0 Trilha praiana - Blog da Ana - 1000 dias

Trilha praiana - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Trilha praiana

Brasil, São Paulo, Ubatuba

A bela Praia do Simão em Ubatuba - SP

A bela Praia do Simão em Ubatuba - SP


Depois de tantas trilhas nas montanhas, descemos a serra e decidimos explorar as trilhas praianas, aqui, na região de Ubatuba. Da última vez que viemos para cá fomos até as praias da Cassandoca e Cassandoquinha, uma região quilombola que está dentro de uma área de preservação. São praias belíssimas e que dão acesso por uma trilha a outras 3 praias praticamente desertas. O Ro e o Guto fizeram nesta ocasião a trilha completa, mas em um esquema meio tri-atleta que eu não conseguiria acompanhar. Desta vez nos planejamos e com a ajuda do Jairo, marido da Edna, pudemos fazer a travessia desta trilha desde a praia da Lagoa, até a praia da Cassandoca. O Jairo nos deixou na praia da Lagoa, onde começamos a caminhada.

Placa orientativa na Trilha da Cassandoca em Ubatuba - SP

Placa orientativa na Trilha da Cassandoca em Ubatuba - SP


É uma trilha tranquila, 3 horas andando em meio à Mata Atlântica, cruzando diversos riachinhos e com vistas belíssimas da costa. Passamos pela Praia do Simão, também conhecida como Brava do Frade e o Saco da Banana, que faz jus ao nome, tamanha a plantação de bananas que existe no lugar.

Atravessando um bananal na Trilha da Cassandoca em Ubatuba - SP

Atravessando um bananal na Trilha da Cassandoca em Ubatuba - SP


É importantíssimo levar repelente, principalmente nesta época de borrachudos. Eu fui pega desprevenida, mas já na Praia da Lagoa conhecemos um morador, o Bill, que nos emprestou um pouco de citronela e nos salvou das picadas.

Lagoa na Praia da Lagoa em Ubatuba - SP

Lagoa na Praia da Lagoa em Ubatuba - SP


A praia da Lagoa é maravilhosa, uma lagoa à beira mar, de água límpida é a principal atração, além da praia, é claro. Pescadores estavam acampando ali, passando uma semana talvez. Vida tranqüila, sem aborrecimento, a não ser dos borrachudos. A Praia do Simão é outra praia belíssima, praticamente deserta, longe de tudo e todos... Vi apenas uma casinha tímida no canto da praia. Possui uma área perfeita para camping, com bica de água doce e tudo! Andamos mais um pouco e chegamos à Cassandoquinha, uma região já habitada possui alguns sitiozinhos de cair o queixo, à beira da praia e do rio, casas e jardins muito bem conservados dão aquele ar bucólico à paisagem praiana.

Pequeno riacho no final da Praia da Cassandoca em Ubatuba - SP

Pequeno riacho no final da Praia da Cassandoca em Ubatuba - SP


Chegamos à Cassandoca e lá estava o Jairo para nos resgatar. No caminho de volta ele veio nos contando as histórias da sua família e de como a região se desenvolveu nos últimos 30 anos. Seu pai, caiçara, vivia apenas da roça e da pesca. Não precisava de mais nada no sertão de Ubatuba. Plantava sua cana, arroz, café, fazia farinha e vendia ou trocava na cidade uma vez por mês. Pra que mais? Tempo bom de quem sabia viver uma vida simples, saudável e feliz. Quem sabe não é por esta trilha que a humanidade deveria rumar? Infelizmente este é um caminho sem volta, mas devemos sempre nos lembrar dos simples prazeres, assim pelo menos valorizamos mais o pouco que temos.

Praia da Cassandoca em Ubatuba - SP

Praia da Cassandoca em Ubatuba - SP


Trabalhadores na estrada Tabatinga - Praia Mansa em Ubatuba - SP

Trabalhadores na estrada Tabatinga - Praia Mansa em Ubatuba - SP

Brasil, São Paulo, Ubatuba, Praia, trilha

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Vista da Praia do Lázaro em Ubatuba - SP

A rotina na Praia Vermelha

Post seguinte Se divertindo com as conchas na Praia Brava da Almada em Ubatuba - SP

Ubatuba do norte

Blog do Rodrigo Lagoa na Praia da Lagoa em Ubatuba - SP

Trilha da Cassandoca

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 10/01/2012 | 19:02 por Gabii

    Nossa eu pretendo ir nessa praia é muito linda

    Resposta:
    O litoral paulista é um dos mais lindos do Brasil! Adoro! Planeje e vá, vale muito a pena! bjs!

  • 24/01/2011 | 12:52 por karine

    Olá Ana, sem querer acabei achando seu blog, e poxa é sensacional!

    Todas essas viagens e histórias. Realmente vc é uma pessoa privilegiada por conhecer nosso mundão afora...

    Show suas fotos!

    Assim como voçê também amo viajar, quem sabe um dia viajo por ai como vc..

    Parabéns.! O blog esta maravilhoso!

    Resposta:
    Olá Karine! Me sinto mesmo privilegiada, a coragem para sair viajando até nem foi tanta o problema será ter coragem para voltar, arranjar um emprego, estas coisas! rsrsrs! Se vc tem vontade de sair viajando, vá, se planeje e saia, vale a pena sempre! Q bom t ter aqui conosco! Beijos e obrigada! Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet