0 Das Montanhas às Praias - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Das Montanhas às Praias - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Das Montanhas às Praias

República Dominicana, Jarabacoa, Samana

Caminhando na maravilhosa Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Depois de subir a mais alta montanha do país (para mostrar que nem só de praias vive o Caribe!), estava na hora de curtir o litoral da República Dominicana (afinal, quem vem para o Caribe quer ver praias!). As praias mais bonitas daqui estão na costa norte e nós temos reservados alguns dias para dar uma volta por lá. Não muitos, infelizmente. Então, o negócio era não perder muito tempo com transporte. A solução foi alugar um carro para facilitar a nossa vida.

Com nosso carro, chegando à Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Alugamos o carro em Jarabacoa mesmo. Muito barato, cerca de 35 dólares por dia. Um terço do que seria no vizinho Haiti. Com isso, teremos de voltar para cá, para devolver o carro. Aliás, mesmo para conhecer as redondezas da cidade e suas cachoeiras, ele será bem útil. Resolvemos deixar isso para depois das praias, quando voltarmos. Afinal, é melhor estar perto daqui no último dia, quando temos passagem marcada para a capital Santo Domingo.

Viagem pelo litoral norte do país, saindo de Jarabacoa (A) para a praia de Sosúa (B), daí para a cidade de Samaná (C) e, no dia seguinte, seguindo para a paradisíaca Playa Rincón (D)

Então, ontem de manhã, a primeira coisa que fiz foi ir alugar o carro. O nosso amigo Monche nos ajudou e logo achamos um bem joia, 4x4 e com ar. Pois é, com esse preço bom, o carro já não é assim, tão novo. Bastou eu ir buscar a Ana que percebemos que o pneu estava baixo. Voltamos na loja, daí para o borracheiro, pneu consertado, prontos para pegar estrada!

Chegando ao litoral na costa norte da República Dominicana

A bela e simpática praia de Sosúa, na costa norte da República Dominicana

Sem mapa e sem seguro, mas cheios de boas intenções, partimos para o norte. Estradona para Santiago, pergunta daqui, se informa dali e achamos a saída para a pequena estrada que cruza as montanhas e segue diretamente para a praia de Sosúa. Depois de muitas curvas e buracos, foi um alívio ver o mar ao longe. Estávamos chegando ao litoral!

Presidente, a cerveja nacional do país! (em Sosúa, na costa norte da República Dominicana)

Um delicioso Mofongo acompanhado de patacones, em Sosúa, praia na costa norte da República Dominicana

Praia joia, longa faixa de areia, poucas construções e uns restaurantes simpáticos. Mais simpático ainda foi o garçom de quem ficamos amigos. Ele conhece todo o litoral norte do país e nos deu muitas informações. Até falar com ele, ainda não tínhamos ideia de onde dormiríamos ontem, mas ele nos botou a maior pilha para chegarmos até Samaná. Depois que lhe dissemos de que tipo de praia que gostamos, ele foi categórico: “Passem todo o tempo que tiverem na península de Samaná! Lá vão encontrar a praia que sonham!”.

A bela e simpática praia de Sosúa, na costa norte da República Dominicana

Fim de tarde na praia de Sosúa, na costa norte da República Dominicana

Seria uma bela esticada até lá, principalmente pelo adiantado da hora, mas ele disse que só estaríamos perdendo praias de resorts e que, se nosso estilo era algo parecido com Sosúa, a próxima parada era mesmo lá. Decidido, então! E para comemorar, um delicioso Mofongo, um dos pratos mais típicos do país, uma espécie de purê de banana verde misturado com carne de porco e vegetais. Uma delícia!

Vista do nosso hotel em Samaná, na costa norte da República Dominicana

Baía de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Depois de nos esbaldarmos, hora de partir. Primeira hora no claro ainda. Depois, no escuro e na raça, percorrendo todo o litoral até a cidade de Samaná, na península de mesmo nome. Os americanos quase compraram todo esse lugar e, durante as negociações, aventou-se até a anexação de todo o país. Queriam fazer a base de Guantânamo aqui! Felizmente (e para azar dos cubanos!), o negócio não deu certo. Conto mais dessa história no próximo post.

Estrada de terra que chega à paradisíaca Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Coqueiros nos recebem na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Mas, enfim, chegamos à Samaná já perto da meia noite e seguimos diretamente para o hotel indicado pelo nosso amigo garçom. Com o sacrifício desse dia de longas viagens ganhamos o dia de hoje, pois já estávamos bem perto do objetivo final!

As incríveis cores da Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A cidade de Samaná tem seus próprios encantos, acostumada até a receber navios-cruzeiro. Casas coloridas, pontes para pedestres que levam até pequenas ilhas da baía e a possibilidade de fazer um passeio de barco até o Parque Nacional Los Haitises, do outro lado do estreito. Essa última atração até que nos tentou, mas queríamos mesmo eram as praias paradisíacas do norte da península.

Nadando em um paraíso chamado Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Assim, logo cedo, seguimos em direção de Las Galeras, uma pequena vila na costa norte. Um pouco antes de chegar lá, um desvio para a Playa Rincón, a mais indicada pelo nosso amigo garçom. Ali, só se chega com condução própria e apropriada (uma boa parte da estrada é de terra ou de areia), ou em algum tour saído de Samaná.

Simpático restaurante na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Ponto estratégico na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A praia é absolutamente maravilhosa, uma extensa faixa de areia bem branca ladeada de muitos coqueiros e em frente a um mar com cor de piscina. Aquela imagem perfeita de praia caribenha que existe em nosso inconsciente coletivo. E o mais incrível: no país da internacionalmente conhecida Punta Cana, uma praia desse tipo, vazia!?! Inacreditável!!!

Turistas que vieram em tour deixam a Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Bom, 100% vazia ela não era (ainda bem!). Dirigimos mais um quilômetro para a direita e chegamos à ponta da praia, onde existem dois bares. Agora sim, na sombra de coqueiros e com cerveja gelada na mão, tudo estava perfeito! Se tentássemos melhorar, pioraria...

Uma hora depois, chegou um caminhão estilo jardineira trazendo turistas de Samaná. Felizmente, passaram pelo nosso restaurante e foram ao seguinte. Depois, mistério para mim, permaneceram por lá todos juntos, com aquela praia maravilhosa e deserta pedindo para ser explorada. Enfim, almoçaram, deram um mergulho rápido e subiram todos no caminhão. Afinal, o tour tinha de continuar...

Um verdadeiro cartão postal: Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A tranquilidade voltou a reinar no paraíso, com direito a rede na sombra, mais cerveja gelada, mergulhos refrescantes e caminhada para o lado mais selvagem da praia, onde ondas e pedras fazem sua guerra particular há milhares de anos. Para nós, que assistíamos apenas a mais um dia de batalha, imagens lindas e muitas fotografias.

Cores mágicas de fim de tarde na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Trecho mais agitado da Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Essa praia foi tão maravilhosa que até pensamos em passar aqui o dia de amanhã, também. No outro, temos de voltar para Jarabacoa. Para isso, fomos até o único hotel ali perto, alguns quilômetros para cima da colina. Mas achamos ele meio caro, além de não ter comida para o jantar. Assim, resolvemos esticar até a vila de Las Galeras.

Caminhando em uma deserta e maravilhosa Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Ali sim, várias possibilidades de hotéis, dos mais baratos aos mais caros, passando pelos mais charmosos. Nessa época de baixa temporada, tudo fica a nosso favor e acabamos achando um, de um francês, bem joia e com preço razoável. Um chalé, com cozinha e mezanino. Muito legal. Tipo do lugar que poderíamos passar uma semana, brincando de casinha e explorando as várias praias da região. O francês até nos deu um “mapa do tesouro”, com as dicas de como chegar a cada lugar. E quando perguntamos qual a praia mais bonita daqui, para a nossa surpresa a Playa Rincón ficou em segundo lugar. É... não iremos mais voltar lá amanhã. Temos de ver essa outra aí e ver se concordamos com o nosso anfitrião.

República Dominicana, Jarabacoa, Samana, Praia, Sosúa, Playa Rincón, Las Galeras

Post anterior Com nossos amigos franceses no cume do Pico Duarte, na  República Dominicana, o ponto mais alto de todo o Caribe

No Ponto Mais Alto do Caribe

Post seguinte Playa Frontón, o melhor segredo da península de Samaná, litoral norte da República Dominicana