0 De Santo Antônio ao Pelourinho - Blog da Ana - 1000 dias

De Santo Antônio ao Pelourinho - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

De Santo Antônio ao Pelourinho

Brasil, Bahia, Salvador

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA


Destino preferencial dos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, Salvador oferece opções para todos os gostos. Desde o turismo histórico em suas diversas igrejas e prédios históricos, cultural, não só em museus maravilhosos como o MAM e Jorge Amado, como também musical e com um olhar muito especial para a cultura negra. Além disso ainda possui todas as belezas naturais ao seu redor, a Baía de Todos os Santos, Praia de Itapoã, orla Barra-Ondina e as praias do norte.

O Farol da Barra, em Salvador - BA

O Farol da Barra, em Salvador - BA


Dia de turismo nos pontos mais conhecidos de Salvador: Pelourinho e arredores. Sempre lotados de turistas dos quatro cantos do mundo, pegamos uma dica especial com nossas anfitriãs baianas e procuramos o mais alternativo dentro dos caminhos mais conhecidos de Salvador. Por isso começamos nossa caminhada no Centro Histórico a partir do Forte de Santo Antônio do Além do Carmo, também conhecido como Forte da Capoeira. Um centro de pesquisa e memória da capoeira no Brasil, lá 7 grupos de capoeira oferecem aulas e realizam apresentações no início da noite, com a bela vista para a baía.

O Forte da Capoeira em Salvador - BA

O Forte da Capoeira em Salvador - BA


Caminhamos pela Rua Direita de Santo Antônio, um bairro histórico que ainda não foi dominado pelo turismo e lojinhas como o Pelourinho. Ainda encontramos as senhorinhas na janela, vendo a vida passar como há 50 anos.

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA


Algumas casas antigas já reformadas se tornaram pousadas com uma bela vista para a baía. Soubemos que ali mesmo o Grupo Iguatemi já comprou mais de 30 casas para reformar e fazer uma galeria de rua com lojas bacanas, visando atrair os turistas mais abonados.

Almoçando em uma das pousadas em Santo Antônio, em Salvador - BA

Almoçando em uma das pousadas em Santo Antônio, em Salvador - BA


Almoçamos em um desses hotéis com a bela vista e fomos em direção ao Pelourinho, passando pela Cruz do Pascoal em direção ao Carmo e os antigos Convento e Igreja Carmelitas, forte da resistência holandesa no século XVII. Hoje o Convento se transformou em um hotel 5 estrelas e em um museu que está sendo restaurado. Descemos pela ladeira do Carmo e conferimos a famosa escadaria onde foi filmado “O Pagador de Promessas” e pela imponente Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, embora esteja em estado de abandono ainda se destaca em meio a tantas construções antigas e históricas.

A famosa Escadaria do Carmo, do filme 'O Pagador de Promessas', em Salvador - BA

A famosa Escadaria do Carmo, do filme "O Pagador de Promessas", em Salvador - BA


Subindo a ladeira para o Largo do Pelourinho sempre bate aquela emoção, o lugar tem uma presença e uma energia muito boa. Logo lembrei das cenas famosas ali filmadas, da vez que estive aqui no carnaval de 1999, das marchinhas de carnaval, do Olodum tocando com o Micheal Jackson... arrepia!

Ladeira do Carmo e subida do Pelourinho, em Salvador - BA

Ladeira do Carmo e subida do Pelourinho, em Salvador - BA


Compramos uma pilha na porta em que Micheal saía no clipe, até ganhei uma foto na sacada de Micheal por ter adquirido um produto na lojinha! Ali estava passando o clipe e confesso que eu fiquei arrepiada, o cara era estranho, pedófilo, mas era um gênio da música pop.

A casa do clipe de Michael Jackson no Pelourinho, em Salvador - BA

A casa do clipe de Michael Jackson no Pelourinho, em Salvador - BA


Continuamos andando e chegamos à Praça Terreiro de Jesus, também famosa por suas construções da Ordem Terceira Franciscana e restaurantes típicos. Não poderíamos deixar de ter a vista panorâmica do Cruzeiro de São Francisco para o Mercado Modelo , o monumento à Bunda da Baiana e o Elevador Lacerda.

Monumento na Cidade Alta, em Salvador - BA

Monumento na Cidade Alta, em Salvador - BA


Elevador Lacerda visto da Cidade Alta, em Salvador - BA

Elevador Lacerda visto da Cidade Alta, em Salvador - BA


Descemos no Elevador Lacerda, elevador hidráulico que une a cidade alta à cidade baixa e percorremos as bancas de renda, instrumentos musicais e temperos da terra no Mercado Modelo.

Mercado Modelo, em Salvador - BA

Mercado Modelo, em Salvador - BA


Retornamos ao Forte da Capoeira no final da tarde para ver o belíssimo pôr-do-sol na baía e tentar ainda ver alguma apresentação de capoeira. Cedo demais, a roda de capoeira da angola começaria só as 19h, por isso decidimos voltar para casa mais cedo. Não sei se foi a melhor escolha, pois ficamos quase 1h30 no trânsito entre Santo Antônio e Pituaçú, é Salvador cresceu e muito! Fechamos o dia em casa, colocando os em dia os assuntos dos 10 últimos com Monica em um delicioso jantar caseiro. Desse jeito não vou querer ir embora dessa terra é nunca!

Admirando o pôr-do-sol em Salvador - BA

Admirando o pôr-do-sol em Salvador - BA

Brasil, Bahia, Salvador, Pelourinho, Elevador Lacerda, Santo Antônio do Carmo, Carmo, Mercado Modelo

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Com a Mônica e a Livia em Salvador - BA

Matando as saudades

Post seguinte Caminhando para a Vila Hippie em Arembepe - BA

Arembepe e Carnaval!

Blog do Rodrigo Santo Antônio visto do Pelourinho, em Salvador - BA

Passeando em Salvador

Comentários (7)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/06/2019 | 22:35 por Gil

    Que gata!

  • 27/07/2014 | 14:24 por Glauber

    A tempos venho ver tudo isso aqui postado.

    Resposta:
    Obrigada Glauber! Espero que continue voltando, estamos sempre trabalhando para melhores informações e serviços. =) Abraços!

  • 09/12/2013 | 21:03 por edsonlhorran

    Pedófilo? Você é uma louca!

  • 06/07/2012 | 21:50 por Celya

    Nossa Salvador é muito lindo neh eu estive ai mês passado gostei demais.
    Agora vendo suas fotos vi que algumas foram tiradas nos mesmos lugares que fui também.

    Resposta:
    Oi Celya! Salvador é demais, podemos ir à cidade 10 vezes e ainda teremos que voltar aos mesmos lugares!

  • 26/11/2010 | 09:09 por Juliana Neitzke

    Olá Ana linda!
    Que saudades ;)
    Por aqui tudo bem, graças a Deus, com novidades na empresa e carro novo da Ju. FERA
    Excelente final de semana por aí, isto é, tem alguma diferença pra vocês se é sábado ou segunda feira, por exemplo? Hahauhaha
    Hoje vou encontrar a Van e certamente vamos falar e lembrar de vocês ;)
    Fiquem com Deus e nos falamos.
    WOOHOO
    Super beijos

    Resposta:
    Ju!!! Eu estava falando de vc esses ultimos dias... que saudades guria! Ficamos quase 10 dias sem contato, internet e telefone aqui na Chapada. Estou morreeeendo de saudades, quase 250 dias de estrada, td ótimo, mas a saudade bate forte mesmo! Vamos nos falar, tel ou skype, quero saber tudo! Manda um beijão pra Ju e pra Van!
    Beijos!
    Ana

  • 16/11/2010 | 16:25 por Teté (http://escapismogenuino.wordpress.com)

    qual foi a pousada que vocês almoçaram, gostei do lugar, na proxima ida a SSA preciso ir la!

    Resposta:
    Oi Teté, almoçamos na Pousada Santo Antônio (http://www.hotel-santoantonio.com/portugues/pousada.htm). Provamos o filé mignon e o risoto de tomate e ervas, divinos e com vista para o mar! =)
    Bjos!

  • 14/11/2010 | 20:08 por Mario Sergio Silveira

    Oi filha, que legal Salvador. Preciso saber o seu roteiro para programar uma viajem. Por exemplo, natal e ano novo, janeiro, onde estarão?

    Resposta:
    Oi pai! Estamos montando o cronograma até o natal e reveillón para te dar exatamente por onde estaremos. Vamos nos falando, saudades! Bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet