1 Cali, Chuva e Cartel - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Cali, Chuva e Cartel - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Cali, Chuva e Cartel

Colômbia, Cali

O rio Cali e uma das igrejas de Cali, na Colômbia

O rio Cali e uma das igrejas de Cali, na Colômbia


Nesse nosso primeiro dia em Cali, São Pedro resolveu dar uma forçinha para o site (e não para nós!) e enviou chuva para o dia inteiro. Não tivemos escolha: tivemos todo o tempo do mundo para tentar recuperar um pouco dos posts e fotos atrasados.

Só saímos para uma rápida caminhada, com chuva mesmo, pelo centro novo da cidade, na popular Avenida 6, onde estão vários dos clubes de Salsa da cidade, e pela requintada Avenida 9, onde se encontram muitos restaurantes e lojas mais caras. Aqui na Colômbia, ruas e Avenidas não tem nome, apenas números. Meio sem graça mas, ao mesmo tempo, muito mais fácil de se localizar e ter noção da distância das coisas, mesmo para quem não conhece a cidade.

A avenida chique de Cali, na Colômbia

A avenida chique de Cali, na Colômbia


Terceira maior cidade do país, com cerca de 2,5 milhões de pessoas, a cidade não tem um histórico muito favorável sobre violência. Mas, é aquela velha história: se você sabe por onde andar, não há problema. Não era nosso caso ontem de noite quando, guiados pelo GPS, passamos por umas áreas bem casca grossa. Mas hoje, muito bem instalados em uma boa região, pudemos andar tranquilamente. Enfim, cidade grande como tantas outras da América Latina.

Para quem viveu e se lembra da década de 80 e início de 90, o nome "Cali" logo traz à mente o famoso cartel da cidade. O Cartel de Cali foi uma das mais poderosas organizações criminosas da história e chegou a dominar mais de 70% do comércio mundial de cocaína. Não é pouco! Tinham um PIB maior que o de muitos países. Aliás, a Colômbia não era um país fácil de se viver naquela época. Ao mesmo tempo, além do Cartel de Cali, tinha também o de Medellin, do afável Pablo Escobar, os grupos paramilitares de direita e três grupos terroristas importantes: as Farc, a ELN e o M-19. Gente ruim para todo lado!

Festival de Salsa em Cali, na Colômbia

Festival de Salsa em Cali, na Colômbia


O interessante é que todos esses grupos, além de "atormentarem" a sociedade colombiana, também se relacionavam entre si, às vezes como aliados, às vezes como inimigos mortais. Os cartéis de Cali e Medellin, por exemplo, para enfrentar os sequestradores das Farc (sequestravam parentes dos líderes dos cartéis), criaram um "eficiente" grupo de caça aos terroristas. Sua tática era simples: combater fogo com fogo. Quando as Farcs sequestravam um dos seus, os cartéis sequestravam vinte dos deles, entre líderes de sindicatos, políticos de partidos de esquerda, etc.... Aparentemente, as Farc levaram a pior neste embate. Mas a aliança entre os cartéis não durou muito. Logo estavam em guerra aberta e foi um grupo criado pelo Cartel de Cali, os "Los Pepes" que ajudou decisivamente a polícia a localizar e matar Pablo Escobar. Bom, o profissionalismo e eficiência do Cartel de Cali ajudou-os a se manter por cima durante muito tempo. Mas hoje, boa parte dos seus líderes estão presos, alguns deles nos EUA, extraditados por Uribe.

Enfim, essas histórias valem vários livros, mas não são o foco desse blog, hehehe. Amanhã temos mais um dia para explorar essa cidade, com ou sem a ajuda de São Pedro. Afinal, a fila tem de andar o que, no nosso caso, significa Bogotá!

Colômbia, Cali,

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Passeio à cavalo em San Agustín, na Colômbia

Galopando Ladeira Acima

Post seguinte Igreja La Merced, em Cali, na Colômbia

Mudança de Planos

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet