com o Tasso, da Pousada Porto dos Milagres, em Morro de São Paulo - BA


Ali sentamos em frente ao mar e ao embalo de deliciosas caipirinhas, tivemos uma longa e gostosa conversa com o Tasso, o simpático dono da pousada. Ele nos contou que frequenta a ilha desde criança já que seu pai comprou um terreno ali há 60 anos. Foi uma aula da história recente da ilha, da sua ocupação por veranistas, da chegada dos turistas mochileiros, depois dos gringos, das centenas de pousadas e dos grandes empreendimentos hoteleiros. Contou-nos de uma época em que a Segunda Praia era uma grande fazenda, e de como seu proprietário pegava os corais e pedras da praia para fazer cal em seus grandes fornos. Uma época sem luz e que uma viagem à Valença demorava horas e horas. Tempos heróicos para veranistas que vinham passar temporadas de dois meses e traziam sua "casa" junto. Abundância de peixes e lagostas em frente de casa. Novamente, fiquei com aquela sensação de saudades de algo que nem conheci, mas que faço força para imaginar...

Tomando banho na Primeira Praia, em Morro de São Paulo - BA

Tomando banho na Primeira Praia, em Morro de São Paulo - BA


O gran finale dessa conversa gostosa foi um show acrobático que baleias jubarte resolveram dar, ali bem pertinho, a uns 500 metros da praia. Muito jóia! Fiquei com uma vontade louca de sair nadando até lá. Mas a minha pequeneza perto das distâncias envolvidas me fez cair em mim rapidinho. Melhor só observar de longe mesmo à mais um espetáculo da natureza. Quem foi para a água foi a Ana, um último mergulho nas águas quentes de Morro. Mas ela foi antes que as baleias aparecessem.

Chegando em Valença - BA

Chegando em Valença - BA


Depois, barco para Valença via Atracadouro. Mais prático e barato. Atracadouro é o nome do ponto mais perto da ilha onde os carros chegam. Ali, o ônibus nos leva até Valença. Lá, mais algumas fotos da cidade e pegamos a estrada rumo à Salvador.

Fiona apertada entre outros carros no ferry-boat para Salvador - BA

Fiona apertada entre outros carros no ferry-boat para Salvador - BA


Já era de noite quando pegamos o poderoso ferry que atravessa a Baía de Todos os Santos, a maior da costa brasileira, em direção à capital baiana. Pegando o ferry, economizamos uma longa volta rodoviária no entorno da baía. Aqui chegando, o GPS nos trouxe para perto da casa de Monica, onde ficaremos hospedados. Aqui pertinho, a lembrança de Ana assumiu o comando de navegação, ajudada pelas instruções dadas pelo telefone e chegamos na nossa "nova casa". Ávidos por uma longa e tranquila noite de sono que nos deixe prontos para nossas explorações soteropolitanas.

Igreja matriz de Valença - BA

Igreja matriz de Valença - BA

Brasil, Bahia, Morro de São Paulo, Salvador, Valença

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Quarta praia em Morro de São Paulo - BA

Da Primeira à Quinta

Post seguinte Nossas mochilas e equipamentos, em Salvador - BA

A Bagunça Nossa de Cada Dia

Blog da Ana Primeira Praia, em Morro de São Paulo - BA

Rumo a São Salvador!

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 06/05/2011 | 08:05 por sandy

    Queridos:
    Conhecemos vocês (eu e meu marido Sérgio na Ilha do Mel-PR).Estavam iniciando a viagem. Parabéns pela coragem!!!!!!!!!!!!
    As fotos são lindas, vcs são simpáticos, e formam um lindo casal, cheio de vida e felicidade transbordante. O mundo torna-se melhor com pessoas felizes.
    Beijos
    Sandy

    Resposta:
    Oi Sandy!!!
    Que legal vc aparecer por aqui!!! A gente nunca mais se esqueceu daquele encontro, as primeiras pessoas que conhecemos na nossa viagem! Jóia mesmo! Vcs até aparecem num vídeo que está postado no site. Vc já viu?
    espero que continue acompanhando nossa aventura, pois tenho certeza que vcs nos dão muita sorte!
    Um grande beijo e abraço, meu e da Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet