1 Região Serrana - Blog da Ana - 1000 dias

Região Serrana - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Região Serrana

Brasil, Tocantins, Palmas, Taquaruçu

Clima inspirador na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Clima inspirador na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO


Todos conhecemos ou já ouvimos falar nas regiões serranas do Rio de Janeiro e São Paulo, seja pelas tragédias ou pelas belezas naturais. Mas alguém já ouviu falar em tal lugar no Tocantins? Um estado da região norte, tão quente e escaldante, difícil imaginar que exista um ambiente assim.

Riacho na trilha para a Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO

Riacho na trilha para a Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO


Taquaruçú é um distrito de Palmas, na região da Serra do Lajeado, há apenas 27 km da capital. Lindas serras e vales entrecortados por rios de águas mais frias e transparentes. No período de inverno as baixas temperaturas atraem os curiosos para o Festival de Inverno, que tiram de seus armários os casacos e botas usadas de vez em nunca.

A bela Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

A bela Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO


Já foram contabilizadas mais de 50 cachoeiras e quedas d´água dentro da Área de Preservação Ambiental desta serra, todas dentro de propriedades particulares. Destas em torno de 12 estão sendo exploradas turisticamente pelos seus proprietários, com taxas que variam de 2 a 5 reais por pessoa.

Contemplando a Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Contemplando a Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO


A Cachoeira do Taquaruçú é uma das mais freqüentadas, chega a lotar nos finais de semana e fica em torno de 5 km antes de chegar à vila. Como era a primeira, deixamos para depois e escolhemos começar a visita por uma das mais famosas, a Cachoeira do Roncador. Uma trilha de 1500m com escadas e entre uma mata verde e fresca nos leva primeiro à Cachoeira do Escorrega Macaco, com quase 50m de altura. Como o próprio nome já sugere, as pedras em torno desta cachoeira estão em uma área de sombra, portanto muito limo e muito escorregadias.

Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO

Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO


Apenas uns 100m à frente está a principal atração desta propriedade, a Cachoeira do Roncador. Lindíssima, a queda possui quase 60m de altura e um poço delicioso para banho. Mas quem disse que o Tocantins não tem água fria? Ok, não é tão gelada como as cachoeiras de Mauá e ainda não deixam nada a desejar!

Entrando na Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO (foto de Marco Jacob)

Entrando na Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO (foto de Marco Jacob)


Com o Marco na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Com o Marco na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO


Aproveitamos ainda a tarde para conhecer outra cachoeira próxima, 8 km adiante, boa parte por estrada de terra. O acesso para a Cachoeira do Evilson está bem sinalizado, a propriedade tem um pequeno bar, estacionamento e cobra uma das entradas mais baratas, apenas 2 reais por pessoa. A trilha dentro da propriedade é curta e desce uma ladeirinha básica até a cachoeira, que a tarde já está na sombra. Ainda assim vale a pena, o poço é uma delícia e, embora mais baixa, o volume de água até maior em relação às primeiras.

Cachoeira do Evilson em Taquaruçu - TO

Cachoeira do Evilson em Taquaruçu - TO


Fim de tarde, fomos nos instalar na Lokau, com clima bem familiar, é uma mistura de galeria de artes e pousada. O João Luis, o dono, é de Porto Nacional, super envolvido com as artes e atividades comunitárias da região. Além de ser ligado à área de cinema ele possui uma pequena loja de produtos artesanais feitos com os insumos locais, móveis com a ripa do tronco do babaçu, peças decorativas, mandalas e esculturas com a palha e até produtos medicinais naturais como argila, mel, própolis, garrafadas e pomadas milagrosas. O Rodrigo ficou encantado com a coleção de quadrinhos, com vários da sua época.

Pousad Lokau, em Taquaruçu - TO

Pousad Lokau, em Taquaruçu - TO


Infelizmente hoje tivemos que nos despedir dos amigos, Carol, sua mãe e os filhos ficaram em casa e se despediram com um delicioso e certeiro “até logo!”.

Despedida de Palmas - TO e da família do Marco

Despedida de Palmas - TO e da família do Marco


Marco nos acompanhou para conhecer a região e já planejar um novo passeio com a família, mas teve que ir embora antes do anoitecer. Sempre chato nos despedirmos, ainda mais dos velhos amigos. Fazer o que? Infelizmente este é parte do aprendizado desses 1000dias.

Juntos na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Juntos na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Brasil, Tocantins, Palmas, Taquaruçu, Cachoeiras, Amigos, Marco Aurélio Jacob, Roncador, Escorrega Macaco, Evilson

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Pôr-do-sol na Praia do Prata, com rede protetora contra piranhas! (em Palmas - TO)

Praias de Palmas

Post seguinte Cachoeira de águas cristalinas, no Vale do Vai Quem Quer, em Taquaruçu - TO

Vai quem quer!

Blog do Rodrigo Tomando banho na Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO

Tem Água Fria no Tocantins!

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 09/09/2012 | 11:08 por LETÍCIA PADILHA RIBEIRO

    Bacana essa página sobre Taquaruçu!!! Estava procurando alguma foto da Pousada Lokau e encontrei aqui! Muito bommmmmmmmm!

    Resposta:
    Pousada deliciosa, os donos são uns amores, você vai adorar! =)

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet