0 Praias, Trilhas e Línguas em Parati - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Praias, Trilhas e Línguas em Parati - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Praias, Trilhas e Línguas em Parati

Brasil, Rio De Janeiro, Parati

A menina e o mar, na Praia do Sono, em Parati - RJ

A menina e o mar, na Praia do Sono, em Parati - RJ


As praias mais famosas da região de Parati são Laranjeiras e Trindade. Ambas belíssimas, cada uma à sua maneira. As duas estão a uns 20 km de distância do centro histórico, na direção de São Paulo. Descobertas para o turismo a cerca de 30 anos, cada uma seguiu um caminho diferente mas, ao mesmo tempo, as duas perderam parte do encanto inicial que as caracterizava.

Chegando na Praia do Sono, em Parati - RJ

Chegando na Praia do Sono, em Parati - RJ


Laranjeiras tornou-se uma praia fechada, quase particular. Um condomínio de gente muito bacana, mais paulistas que cariocas, que costumam chegar em seus carrões e mesmo helicópteros, diretamente para suas belas casas ou barcos chiques, ancorados na marina particular. O acesso por terra é fechado e o acesso por barco é "dificultado". Mas, como diz a lei, a praia é pública. Pelo menos até onde vai a fina faixa de areia. A pequena baía continua linda, apesar das obras de engenharia que mudaram a estrutura da praia, para garantir um pouso seguro para os barcos. As casas e os jardins do condomínio são de muito bom gosto e um deleite visual para quem pode visitá-lo.

Fim da pirambeira entre as praias do Sono e do Antigo, em Parati - RJ

Fim da pirambeira entre as praias do Sono e do Antigo, em Parati - RJ


Trindade foi a meca dos "descolados" no início da década de 80. Era de difícil acesso, por uma estrada de terra que em tempos de chuva ficava quase intrafegável. Tempos idos e passados, hoje uma estrada de asfalto a liga à Rio-Santos e ela está ao alcance de todos. Urbanizou-se. Continua bela, mas perdeu o charme e qualquer senso de aventura.

Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

Praia do Antiguinho, em Parati - RJ


Mas, para felicidade dos aventureiros, "apareceu" uma bela alternativa: a Praia do Sono, que não deve nada à Trindade dos anos 80. O acesso é por trilha (ou barco), à partir da parte "pobre" de Laranjeiras, que é onde está uma vila onde moram boa parte dos funcionários da Laranjeiras "rica". Pouco mais de uma hora de caminhada, quase sempre na sombra, nos levam a essa praiona de águas claras, linda. Ali existe uma comunidade que me lembrou bastante o Bonete, na Ilha Bela. Há restaurantes e campings.

Pensativo, na Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

Pensativo, na Praia do Antiguinho, em Parati - RJ


Para quem quer ainda mais sossego, basta seguir em frente. É só subir um morro (uma pirambeira!) e descer do lado de lá que chegamos à belíssima Praia do Antigo. Sinal de civilização, só as pegadas na areia. Cinco minutos mais nos levam a Praia do Antiguinho, com a água mais limpa ainda, se é que isso é possível.

Final de tarde na Praia do Sono, em Parati - RJ, com a Jane e o Fergal

Final de tarde na Praia do Sono, em Parati - RJ, com a Jane e o Fergal


Foi esse o passeio que fiz com a Ana hoje. Junto comos amigos Fergal e Jane, fomos de carro para Laranjeiras e seguimos à pé para a Praia do Sono. Lá, os dois ficaram e eu e a Ana seguimos para o Antigo e depois para o Antiguinho. Voltamos para o Sono e, de barco agora, voltamos todos para Laranjeiras. Assim que chegamos ao cais, um carro da segurança "gentilmente" nos dá "carona" para fora do condomínio. Aí, uma corrida de pouco mais de um quilômetro me leva até à Fiona e voltamos juntos para Parati.

Na pontinha da Praia do Antigo, em Parati - RJ

Na pontinha da Praia do Antigo, em Parati - RJ


Um dia gostoso, saldável, com muito sol e água. Interessante também foi cruzar e socializar com dois casais que encontramos na Praia do Antigo. Vinham caminhando, com mochilas e barracas, desde o Pouso da Cajaíba, nosso próximo destino aqui nessa região. Um casal de capixabas e outro de catalães de Barcelona. Ambos maravilhados com a beleza das praias e das trilhas da região. Gente descolada, aventureira, de bem com a vida! Até demos carona para os espanhóis mais tarde, de Laranjeiras para a rodoviária de Parati, de onde voltariam para São Paulo e para Barcelona.

Nas águas verde-transparentes da Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

Nas águas verde-transparentes da Praia do Antiguinho, em Parati - RJ


Foi muito legal para nós praticar inglês e espanhol nas praias paradisíacas aqui de Parati. Um luxo! A versatilidade linguística da minha querida esposa, que transitava entre as três línguas com a maior tranquilidade é admirável. Ganhou muitos elogios, tanto do Fergal e Jane como do Xavier. Muito chique, a minha linda!

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, Praia do Sono, Praia do Antigo, Trindade

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Escorregando pela Cachoeira do Escorrega, em Parati - RJ

Um Pulo na Serra da Bocaina

Post seguinte A Luiza, sobrinha querida, em Curitiba - PR

Curitiba De Novo

Blog da Ana Chegando na Praia do Sono, em Parati - RJ

Praia do Sono... zzzzzzz…

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet