0 Temos Visto! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Temos Visto!

Guiana Francesa, Cayenne

O visto do Suriname, obtido em Cayenne - Guiana Francesa

Um pouco depois das sete da manhã a Ana já estava na porta do consulado do Suriname, que fica bem perto do nosso hotel, o Best Western Amazonia. Ela foi a terceira à chegar e logo ficou bem amiga do segundo, um alemão que viaja seis meses por ano com um budget de 15 dólares por dia.

Colhereiros e garças aproveitam a maré baixa em Cayenne para se alimentar na lama deixada para trás pelo mar, na Guiana Francesa

Eu cheguei um pouco depois e logo fui procurar um lugar para a foto. Abria às oito, enquanto o consulado abria às nove. Então, fiquei guardando o lugar da Ana enquanto ela foi tirar a foto. Finalmente, tínhamos toda a documentação necessária. O problema agora era o visto demorar dois dias úteis para ficar pronto (sexta) e o fato de não termos passagem de avião para sair do Suriname, já que estamos de carro. Aliás, nem documentação do carro temos, só a brasileira, já que para entrar na Guiana Francesa não nos deram nada de documento pelo carro.

Garça se alimenta durante a maré baixa em Cayenne - Guiana Francesa

Tiramos aí o último ás da manga. Eu fui conversar com uma pessoa bem relacionada que havia nos sido indicada ontem. Ele foi super atencioso e conseguiu me colocar em contato com alguém do consulado, enquanto a Ana ainda estava na fila. Enfim, tudo se deu às mil maravilhas, documentos, formulários e foto entregues, taxa paga e conseguimos um visto de múltiplas entradas e em tempo hábil!

Baía em Cayenne, na maré baixa (Guiana Francesa)

Ou seja, manhâ "ganha" no consulado, pudemos relaxar e passear por Cayenne. Fomos ao antigo porto da cidade onde, hora da maré baixa, garças e colhereiros faziam a festa na nutritiva lama deixada para trás pelo mar.

Passeando no porto velho de Cayenne - Guiana Francesa

Na volta, sempre caminhando, passamos por um lado que ainda não tínhams andado, a Place du Coq. Pelas ruas, se ouve muito português. Acho que brasileiros e chineses disputam o título de maior comunidade estrangeira. Mas o comércio, sem dúvida, é dominado pelos orientais.

Place du Coq, em Cayenne - Guiana Francesa

De noite, tiramos a Fiona da garagem pela primeira vez. Fomos até o subúrbio de Montjoly encontrar a Elza, uma das francesas que conhecemos em Algodoal. Jantamos numa pizzaria gostosa por ali mesmo, conversando e aprendendo sobre o país e seus costumes, principalmente o carnaval. A Elza é uma entusiasta da capoeira e se mudou para a Guiana há pouco tempo. Ela nos contou de uma festa que tem aqui todos os anos, no carnaval, onde as mulheres se fantasiam até ficarem irreconhecíveis, enquanto os homens não se fantasiam. Elas também disfarçam a sua voz de modo que mesmo seus amigos e namorados não às reconhecem. Deste modo, elas sabem sempre quem são os homes, mas estes não sabem com quem estão falando, dançando, bebendo, etc... Ela disse que muita gente desconfia que essa festa foi feita para que as mulheres possam ficar com outros homens, sem serem reconhecidas. Hmmm... espertinhas!

Com a Elza e sua super vespa, depois do jantar em Montjoly, região de Cayenne - Guiana Francesa

Amanhã, vamos a Korou, ao centro espacial. Mas voltamos para dormir em Cayenne, já que todos os hoteis por lá estavam lotados. Depois de amanhã, Île de Salut, perto de Korou também. Mas nesse dia poderemos dormir por lá. Rumo ao oeste!

Guiana Francesa, Cayenne,

Post anterior Fantasia de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

Carnaval

Post seguinte Réplica do foguete Ariane V, no Centro Espacial em Kourou - Guiana  Francesa