0 Transamazônica, Dia 1 - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Transamazônica, Dia 1

Brasil, Pará, Alter do Chão, Transamazônica

Trecho da Transamazônica que mostra uma paisagem já sem florestas - PA

Finalmente, chegou o dia da Transamazônica. Quer dizer, o primeiro deles. Imaginamos que serão três, se tivermos bom tempo. Com mal tempo, aí pode ser muito mais...

Pequeno barco no Rio Tapajós pela manhã, em Alter do Chão - PA

Mas antes da Transamazônica, ainda tínhamos de vencer alguns obstáculos. O primeiro, e provavelmente o mais difícil, foi deixar Alter do Chão. O dia hoje nasceu esplendoroso. Pouco antes das oito, abri nossa varanda e dei com um cenário cinematográfico. Parecia aquelas fotos de rios no Vietnã ou Cambodja. Uma tênue neblina pairava sobre o Rio Tapajós, que estava completamente calmo, sem marolas. Um enorme espelho, num cenário meio místico e enevoado. No meio de tudo, barcos coloridos flutuavam entre a água e as núvens, seus reflexos reproduções perfeitas no espelho d'água. Maravilhoso!

Dia amanhece ensolarado em Alter do Chão - PA

O céu estava azul e logo a neblina se dissipou. A vontade era passar mais um dia por ali, nadando e não fazendo mais nada, além de observar encantado aquela natureza. Mas tínhamos de ir, sabíamos. Felizmente, como que para nos ajudar a deixar a cidade, começaram a chegar pessoas vindas de Santarém para passar o domingo na cidade. Aquela calma mágica da manhã logo se perdeu, substituída pelo barulho dos motores das lanchas que levavam esses turistas para a praia, do outro lado da Ilha do Amor. Era o sinal para partirmos!

Dirigindo na Transtapajós, na região de ALter do Chão - PA

Aí, viajamos pela Transtapajós até outra estrada famosa que corta a região, a Cuiabá-Santarém, em processo de asfaltamento. O trecho asfaltado, um pouco mais de 100 km, está um tapete e pudemos desenvolver bastante. Do nosso lado direito, a FLONA, cheia de memórias fresquinhas do passeio de ontem. Depois, um trecho de terra, em obras de asfaltamento pelo Exército Brasileiro.

Em Rurópolis, entroncamento da Cuiabá-Santarém e Transamazônica - PA

Finalmente, chegamos em Rurópolis, entroncamento desta estrada com a Transamazônica. Muitas vezes, tinha visto e antevisto esse ponto no mapa. Agora, estávamos lá, a infinita e histórica rodovia bem à nossa frente, com placas indicativas das distâncias em quilômetros. Nós já tínhamos andado na Transamazônica em vários dos seus trechos nordestinos, mas lá "não conta". Transamazônica mesmo, só vale seus trechos no Pará e na Amzônia. Pelo menos na nossa imaginação, hehehe! E nesses trechos, era nossa primeira vez!

Perguntamos no posto as condições da rodovia e eles não souberam nos dizer. Apenas disseram que fazia tempo que não viam gente vir de lá. Hmmm... Aí, fomos na rodoviária de Rurópolis perguntar. Era logo ali do lado e não custava nada, né? O cara da empresa de ônibus nos disse que a rodovia tinha estado muito ruim em alguns trechos críticos, mas que havia sido arrumada nesses dias. Beleza!

E assim, seguimos bem mais tranquilos. E não é que ela estava muito melhor que o trecho de terra da Cuiabá-Santarém? Em alguns trechos, cheguei a arriscar 100 km/h! Em outros, com mais buracos, seguia mais prudentemente. E assim fomos seguindo estrada à frente, com poucos carros e muitas motos fazendo tráfego local. Se tivéssemos saído realmente às sete da manhã, teria dado tempo de chegar em Altamira, a maior cidade no caminho e localizada aproximadamente na metade do trecho paraense da rodovia. Mas essas quase três horas de "atraso" na partida fizeram falta e achamos melhor parar em Medicilândia.

Trecho da Transamazônica que mostra uma paisagem já sem florestas - PA

O nome dessa cidade não é uma homenagem a ciência dos médicos, mas ao general-presidente que idealizou e mandou construir a rodovia, no início da década de 70. O projeto pode ter dado errado e saído do rumo imaginado, mas o fato é que a rodovia aí está, como estão também as dezenas de milhares de pessoas trazidas para o projeto de colonização da região que ela corta. Algumas das cidades imaginadas por Médici vingaram, entre elas essa, que lhe homanegeia em nome. E eu, que nunca fui fã desse general, não por causa da rodovia mas pelo seu pouco apreço pela liberdade de expressão, acabei por dormir aqui, pensando nele, em seus megaprojetos e no triste período de repressão política do seu governo. Coisas do destino, coisas da Transamazônica...

Grupo de meninos nos saudam, na Transamazônica - PA

A Ana conversou bastante com o dono da pousada, um gaúcho que veio para cá na época da construção da rodovia, e com o seu filho, que cresceu por aqui. Conversas muito interessantes, com gente que viu e vê de perto a realidade desse pedaço de Brasil esquecido de todos nós. Histórias e pontos de vista muito interesantes, as vezes meio polêmicos, sobre ambientalistas, Chico Mendes, governo federal, etc... Também deram para nós muitos dados sobre a economia local. Por exemplo, o município é um dos maiores produtores de cacau do Brasil e do mundo. E cacau da melhor qualidade! Por fim, também nos disseram que amanhã a estrada deve ser mais complicada. Ok, vamos ver se São Pedro continuará cooperando...