0 Tem Água Fria no Tocantins! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Tem Água Fria no Tocantins! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Tem Água Fria no Tocantins!

Brasil, Tocantins, Palmas, Taquaruçu

Tomando banho na Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO

Eu costumava me considerar um cara bem viajado e conhecedor das atrações turísticas das Américas e, principalmente, do Brasil. Mas foi colocar o pé na estrada e me afastar um pouco do sul e sudeste que a "real realidade" foi me mostrando o quão ignorante eu ainda sou do meu próprio país! A cada novo estado, novos lugares que eu nunca tinha sequer ouvido falar. E não estou falando de lugares com alguma mísera cachoeira ou caverna não. Estou falando de cidades e regiões que tem todo o potencial de se transformarem em verdadeiros pólos ecoturísticos...

Riacho na trilha para a Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO

Por exemplo, o Tocantins! Eu já conhecia Palmas e o Jalapão, e tinha lido sobre a Lagoa das Confusões e a Ilha do Bananal. Mas nunca tinha ouvido falar de Taquaruçu, nem de Natividade e nem do "menor rio do mundo", em Taguatinga. Estão todos no nosso roteiro, agora. Nunca é tarde para aprender! E aproveitamos também para mostrar para as pessoas que nos acompanham, nos blogs. É uma maneira de me redimir...

A bela Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Pois bem, hoje viemos para Taquaruçu. Fica na Serra do Lajeado, vizinha de Palmas. A pequena cidade (na verdade, um distrito da capital) fica a pouco mais de 30 km de Palmas e possui mais de 80 cachoeiras catalogadas distribuidas nos diversos vales da região. Oferece também diversas opções de esportes de aventura, como rapel nas cachoeiras e uma tirolesa de 1.300 metros! Uma verdadeira benção para os moradores mais descolados de Palmas, já que está praticamente no seu quintal. Com temperaturas muito mais amenas, principalmente no verão, é uma bela opção às praias fluviais, sempre muito concorridas.

Despedida de Palmas - TO e da família do Marco

Logo de manhã, passamos na casa do Marco, para nos despedir da Carol e do Arthur (o Leo já tinha ido para a escola). Já o Marco, veio conosco, de moto. Ele decidiu que já era tempo dele conhecer essas cachoeiras também. Não demorou muito e já estávamos a poucos quilômetros de Taquaruçu, subindo a serra, onde começam a aparecer as cachoeiras. Das pouco mais de 80 da região, cerca de 15 estão abertas à visitação. Todas elas estão em terrenos particulares, mas apenas alguns proprietários estão liberando (e cobrando!) o acesso.

Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO

Seguimos diretamente para a mais famosa e alta delas, a belíssima Cachoeira do Roncador, com mais de 50 metros de altura. Uma trilha de 1,5 km, sempre na sombra agradável da mata, nos leva até ela. Um pouco antes de chegar, um bônus: outra cachoeira, ligeiramente menor, a Cachoeira do Escorrega-Macaco. Escorrendo pela pedra e formando um grande chuveiro, ela não chega a formar uma piscina embaixo. Mas esse chuveirão é muito tentador! Não pensei duas vezes e fui logo para debaixo dele. Foi quando descobri outra coisa do Tocantins: aqui também tem água fria, hehehe! É claro que não chega a ser um frio da Serra da Mantiqueira, mas comparado com as águas mornas do Jalapão, Maranhão ou Amazônia, não deixa de ser um choque!

Clima inspirador na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Um pouco mais adiante, a grande estrela, a Cachoeira do Rocador. Com muito mais água e uma piscina na base. Uma linda cachoeira, bem parecida com as cachoeiras da Serra do Mar e de Mauá, como há muito não víamos. Passamos uma boa hora por lá, nos refrescando e batendo fotos.

No pé da enorme Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

Em seguida, depois de voltar pela trilha agradável, seguimos o conselho do simpático Tato, que é quem toma conta dessa propriedade, e seguimos para a cachoeira do Evilson, não muito longe dali. Uma dezena de quilômetros por uma estrada de terra. mais uma pequena e íngrime trilha e chegamos lá também. Outra hora de banhos, fotos e conversas. Por falar em conversa, quem se esbaldou foi a Ana, conversando o tempo todo com o Marco Aurélio, seu amigo da época de faculdade.

Com o Marco na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO

O Marco, que tinha de retornar hoje para Palmas, ainda nos acompanhou até a nossa pousada na cidade, a Lokau. Depois, foi a hora da despedida. Da última vez, demorou 420 dias para nos reencontramos. E dessa vez? Ele partiu e nós fomos atrás de algum lugar para comer em Taquaruçu. Tarefa inglória, já que nenhum restaurante funciona na segunda-feira. A solução foi a padaria...

Cachoeira do Evilson em Taquaruçu - TO

Atrás da Cachoeira do Evilson em Taquaruçu - TO

Amanhã, vamos explorar mais um vale desse lugar maravilhoso e seguimos viagem para outra atração do estado, a cidade histórica de Natividade. E assim, aos poucos, vou corrigindo minha ignorância sobre Tocantins...

Posando para foto na Cachoeira do Roncador, em Taquaruçu - TO (foto de Marco Jacob)

Brasil, Tocantins, Palmas, Taquaruçu, Cachoeira do Roncador

Post anterior Passeando na Praça dos Girassóis, em Palmas - TO

Pela Praça e Praias de Palmas

Post seguinte Divertindo-se no Vale do Vai Quem Quer, em Taquaruçu - TO

No Vale do Vai Quem Quer

Blog da Ana Clima inspirador na Cachoeira do Roncador, a mais alta de Taquaruçu - TO