0 Dicas Práticas de Cuba - Blog da Ana - 1000 dias

Dicas Práticas de Cuba - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Dicas Práticas de Cuba

Cuba, Havana, Santiago de Cuba

Meio de transporte comum em Camaguey, em Cuba

Meio de transporte comum em Camaguey, em Cuba


Não somos e não temos a intenção de ser um guia de turismo, mas algumas dicas podem ser valiosas para organizar e agilizar a sua viagem para Cuba.

CÂMBIO
O sistema econômico é um tanto quanto esquisito. Hoje o país possui duas moedas, a Moneda Nacional (25 pesos = 1 CUC) e os CUCs ou Pesos Convertibles (CUC$ 1,00 = US$ 1,10 ). Notaram que um dólar vale 10% menos que um CUC? Sim, existe uma taxa sobre a moeda americana. A dica é viajar para Cuba com euros que não são taxados e valem 1 Euro = 1,26 CUCs (cambio variável).

HOSPEDAGEM EM CASAS DE FAMILIA
Dentro do sistema socialista e comunista uma das formas que os cubanos têm de fazer dinheiro é recebendo turistas em suas casas. Existem as casas legais, licenciadas pelo governo e é claro, também existem as ilegais. A diferença de custo deve ser de uns 10 CUCs e sem dúvida é o conforto e a qualidade. A casa mais famosa de Havana é a Casa de Ana e Pepe, estão super bem indicados no Trip Advisor e sempre lotados, por isso Pepe trabalha também como agente de turismo, agenciando as casas em Havana e outras cidades e é claro, cobrando uma comissão deles por isso. A comissão é em torno de 5 CUCs, então se você agendar direto o valor deve ser um pouco mais barato do que o citado. Segue abaixo a lista das casas onde ficamos hospedados em cada uma das cidades.

Reencontro com a Dona Margarita em Havana, em Cuba

Reencontro com a Dona Margarita em Havana, em Cuba



La Havana – Casa de Dona Margarita
Endereço: Calle 21, 1252. Entre Calles 20 e 22. Bairro El Vedado.
Tel.: (537) 8302601
Preço: CUC $ 30,00 + 6 CUCs de café da manhã.

Cienfuegos – Casa de Omar e Ileana
Endereço: Avenida 52, 4309. Entre calles 43 e 45.
Tel.: 0 4355.0408
Preço: CUC $ 25,00 + 5 CUCs de café da manhã.

Trinidad – Casa de Humberto e Magalys
Endereço: Alameda Jesus Menéndez, 15. Entre Calles Lino Pérés e Camilo Cienfuegos.
Tel.: 0 4199.3192
Preço: CUC $ 25,00 + 5 CUCs de café da manhã.

Camagüey – Casa de Mirian Guerra de La Cruz
Endereço: Calle Joaquin de Agüero, 525. Entre 25 de Julio e Perucho Figueredo. Reparto Vigía.
Tel.: 0 3228.2120/ 0 5270.3252
Preço: CUC $ 20,00 + 5 CUCs de café da manhã.

Santiago de Cuba – Casa de Georgina Martinez
Calle Pérez Carbó, 1570. Entre Aguilera e Lico Bergue.
Tel.: 0 2262.5354
Preço: CUC $ 25,00 + 5 CUCs de café da manhã.

ALUGUEL DE CARRO

Com o nosso carro em Playa Ancón, em Trinidad - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Com o nosso carro em Playa Ancón, em Trinidad - Cuba (foto de Laura Schunemann)


Nosso amigo e companheiro de viagem fez uma pesquisa e negociações com as empresas de locação de carro e a que ficou mais em conta foi a Cubacar, embora comparada com outros lugares ainda seja muito caro. Pagamos 75 dólares/dia + 15 dólares de seguro diário + 3 dólares por dia para adicionar um segundo condutor e 100 dólares de taxa de retorno, pois entregaremos o carro em Santiago e não em Havana. Viabilizou porque estamos em 4 pessoas, senão viajar de ônibus seria a melhor opção. Outra companhia que pode ser pesquisada é a Rex. Vale a pena reservar com antecedência, os carros estavam completamente esgotados em Havana, para locação para os próximos três dias para irmos à Viñales. Acabamos encontrando um carro médio (econômico estava esgotado) na Cubacar em frente ao Terminal da Via Azul do El Vedado.

LINHAS AÉREAS

O incrível mar na costa sul de Cuba, voando para Havana

O incrível mar na costa sul de Cuba, voando para Havana


As companhias aéreas de Cuba oferecem poucos horários de vôo, então é obrigatória a compra das passagens com antecedência, mesmo que você tenha tempo para a sua viagem. É comum os vôos mais requisitados ficarem lotados, sem possibilidade de compra com mais de um mês de antecedência. As companhias disponíveis são a Cubana de Aviación, Aero Caribbean e a jovem Aerogaviota.

Check in – vôos nacionais duas horas antes do horário do vôo e três horas em vôos internacionais. Chegar com antecedência para o check in é obrigatório. A oferta de horários e aeronaves é baixa, portanto as companhias aéreas fecham o check in dos passageiros e abrem a lista de espera uma hora antes, para dar tempo dos passageiros chegarem ao aeroporto e embarcarem.

ÔNIBUS

Parada na rodoviária de Santa Clara, em Cuba

Parada na rodoviária de Santa Clara, em Cuba


São duas principais companhias de ônibus em Cuba, a Via Azul e a Astro. A Via Azul é mais confortável e mais cara do que a Astro, que é o transporte mais acessível, mas ainda assim a Via Azul é bastante utilizada pelos cubanos. Algumas agências de turismo conseguem organizar transfers com a Transtur, empresa voltada apenas para turistas, que trabalha mais com grupos e fretes. A Transtur costuma ser mais rápida, sem muitas paradas, mas tem menos opções de horários. No site da Via Azul podem ser feitas reservas online, melhor opção que comprar em agências de viagem, que muitas vezes não repassam a reserva à central, como aconteceu conosco. Em qualquer uma delas a dica é levar água, algum biscoito e deixar os casacos de frio à mão, pois o ar condicionado é congelante!

Horários: achei uma página bem simples, mas que tem várias informações sobre transporte em Cuba. Sua última atualização foi em Julho de 2011, mas já ajuda a dar uma boa noção de horários de passagens e tem alguns telefones úteis.

TRANSPORTE ROOTS

Esperando o trem passar, na viagem entre Trinidad e Camaguey, em Cuba

Esperando o trem passar, na viagem entre Trinidad e Camaguey, em Cuba


Se o seu negócio é preço baixo e você não se importa de passar um dia ou quem sabe até três em transito, existem as opções de trem e caminhão. Além de mega lotado, o trem é antigo e por isso um percurso de 15 horas às vezes pode levar três dias, pois a locomotiva quebra e pára para reparos no caminho. Detalhe, não tem nem um vagão restaurante ou ambulantes ao redor do trem para vender uma cervejinha.

Transporte por caminhão, o mais popular em Cuba (estrada entre Pinar del Rio e Havana)

Transporte por caminhão, o mais popular em Cuba (estrada entre Pinar del Rio e Havana)


O caminhão é a opção mais roots, é como a maioria dos cubanos viajam, alguns com banco outros só na caçambona mesmo. Conhecemos dois brazucas que fizeram em três dias de Havana para Santiago em caminhão e carona. Eles gastaram apenas 5 CUCs, mas confessaram que foi um perrengue e a volta seria de ônibus.

Cuba, Havana, Santiago de Cuba, roteiro, Guia, hospedagem, dicas

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Uma das quedas d'água da Cascata del Nicho, próxima à Cienfuegos, em Cuba

Cruzando Cuba

Post seguinte Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Contos Cubanos en La Playa Girón

Blog do Rodrigo Relaxando na tranquila e belíssima Playa Giron, região de Cienfuegos, em Cuba

Playa Girón e Baía dos Porcos

Comentários (18)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 03/11/2016 | 17:58 por Amanda

    Olá!
    Gostaria de ajuda quanto ao seguro viagem obrigatório para Cuba.
    Qual a opção mais "em conta", cômoda e prática?

    Desde já agradeço.
    Abraço,

    Amanda

  • 11/06/2016 | 18:05 por Cubasolidays

    Olá Ana,
    Ótimo blog com informações detalhadas da maravilhosa ilha de Caribe. Se seu tempo em Cuba for limitado, não perca Havana, Viñales e Varadero. Para descobrir a Cuba verdadeira www.cubasolidays.com/

  • 21/04/2016 | 16:10 por gilmar ferreira

    Gostaria que me informasse nomes de blogs de guantanamo em cuba e se possivel me passase o contato deles tipo email e nome dos blogueiros de guantanamo. preciso fazer uma viagem para cuba e preciso informações, obrigado. pois sou blogueiro tambem. blog olho de macau.

  • 21/04/2016 | 16:08 por gilmar ferreira

    Gostaria que me informasse nomes de blogs de guantanamo em cuba e se possivel me passase o contato deles tipo email e nome dos blogueiros de guantanamo. preciso fazer uma viagem para cuba e preciso informações, obrigado. pois sou blogueiro tambem. blog olho de macau.

  • 24/11/2015 | 11:43 por Edher

    Bom dia, vou para Cuba agora em dezembro. Fico 3 dias em Havana, 8 em Cayo Largo e mais 3 em Havana. Quanto dinheiro devo levar? Lembrando que é uma viagem de Lua de Mel, e, sendo assim, quero esbanjar um pouco... mas só um pouco!! rs

  • 25/01/2015 | 11:35 por Cida

    Bom dia Ana,Estou indo para Cuba,fevereiro,como faço para tirar o visto mais rapido,sem precisar ir na embaixada?Nao Estou conseguindo fechar com hotel pela internet,Qual Voce indica?Att,Cida.

  • 26/12/2014 | 16:23 por Marta

    Cara,

    estou indo para Cuba/Havana em fevereiro saindo daqui no dia 09/02 e retorno para 20/02 de 2015 com mais 01 amigo e 02 dias depois chega mais uma amiga e gostaríamos de saber mais detalhes sobre a casa de Ana a Pepe. Gostaríamos da possibilidade de ficarmos em casa e também de locarmos 02 quartos. E quais dicas voce daria para nós?

  • 16/09/2014 | 13:53 por Michela

    Ana, socorro,rs...
    Você me ajudou muito com as informações detalhadas aqui, mas continuo com duvidas, pois estarei viajando p/ Havana em novembro, e será minha primeira viagem internacional, sendo que o dinheiro tá mais contado que nunca, pois será p/ um projeto na facul. Entao, vc me aconselha a levar Euro? posso usar a moeda normalmente em Havana e Varadero, por exemplo? pois já li algumas dicas sobre o assunto, mas penso que se trocar para CUCs nao há valorizacao nenhuma, apesar de ser a moeda usada lá.

    Resposta:
    Oi Michela! As regras monetárias mudaram em Cuba depois que passamos por lá, então não sei dizer exatamente como está agora... mas uma coisa é fato, lá você terá que converter e irá perder alguma coisa, tanto no Euro, quanto no Dólar... Eu vi No convertworld agora pouco a taxa de câmbio e está 1 euro = 1,33 CUCs e 1 dólar = 1,04 CUCs. Pode ser que em algum hotel bem turístico você ainda possa usar a moeda estrangeira, mas acho difícil (quase impossível, já que tudo lá tem gestão estatal, ou seja, segue as regras e protege a economia cubana.) Agora os hotéis são mais caros que as casas de família, vale mais a pena ficar nesse esquema que eu expliquei no post, você economiza horrores. Espero ter ajudado, boa viagem e aproveite, Cuba é demais!

  • 25/06/2014 | 10:53 por Aline

    Oi Ana,
    Obrigada pela resposta!
    Você poderia me passar o email deles, pois não consegui localizá-lo no blog.
    Abraços,
    Aline

    Resposta:
    Oi Aline, os links estão acima, mas repito aqui - http://www.anahavana.com/ e http://www.tripadvisor.es/Hotel_Review-g147271-d634045-Reviews-La_Casa_de_Ana-Havana_Cuba.html, a maioria das casas não tem internet por isso usam a Ana e o Pepe como agênciadores. Boa viagem! Bjs!

  • 24/06/2014 | 14:59 por Aline

    Olá,
    Vou para Havana em novembro e gostaria de me hospedar em casa de família. O contato é feito somente por telefone ou existe algum email?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Resposta:
    Oi Aline! Lá o mais fácil é falar por telefone mesmo, a internet é rara e bem cara para eles. Se quiser tentar marcar tudo por email com a Ana e o Pepe é a melhor chance, eles servem como uma agência de viagens e vão cobrar em torno de 5 CUCs (5 dolares) a mais pelo serviço. Fique mesmo em casa de famílias, melhora muito a experiência! Em Cuba os hotéis são caros e bem turísticos...
    Boa viagem! Bjs

  • 24/02/2014 | 23:59 por Gilberto e Vanessa

    Oi Ana,

    Adorei o blog. Chegaremos a Havana e 01/03/14 e ficaremos até 04/03/14. Ficaremos em Vedado. Tem algum roteiro para otimizar nossa estada em Cuba? Coisa to tipo: 1o. dia faça isso, 2o. dia faça isso, etc?

    Obrigado

    Gilberto e Vanessa

    Resposta:
    Oi Gilberto! Depende do tipo de viagem que você está procurando. Quer ver tudo na correria, ou descansar e conhecer apenas Havana? Quer ver praia ou ir às plantações de tabaco? Está disposto a alugar um carro? Havana é linda, nós ficamos 3 dias lá, aproveitando as ruas históricas, o malecón, etc. Ali perto você pode tentar alugar um carro e passar um dia ainda em Varadero, que eu não conheci, mas dizem ser muito lindo, embora bem maquiado para o turismo. Enfim, se quiser ler um poquinho das nossas andanças por lá, acesse este link e você vai encontrar várias dicas do roteiro que fizemos. http://www.1000dias.com/cuba/
    Qualquer coisa estamos por aqui. Abs e boa viagem!

  • 18/02/2014 | 17:32 por Ma Bambini

    Ola!! Vou a Cuba no carnaval.
    Acabamos fechando o hotel Melia em Varadero.
    Apesar de hotel all inclusive, queremos conhecer lugares bacanas proximos...
    Alguma sugestao?
    obrigada
    Marcia

    Resposta:
    Oi Marcia! Como foi a sua viagem? Nós não conhecemos Varadero, mas se puder deixe aqui as dicas para o pessoal! Ficando apenas 5 ou 7 dias eu concentraria a visita entre Havana, Varadero e se possível uma escapada para Viñales para ver a região do tabaco, muito bonita.

    ps: desculpe o atraso, tivemos um problema no nosso sistema e só agora tive acesso à sua pergunta. =/

    Obrigada e boas viagens!
    Bjs, Ana

  • 13/02/2014 | 08:46 por Mel

    Olá, Ana e Rodrigo,

    Estou adorando o blog! Vou para Cuba em no final de fevereiro (agora...rs), passar 20 dias lá. Minha ideia inicial é ir a Havana, Varadero e para Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo Santa Maria. Lendo os seus posts fiquei com vontade de ir a Trinidad...Acham que vale a pena ir a Cienfuegos? Quantos dias devo ficar em cada um desses lugares?

    Obrigada,
    aguardo sua resposta

    abraço,
    Melina

    Resposta:
    Oi Melina!
    Inclua sem dúvida Trinidad no seu roteiro, pelo menos 2 dias para sentir o ar da cidade, uma delícia. Já Cienfuegos (Playa Girón e à Baía dos Porcos) valem mais pela curiosidade histórica já que de beleza natural as praias dos cayos devem ser mais bonitas. Em Cienfuegos transporte não é muito fácil, nós estávamos de carro, o que facilitou a chegada nas praias, de carro um dia foi suficiente para ver os dois. Espero ter ajudado. Você vai adorar Cuba, é uma viagem no tempo incrível!
    Boa viagem e esperamos as fotos! =)
    Beijos!

  • 16/01/2014 | 00:56 por Gabriel Silveira

    acho que a parte que se fala sobre os trens em Cuba é um pouco equivocada, nunca fui lá então não sei bem como é, mas achei informações que parecem ser confiáveis nesse site: http://www.cubalinda.com/English/Transportation/Trains.asp

    Resposta:
    Oi Gabriel, eu não andei de trem lá também, mas vi eles passando bem lotados e tive a informação dos cubanos com quem conversei. Espero que esteja equivocada mesmo, se você for até lá e conferir nos avise, por favor. Abraços e boa viagem!

  • 14/11/2013 | 15:39 por Fernando Souza

    Viajei para Cuba com a operadora de turismo Slavian Tours e tive uma experiência incrível!!! Lugar fantásticoooo! praias paradisíacas. Recomendo a todos. www.slaviantours.com

  • 22/09/2013 | 01:20 por Marcela

    Muito Obrigada pela resposta...
    Ainda não fechei tda a viagem pq tenho só 15 dias e muitas dúvidas.
    Por enquanto está assim:
    Havana: 4 dias
    Santa Clara: 1 dia
    Trinidad: 2 dias e meio
    Santigo: 3 dias
    Varadero: 2 dias

    Pretendemos fazer tudo de onibus (Via Azul), mas de Trinidad a Santiago são 11h e de Santiado a Varadero são 14 horas. Vc acha que vale a pena colocar Camaguey no meio de algum desses trechos? Para conhecer a cidade e dormir?

    Faria alguma alteração de dias?
    Conhece o nome da empresa aerea local? Os voos que achei com a Copa Air saem 500 reais, muito caro.
    Se tiver tambem casas para recomendar eu aceito.

    Muito Obrigada
    Aguardo a resposta

    Resposta:
    Oi Marcela!
    Acho que sua divisão de dias está ótima, se fosse para incluir algo seria um dia ou dois em Viñales, a região das plantações de tabaco dos famosos charutos cubanos. Camaguey é bonita, mas sem tempo eu acho que pode ficar para uma próxima. Em Santiago, porém, vocês podem visitar uma fábrica de charutos, eu perdi este tour pq passei mal... mas nossos amigos foram e adoraram. As empresas aéreas são a Cubana de Aviación, Aero Caribbean e Aerogaviotas, que estão neste post. As página na internet são meio capengas, então só comprando lá nas agências locais ou talvez com alguma agência e viagens aqui que tenha acesso a estas companhias. Quanto às casas de família, as que indico também estão neste post, principalmente a da Dona Margarida, em Havana.
    Que delícia, já estou com vontade de voltar à Cuba!
    Aproveitem a viagem.
    Bjs!

  • 23/08/2013 | 11:33 por Marcela

    Bom dia,
    Pretendo ir para cuba em dezembro por 15 dias com mais uma amiga, guardando 5 dias para Havana, 3 para Santiago e 3 para alguma praia.
    Gostaria de dicas sobre outra(s) cidade(s) que poderíamos visitar nesses outros 4 dias e o que poderíamos visitar nessas cidades.
    Também gostaríamos de saber qual a melhor praia para descansar no final da viagem e se a divisão de dias está boa.

    Att
    Aguardo resposta
    Marcela
    madelcb@gmail.com

    Resposta:
    Oi Marcela! Eu incluiria nesse roteiro sem dúvida a cidade de Trinidad (2 dias), linda, histórica e que tem algumas praias próximas bem bacanas. Também Viñales (2 dias), zona de plantação de tabaco, que vocês podem visitar as plantações, algumas grutas e até uma boate dentro de uma caverna! Agora praia para descansar se for perto de Havana a mais fácil (e mais cara também) é a praia de Varadero, mas são resorts à beira mar. Maria Gorda dizem ser linda e tem algumas ao sul de Piñar del Rio. Se for para o lado de Santiago tem algumas praias bacanas também, mas lá é mais fácil se estiverem de carro.
    Beijos!
    Ana

  • 19/06/2013 | 23:00 por Ramon

    OI minha dica é ir pra Praia do Rosa no inverno tambem visitar as Baleias Francas que ficam amamentando seus filhotes em torno de julho a outubro , reservas de pousadas e casas podem entrar no Portal http://www.praiadorosa.blog.brValeu pessoal boas fotos.

    Resposta:
    Putz, vamos perder as baleias francas... chegaremos por aí em janeiro se tudo der certo. Abs!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet