0 Reveillon no Pai Mateus - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Reveillon no Pai Mateus - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Reveillon no Pai Mateus

Brasil, Paraíba, Cabaceiras (Laje do Pai Mateus)

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras - PB

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras - PB


Este é meu quinto reveillon com a Ana. Até hoje, todos eles foram celebrados na praia, em cidades como Florianópolis, Rio ou Itaúnas. Essa tem sido nossa opção "natural" para essa data. Nossa e a de muita gente. Assim, não é muito fácil encontrar lugares livres nas pousadas na praia para comemorar a passagem de ano. De norte a sul do Brasil. E quando se acha, o preço é exorbitante, principalmente quando não reservamos com antecedência. Pela própria natureza da nossa viagem, é muito difícil planejar onde estaremos numa determinada data num futuro de um mês. Tudo isso nos fez pensar que chegou a hora de passarmos um reveillon longe do mar.

Ceia de reveillon no Hotel Fazenda Pai Mateus, em Cabaceiras - PB

Ceia de reveillon no Hotel Fazenda Pai Mateus, em Cabaceiras - PB


O local que escolhemos fica em pleno sertão paraibano. Mas não é um lugar qualquer não. Muito pelo contrário! A região da Laje do Pai Mateus, próximo a cidade histórica de Cabaceiras, a sudoeste de Campina Grande, tem sido apelidada de "a hollywood brasileira", tal a beleza cênica de suas paisagens. São dezenas de filmes nacionais que tiveram suas locações por aqui, desde os mais simples até os mais famosos, como o Auto da Compadecida.

No início da década, com a ajuda de dinheiro escandinavo, foi construído um belo hotel fazenda na região. A mais famosa das lajes daqui, a do Pai Mateus, fica dentro da propriedade deste hotel (www.paimateus.com.br). Foi aqui que decidimos passar o primeiro reveillon da nossa jornada!

Falando no Skype com a Dani, Lulu e Tia Dri (em Curitiba) no reveillon em Cabaceiras - PB

Falando no Skype com a Dani, Lulu e Tia Dri (em Curitiba) no reveillon em Cabaceiras - PB


Chegamos já no escuro, vindos da Serra do Catimbau, em Pernambuco. Então, ainda não pudemos admirar as belezas da paisagem. O hotel organizou uma ceia para os hóspedes, com direito a peru! Com a ajuda da conexão de internet que eles tem por aqui, conseguimos falar pelo Skype com dois dos meus irmãos e também com a Dani e a Luisa em Curitiba. Foi muito jóia! Viva a tecnologia! A Lulu, como ela é chamada, está enorme, linda, descobrindo a vida e os computadores.

Ceia de reveillon no Hotel Fazenda Pai Mateus, em Cabaceiras - PB

Ceia de reveillon no Hotel Fazenda Pai Mateus, em Cabaceiras - PB


Enquanto a metade sul do país já soltava rojões, nós nos dirigimos à Laje do Pai Mateus, aqui perto. Não se esqueçam que estamos uma hora atrás, aqui no Nordeste. A Laje está a dois quilômetros de carro do hotel, mais uma pequena caminhada, subindo, de 500 metros. No alto, há grandes blocos de pedra, conhecidos aqui como matacões (boulders em inglês) que parecem ter sido colocados lá por uma grande mão. Blocos de dezenas de toneladas, formas variadas esculpidas através de processos geológicos, intemperismos físicos e químicos ao longo de dezenas de milhões de anos. É um cenário alucinante, msmo quando visto de noite.

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras - PB

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras - PB


A mais famosa das rochas é a Pedra do Capacete, com uma enorme cavidade interna. Incrível a categoria da natureza em conseguir moldá-la. Foi ali que vimos a virada do ano, acompanhados de boa champagne, observando a queima de fogos nas cidades ao longe. Céu estrelado sobre nossas cabeças. Embaixo, um terreno que já é ocupado por pessoas há mais de trinta mil anos, segundo estudos. Tudo isso se alia para criar uma área onde os místicos vêem e sentem muita energia e, até para pessoas mais céticas como eu, pode-se sentir que algo "vibra" no ar.

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, bem abaixo da Pedra do Capacete, em Cabaceiras - PB

Celebrando o reveillon no Lajedo do Pai Mateus, bem abaixo da Pedra do Capacete, em Cabaceiras - PB


Foi realmente muito especial esse nosso primeiro reveillon longe do mar...

Brasil, Paraíba, Cabaceiras (Laje do Pai Mateus), Laje do Pai Mateus

Veja mais posts sobre Laje do Pai Mateus

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior A famosa pintura rupestre da Batalha dos Homens sem Cabeça, no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE

Batalha Pré-histórica

Post seguinte O Djair nos dá aula de geologia no Lajedo Sítio Bravo, na região de Cabaceiras - PB

Lições de Geologia e Arqueologia

Blog da Ana Lagoa formada por um rio temporário ao lado do Saco de Lã, na região de Cabaceiras - PB

Matacões, Rituais e a Pré-história

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 02/01/2011 | 20:10 por Rafael Morais ( Guia da Serra da Capivara-PI )

    Queridos e inesquecíveis amigos viajantes das américas. Profundas desculpas pelo intervalo.Vendo as fotos mais recentes mim vem na memória a canção "whats wonderfull world" de ARMSTRONG no qual dedico a voces eternamente.Pela vida a dois,pela educação, carinho e respeito que tiveram pela minha pessoa.Muito obrigado por terem conhecido a minha terra, o meu estado e a minha região .Enguanto estiverem no nodeste, não se esqueçam o que disse EUCLIDES DA CUNHA " O HOMEM ANTES DE TUDO É UM FORTE... INSISTE, PERSISTE E NÃO DESISTE.".Um grande abraço do amigo do Piauí.

    Resposta:
    Oá Rafael!!!
    Emocionante ver esse seu comentário!
    Saiba que a sua companhia e seus ensinamentos fizeram da nossa estadia nesse lugar fantástico que vc mora ainda mais especial!
    Um grande abraço, um feliz ano novo e continue mandando notícias. E continue tratando os outros turistas como nos tratou, mostrando os segredos da Serra da Capivara com o mesmo respeito, admiração e paixão que nos mostrou.
    Um forte abraço e, mais uma vez, obrigado!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet