0 Um Pulo na Serra da Bocaina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Pulo na Serra da Bocaina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Um Pulo na Serra da Bocaina

Brasil, Rio De Janeiro, Parati

Escorregando pela Cachoeira do Escorrega, em Parati - RJ

Escorregando pela Cachoeira do Escorrega, em Parati - RJ


Há dezoitos anos, ainda nos áureos tempos de estudante, fiz a travessia da Serra da Bocaina acompanhado apenas da minha mochila (a mesma que viaja comigo hoje!!!). Em tempos pré-internet, não foi fácil arrumar um mapa e dicas da trilha. Com muito custo, consegui que um amigo de um amigo desenhasse um mapa para mim, com alguns pontos de referência. A trilha começa em São josé do Barreiro, em São Paulo, no alto da serra e termina pertinho do mar, já no estado do Rio, na pequena localidade de Mambucaba, próximo à Angra dos Reis.

No poço do Tarzan, em Parati - RJ

No poço do Tarzan, em Parati - RJ


Foram dois dias de caminhada, primeiro pelos campos no alto da Serra e depois pela sombra e umidade da Mata Atlântica, descendo a serra pelo caminho calçado de pedras feito por escravos dois séculos antes. No caminho, muitas cachoeiras e água limpa, pura e cristalina. Consegui que um amigo de Queluz me levasse até o início da trilha de carro, economizando uns bons quilômetros de caminhada. Depois, foi tudo na raça, à procura dos poucos pontos de referência que eu tinha. O mais importante e também a mais bela cachoeira da trilha e da região, a cachoeira do Veado, com muita água e mais de 100 metros de altura. Linda! Outro ponto de referência, inesquecível para mim, foi a Alameda dos Vagalumes, ao lado do lugar de acampamento. Só fui realmente entender a razão do nome quando anoiteceu... Nunca vi tantos vagalumes na minha vida. Foi realmente impressionante! Maravilhoso mesmo.

No poço do Tarzan, em Parati - RJ

No poço do Tarzan, em Parati - RJ


Pois bem, era essa trilha que queria fazer com a Ana mas parece que não teremos tempo. Seria um trampo também, ter de deixar o carro lá em cima e depois, tentar voltar de ônibus para reencontrar a Fiona. Vamos ver se ainda conseguimos ir pelo menos na parte de cima do parque, semana que vem, depois do nosso pulo em Curitiba.

Antes disso, aproveitando o embalo do nosso dia maravilhoso na escuna do qual chegamos de volta às 15:30, fomos visitar a parte de baixo do parque, aqui pertinho de Parati, do lado da estrada de Cunha. Quando descemos a estrada ontem, no finalzinho, já estava escuro. A imagem que tínhamos do parque era a da queimada que tínhamos visto. Precisávamos mudar isso!

E assim foi. Subimos a estrada até a famosa cachoeira do Escorrega e de lá fomos ao Poço do Tarzan. Água fresca, bem gostosa, depois de passar o dia na água salgada do mar. A quantidade e diversidade de verde da mata atlântica, que cerca o rio em que estávamos, sempre impressiona. Foi um final de tarde delicioso. Mais ainda por ter sido no mesmo dia do passeio de escuna. Só mesmo um lugar tão especial como Parati para poder proporcionar duas experiências tão distintas num mesmo dia. E para completar, a cidade ainda é um charme!

Parati - RJ

Parati - RJ


Bom, voltando à Serra da Bocaina, o passeio serviu para nos deixar uma lembrança muito mais agradável do parque: em vez do fogo destruindo a vegetação, a água maravilhosa da cachoeira rodeada por uma viçosa mata atlântica, Viva a Bocaina! Depois deste post, fiquei com mais vontade ainda de ir com a Ana na parte alta do parque. Semana que vem...

Parati - RJ

Parati - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, cachoeira, Serra da Bocaina

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Parati - RJ, vista de longe

Pela Baía de Parati

Post seguinte A menina e o mar, na Praia do Sono, em Parati - RJ

Praias, Trilhas e Línguas em Parati

Blog da Ana Parati - RJ, vista do mar

As Praias de Parati

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/09/2010 | 22:27 por Paulinha Ribas

    Pirenópolis é uma graça! Charmosa igual Tiradentes-MG. Foi tudo como vc falou!

    Nos hospedamos na pousada "Nóis Hospeda" que me surpreendeu em todos os sentidos, recomendo!

    O que me chocou foi o cerrado e suas queimadas... mas acho q é pq estou acostumada c/ a mata atlântica.

    Fizemos uma maratona de 9 cachoeiras de águas gelaaaaadas!

    Comemos muito Baru (tipo um amendoim gigante) delicioso.

    Ainda deu tempo de passar uma tarde em Brasilia e ver as maravilhas do Lucio Costa e O.N.

    Adorei!

    Resposta:
    Que jóia! Imagino que o carro alugado tb tenha dado certo, né?
    Só queria ver o quão geladas estavam essas cachoeiras...

    Bjs

  • 09/09/2010 | 17:16 por Paulinha Ribas

    ahahahahah
    olha sua cara de pavor na foto do tobogã!

    Tb adoro Paraty!

    Resposta:
    Oi Paulinha!!!
    Como foi Pirenópolis?

  • 07/09/2010 | 18:05 por Karen

    Nooooossa, que foto legal !!!!

    Resposta:
    Qual delas?

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet