0 De Volta à Mina da Passagem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Volta à Mina da Passagem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

De Volta à Mina da Passagem

Brasil, Minas Gerais, Mariana

Lago da Mina da Passagem em Mariana - MG

Lago da Mina da Passagem em Mariana - MG


Em Janeiro deste ano, como parte da nossa preparação para a viagem, eu e a Ana fizemos a parte prática do nosso curso de mergulho em cavernas aqui em Mariana, na Mina da Passagem. Embora o Brasil seja um dos países mais agraciados do mundo em quantidade e qualidade de cavernas "molhadas", próprias para o mergulho, ainda é quase impossível mergulhar em cavernas de verdade por aqui. O IBAMA, "dono" das cavernas, exige plano de manejo para que se possa mergulhar nas cavernas. Os proprietários não tem dinheiro para fazer o plano, e muito menos para desenvolver a infraestrutura para essa atividade. A consequência é que temos cavernas lindíssimas, com água transparente, mas que não podem ser exploradas, a não ser em casos de pesquisa, em projetos previamente aprovados pelo IBAMA. Com pouquíssimas exceções em Bonito-MS, resta aos mergulhadores praticar essa atividade aqui em Mariana, onde há uma mina alagada, que não é caverna e onde o IBAMA não mete o bedelho.

Acesso para a Mina da Passagem em Mariana - MG

Acesso para a Mina da Passagem em Mariana - MG


Novamente instalados na agradável e simpática Pousada da Serrinha, a meio caminho entre Ouro Preto e Mariana e ao lado da mina, partimos cedo para nossa segunda sessão de mergulhos em "cavernas". E o primeiro com nosso próprio equipamento. Já tínhamos usado ele em mergulhos no mar, lá no Caribe, mas seria a primeira vez que estaríamos usando na configuração de tanque duplo e usando a poderosa lanterna de canister, tão potente como um farol de carro.

Preparando-se para mergulhar na Mina da Passagem em Mariana - MG

Preparando-se para mergulhar na Mina da Passagem em Mariana - MG


Pronto para mergulhar na Mina da Passagem em Mariana - MG

Pronto para mergulhar na Mina da Passagem em Mariana - MG


O primeiro mergulho foi junto com o Dib, que é o responsável pela atividade de mergulho na mina. Foi ótimo mergulhar com ele, afinal não tínhamos mais praticado esse tipo de mergulho desde Janeiro. E mergulhar em cavernas é o tipo de atividade que exige estarmos totalmente seguros. Foi um mergulho tranquilo, entrando pelso túneis da mina, descendo e subindo andares, sempre atrás do cabo guia que nos mostra, de dez em dez metros, a distância e a direção para a saída.

Rodrigo mergulhando na Mina da Passagem, em Mariana - MG

Rodrigo mergulhando na Mina da Passagem, em Mariana - MG


O segundo mergulho foi só nós dois. Pela primeira vez nos aventuramos numa "caverna" sozinhos. Foi muito legal! Quando a Ana ía na frente, e normalmente ela ía, já que é mais prática do que eu com a carretilha, a visão dela nadando por entre os túneis e salas da mina era incrível. A força da lanterna e a água transparente possibilitavam visões lindas, meio fantasmagóricas meio mágicas da Ana flutuando, quase voando naquele ambiente extraterreste, saído de algum filme. Quando eu ía na frente, tinha sempre em vista o salvador cabo guia, que é nosso elo de ligação com o mundo e com a vida.

Ana colocando a carretilha em mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG

Ana colocando a carretilha em mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG


Já que falei em "carretilha", deixa eu explicar: quando mergulhamos em cavernas, amarramos uma carretilha desde a entrada da caverna até a sua parte já escura, onde começa o cabo guia. O cabo guia não começa na entrada da caverna, onde ainda há luz, para não estimular manés e pessoas que não são treinadas a entrar caverna à dentro. No caso da mina, em Mariana, ainda há outro "filtro". Logo no início da parte escura, há um enorme cartaz com uma caveira desenhada "aconselhando" as pessoas não treinadas a não seguirem adiante.

Placa meio 'borrada', subaquática, advertindo mrgulhadores da Mina da Passagem, em Mariana - MG

Placa meio "borrada", subaquática, advertindo mrgulhadores da Mina da Passagem, em Mariana - MG


Não é o nosso caso. Já somos treinados e devidamente certificados. E fizemos um mergulho jóia. Agora, mais do que nunca, estamos ansiosos para chegar numa caverna de verdade, feita pelas mãos da natureza e não pelas mãos do homem, onde se possa mergulhar. O que falta treinar agora, e talvez de um equipamento um pouco mais profissa, são as fotos. Com o tempo e treino, vamos melhorar...

Autofoto durante mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG

Autofoto durante mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG


Escada que dá acesso aos mergulhadores para o lago na Mina da Passagem em Mariana - MG

Escada que dá acesso aos mergulhadores para o lago na Mina da Passagem em Mariana - MG

Brasil, Minas Gerais, Mariana, Mergulho, Caverna, Mina da Passagem

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Com o sobrinho Lulu, em Ouro Preto - MG. Ao final da viagem ele já será mais alto que eu?

Mundo Pequeno

Post seguinte Bela vista do centro histórico de Mariana - MG

Mariana

Blog da Ana Lago da Mina da Passagem em Mariana - MG

Mina da Passagem

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 04/01/2013 | 23:23 por Sabrina

    Olá!!!

    gostaria de saber qual o custo de vocês tiveram pra essa viagem, pois estou pensando em ir para Mariana, e gostaria de saber se vale a pena!!!
    obrigada :)

    Resposta:
    Oi Sabrina

    Mariana é muito joia e com certeza vale a pena. A cidade também está muito próxima de Ouro Preto, então é possível conhecer as duas na mesma viagem. É possível achar pousadas por menos de 100 reais por quarto e o passeio à Mina da Passagem não deve custar muito, uns 40 reais, talvez.

    Agora, mergulhar lá não é barato. Infelizmente, mergulhar não é barato em lugar nenhum. Além disso, é preciso ter treinamento específico para mergulho em caverna. Dá trabalho, é caro, mas vale a pena, se vc gosta de mergulhar.

    Um abraço e boa viagem!

  • 04/05/2012 | 22:55 por JÉSSICA

    se DEUS quiser vou ta ai ... daqui uns meses .. passeando e apresseando a beleza..

    Resposta:
    Estamos torcendo!

    Abs

  • 04/05/2012 | 22:52 por JÉSSICA

    muito lindo !!!!!! TALVEZ VOU PRA AÍ COM A ESCOLA... TALVEZ , AINDA NÃO SEI ....

    MAS ESSE LUGAR É MARAVILHOSO, MUITO LINDO, D+
    AMEI s2 :)

    Resposta:
    Oi Jessica

    A Mina da Passagem realmente é um lugar especial, cheio de história e oportunidade única para mergulhadores!

    Espero que sua escola vá la sim!

    Boa viagem

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet