0 Um Mergulho Complicado - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Mergulho Complicado - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Um Mergulho Complicado

Brasil, Espírito Santo, Guarapari

Usando a lanterna no mergulho no naufrágio Victory 8B, em Guarapari - ES

Usando a lanterna no mergulho no naufrágio Victory 8B, em Guarapari - ES


Hoje foi dia de mergulho. E não foi um mergulho fácil não. Fomos dar uma olhada mais de perto no principal naufrágio da costa capixaba, o Victory 8B. Tivemos de enfrentar muita corente, água fria e pouca visibilidade. Mesmo assim, achei uma experiênia incrível! Afinal, um mergulho quando é ruim, já é bom. Imagine ainda num super naufrágio de mais de 90 metros...

Preparando-se para o mergulho no Victory 8B, em Guarapari - ES

Preparando-se para o mergulho no Victory 8B, em Guarapari - ES


Saímos de Iriri rumo ao norte meio atrasados, para variar. Acelerando onde podíamos, fomos curtindo um pouco da costa: Anchieta, Ubu, Meaípe e a própria Guarapari. Finalmente, chegamos ao Perocão, logo acima de Guarapari, de onde sai o barco da Acquasub, a operadora de Vitória que contratamos. Já estavam nos esperando, com todo mundo no barco. na verdade, já até tinham nos ligado na estrada.

Guarapari - ES, vista do nosso barco de mergulho

Guarapari - ES, vista do nosso barco de mergulho


O simpático e eficiente Ivan, da Acquasub, nos deu as boas vindas assim como o Edu, que era quem eu tinha falado ao telefone. Logo já estávamos no mar, em direção ao principal objetivo do dia, o Victory 8B. Ele foi um cargueiro pequeno, pouco menos de 100 metros, que foi afundado deliberadamente no início da década para criar um ótimo ponto de mergulho a cerca de 6 milhas de Guarapari. Quando é feito assim, o barco é preparado, abrindo-se passagens mais amplas para o trânsito de mergulhadores e à entrada de luz. Além disso, ele foi afundado em pé, tornando as coisas lá embaixo mais "lógicas", teto em cima, piso em baixo e paredes nas laterais. E assim ficou por um bom tempo. Só que a natureza não é muito fã da "lógica humana". Assim, bem recentemente, fortes ressacas foram virando o barco, separando proa de popa e deixando tudo num ângulo de quase 45 graus. Adeus lógica referencial! Agora, uma parede pode parecer o piso e o que era teto pode ser uma parede. Uma janela virou escotilha e um alçapão pode parecer uma porta. Os mergulhadores do estado, tão acostumados com o "antigo" Victory, estão tendo de aprender a mergulhar em um "novo" naufrágio, mais natural dessa vez. Com os devidos cuidados, claro, pois ainda não se tem certeza sobre que partes do navio estão realmente estáveis agora.

Peixe morcego na Ilha Escalvada, em Guarapari - ES

Peixe morcego na Ilha Escalvada, em Guarapari - ES


Bom, após alguns problemas com o nosso barco, chegamos ao ponto de mergulho. O Ivan enfrentou uma forte corrente para amarrar a corda lá embaixo e pulamos todos seguindo a corda guia até o naufrágio. A corrente é vencida com os braços, que nos puxam pela corda. O frio é logo esquecido, já que temos de nos preocupar com a corrente e estamos curiosos com o que vai aparecer no final da corda. A visibilidade é de pouco mais de 5 metros. De repente, aparece a chaminé do barco. Oas poucos, vamos podendo vislumbrar mais do antigo cargueiro. Realmente, o barco está virado. A hélice e os porões estão a cerca de 35 metros de profundidade. Fundo assim, mergulhando com ar normal, não temos muito tempo, num mergulho não descompressivo, como era o caso. Pouco menos de 15 minutos. Lá embaixo, protegido pelo navio, a corrente é mais fraca. Mesmo assim, dificulta o nosso passeio. Nossas lanternas iluminam os buracos e entradas do navio. Aqui e ali damos uma entrada. Os peixes parecem se divertir com as nossas dificuldades. Para eles, a corrente é brincadeira. Mas o frio parece que deixou eles embaixo do cobertor. Nossos companheiros de mergulho, todos experientes no Victory, nos dizem que havia bem menos peixes que o habitual. Para mim, que não tinha estado lá antes, sem poder comparar, parecia ótimo.

1000dias mergulhando em Guarapari - ES

1000dias mergulhando em Guarapari - ES


Aliás, como os peixes, eu me divertia com a corrente, ora tentando enfrentá-la, ora pegando uma carona nela. Entrar por uma janela e sair por uma porta do outro lado também é sempre um desafio estimulante. Frio, nem pensava nisso. Só foi bater mais tarde. Mas enquanto eu me divertia, a Ana passava por dificuldades. O frio e a corrente, a profundidade e a pouca visibilidade deixaram ela meio cansada, aflita. Segurou forte na minha mão e ficamos parados um tempo, para que ela se acalmasse. Depois, mais uma voltinha e uma penetração na cabine de comando e já era hora de subir, pausadamente, pela corda.

Lagosta na Ilha Escalvada, em Guarapari - ES

Lagosta na Ilha Escalvada, em Guarapari - ES


Lá em cima, comentários gerais sobre as condições difíceis e sobre o novo estado emborcado do navio. Já estão querendo rebatizá-lo de Victory 8B para Victory 8C - hehehe.

Segurando no cabo para enfrentar a forte corrente, em Guarapari - ES

Segurando no cabo para enfrentar a forte corrente, em Guarapari - ES


O segundo mergulho foi mais tranquilo. Atrás da ilha Escalvada, protegido da corrente, no lugar bem mais raso. A visibilidade era a mesma mas foi mais fácil observar peixes e crustáceos, já que não tínhamos de nos preocupar com a corrente. Para mim, com essa "falta" de preocupação, pude me concentrar no frio que estava passando. Mergulhei com uma camada de roupa apenas, enquanto os outros tinham duas. Paciência.

Relaxando depois do mergulho no Victory 8B, em Guarapari - ES

Relaxando depois do mergulho no Victory 8B, em Guarapari - ES


Findo o mergulho, hora de se esquentar ao sol na frente do barco. E bastante tempo para pensar nas memórias frescas e fantasmagóricas de um naufrágio que atrai tantos mergulhadores à Guarapari. Viva o Victory 8B! Ou 8C, sei lá...

Tripulantes e mergulhadores do barco da Acquasub, em Guarapari - ES

Tripulantes e mergulhadores do barco da Acquasub, em Guarapari - ES

Brasil, Espírito Santo, Guarapari, Mergulho, Victory 8B, Escalvada

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Placa receptiva na fronteira do Espírito Santo

Chegamos ao Espírito Santo!

Post seguinte Onde as águas se encontram, na praia de Setiba, em Guarapari - ES

Depois do Mergulho, Praias da Infância!

Blog da Ana Onde as águas se encontram, na praia de Setiba, em Guarapari - ES

Setiiiiiba!

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/07/2015 | 12:01 por Betoms

    Estive no Victory 6 meses após ter sido afundado, quando os peixes tinham invadido. Li agora em seu relato que o navio está emborcado...não entendi!
    O navio estava normal, com a popa a 34 m e a proa a 33m de profundidade...poderia confirmar isso? Um navio daquele tamanho virar?

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet