0 Matando as saudades - Blog da Ana - 1000 dias

Matando as saudades - Blog da Ana - 1000 dias

Matando as saudades

Brasil, Bahia, Salvador

Estive em Salvador pela primeira vez em 1999, para conhecer o famoso carnaval da Bahia. Eu tinha apenas 17 anos quando comecei a encher o saco dos meus pais que queria ir para Salvador com um grupo de 3 amigos meus, Pacheco, Johny e Chicão. Eu tinha acabado de terminar um namoro, primeiro amor adolescente e estes meus amigos estavam me ajudando a passar por esta barra. Era novembro, eu já havia passado no vestibular e minha mãe resolveu me dar de presente esta viagem para ver se eu esquecia, desbaratinava, mas com uma condição: eu não poderia ficar com os meus amigos no hotel, eu ficaria na casa de Mônica, uma amiga dela em Salvador. Obviamente eu relutei, queria ficar com os meus amigos, mas foi a única opção que ela me deu, é claro que aceitei. Mal sabia eu que estava fazendo a melhor escolha da minha vida!

Com a Mônica e a Livia em Salvador - BA

Cheguei ao aeroporto de Salvador e logo fui recepcionada por Paulo, marido de Mônica e Yasmin (11), filha mais nova. No caminho para casa Yasmin já foi logo me ensinando palavras baianas e explicando quem mais eu iria conhecer em casa. Lívia, irmã do meio com 13 anos e Micael o irmão mais velho com 15 anos, todos animadíssimos, pois o carnaval estava chegando! Mônica é médica homeopata, carioca que já vivia em Salvador há 12 anos. Uma mulher forte e independente, muito parecida com a minha mãe na sua trajetória de vida. Não demorou muito para que eu começasse a chamá-la de minha mainha baiana.

Com a Yasmim e o Paulo em Salvador - BA

Foram 15 dias convivendo com esta família deliciosa e conhecendo Salvador. Fui para todos os cantos, me levaram comer o melhor acarajé, assistir as lavagens, conhecer o melhor da cidade. No final de semana fomos para Arembepe passar o dia, vimos o Projeto Tamar e comemos a melhor moqueca de siri-mole que eu já vi na vida. Na segunda semana começaram as festas de carnaval, 3 dias no Circuito Dodô e Osmar, 3 dias no Barra-Ondina e ainda um dia de marchinhas lá no Pelourinho... um sonho! Eu tentei encontrar os meus amigos durante o carnaval, mas só nos vimos mesmo um dia, os responsáveis por eu estar aqui acabaram nem participando tanto da história. O Pacheco, muito amigo, acabou reconhecendo que foi melhor mesmo não ter ficado junto com eles, o flat que alugaram era uma bagunça, vários problemas... enfim, me dei muito bem! Rsrsrs!

Durante um ano ainda conseguimos manter contato, trocar cartas, telefonemas. Aí começou a faculdade, trabalho, correria e o contato foi se perdendo. Ainda consegui fazer uma outra visita rápida dois anos depois, quando passei duas noites com eles, sendo uma delas o Reveillón de 2000 para 2001. No dia primeiro de janeiro as 7 da manhã já peguei um ônibus para Lençóis, na Chapada Diamantina.

Com a Mônica, Wilson e Livia em Salvador - BA

Anos se passaram, eu me formei, viajei e casei. Micael está morando na Espanha e casou há pouco tempo. Lívia já está formada em jornalismo, trabalhando com cultura como sempre quis e Yasmin cursando a faculdade de psicologia. O tempo passa e infelizmente a distância foi dificultando o nosso contato, mas as memórias que tenho deste carnaval estão tão vivas como se tivessem acontecido ontem! O carinho que guardo por Mônica ainda é exatamente o mesmo que surgiu onze anos atrás, podemos ficar muito distantes, perder o contato, mas afinal mãe é mãe!